A cada ano, desde 2021, a Renault contrata grandes designers para criarem restomods (restaurações modernizadas) que conectem o passado e o futuro da marca. O primeiro deles foi o R4, redesenhado por Mathieu Lehanneur; em 2022 o modelo R5 foi recriado por Pierre Gonalons; e no ano passado, foi a vez do Twingo reapresentado por Sabine Marcelis.
Para este ano, a Renault convocou Ora-ïto (Ito Morabito), premiado designer marselhês para criar o conceito R17 Electric Restomod x Ora-ïto, que foi revelado em 4 de setembro na MAISON5 (Paris).
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las.
Originalmente desenhado por Gaston Juchet, o Renault 17 foi produzido na França entre 1971 e 1979, nas carrocerias cupê duas e quatro portas; e conversível. Tinha tração dianteira e motor longitudinal, disponível posteriormente com injeção eletrônica. Foram mais de 92.000 unidades produzidas.
O restomod de Ora-ïto segue o estilo de Juchet, sendo que continua com quatro faróis, mas em vez de circulares agora são retangulares. Os retrovisores tiveram seu desenho afinados ao extremo. Uma semelhança inconfundível são as largas colunas traseiras com aberturas, similar ao modelo da década de 1970.
A rodas de 13” comuns nos anos 1970, foram substituídas pelas de 19” com desenho similar a um disco de vinil; e para abrigar as novas rodas, os para-lamas foram alargados em 170 mm.
No interior painel, volante e bancos ressaltam as características mais marcantes do estilo original, mas os instrumentos do carro-conceito passaram a ser digitais. O volante agora é de dois raios com duas seções do aro achatadas, mas seguindo as linhas do original que era de quatro raios. A carroceria é feita em compósito de fibra de carbono.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas.
O R17 do passado disponibilizava uma linha de motores quatro cilindros sendo que a versão mais potente era de 108 cv. Já o carro-conceito é 100% elétrico de 272 cv. Atualmente o automóvel é apenas um estudo de estilo e não há expectativas de ser fabricado em série.
O R17 electric restomod x Ora Ïto ficará exposto na MAISON5 em Paris até 11 de setembro. Após será apresentado no concurso Chantilly Arts & Elegance Richard Mille, de 12 a 15 de setembro, ficando posteriormente em exposição no estande da Renault no Salão de Paris, de 14 a 20 de outubro.
MF