Uma das motocicletas mais aguardadas pelos motociclistas brasileiros, a BMW R 12, já chegou. E foi neste último fim de semana que pude experimentá-la, em uma viagem até Campos do Jordão, onde a BMW estava comemorando seus 101 anos de atividades, desde 28 de setembro de 1923, quando lançou a motocicleta BMW R 32.
A nova BMW R 12 tem o estilo naked/cruiser, de linhas bem tradicionais, com um motor ainda mais tradicional, o dois cilindros boxer montado longitudinalmente e com os icônicos cilindros se destacando nas laterais. Esse motor, provavelmente o mais famoso da marca, tem cilindrada de 1.170 cm3, com potência de 95 cv a 6.500 rpm e torque de 11,2 m·kgf a 6.000 rpm. Com câmbio de seis marchas e uma relação final bastante alongada, é uma motocicleta feita para passeios confortáveis e relaxados.
Diferentemente da enorme BMW R 18, da qual segue estilo retrô, a BMW R 12 é leve e compacta, com uma agilidade surpreendente mesmo para sua cilindrada. Com um largo guidão e com apenas 754 mm de altura do banco, a R 12 é muito fácil de ser pilotada, pesando 227 kg em ordem de marcha e com tanque de combustível de 14 litros.
A simplicidade é uma das virtudes da BMW R 12. O pequeno painel de instrumentos digital mostra apenas o essencial, como a velocidade, a rotação do motor, a marcha engatada e o modo de pilotagem, entre os dois disponíveis. E essa é uma das sacadas da R 12: os dois modos eletrônicos de pilotagem, que entregam potência de forma diferenciadas, são o “Rock” e o “Roll”, respectivamente mais potência e menos potência na roda.
Mesmo em sua simplicidade, a BMW R 12 vem com muitos sistema eletrônicos de segurança, como os freios com ABS Pro otimizado para uso em curvas, controle de pressão dos pneus, controle de tração, controle de freio- motor, farol com iluminação adaptativa em curvas, os dois modos de pilotagem Rock & Roll, painel TFT de 3,5 polegadas, chave presencial e tomada 12 V.
São três as versões da BMW R 12, a de entrada, apenas na cor preta, a BMW R 12 Cruiser, na cor vermelha, e BMW R 12 Option 719, versão equipada com diversos itens adicionais de série e apenas na cor cinza. A BMW R 12 Cruiser tem a mais, em relação à versão de entrada, assistente de partida em subidas, assistente de trocas de marchas (quick shift), controle de velocidade de cruzeiro e manoplas aquecidas. E a BMW R 12 Option 719 tem, a mais, alarme antifurto, banco especial, kit passageiro (banco especial e pedaleira para garupa), rodas raiadas pretas e detalhes com acabamentos fresados nos manetes e nos pedais, nos espelhos na ponta do guidão e nas tampas de válvulas. As outras duas versões não têm banco nem pedaleiras para o garupa, estes devem ser adquiridos em separado.
Fui até Campos do Jordão em uma BMW R 12 Cruiser, que se mostrou bastante ágil em diversas situações, mas que não oferece grande conforto dinâmico em velocidades mais altas em autoestradas, justamente por ser uma naked. Na posição “Rock”, o acelerador eletrônico fica muito arisco, por isso o modo “Roll” foi meu preferido para uma plotagem bem tranquila. Na subida da serra, no entanto, passando para o modo “Rock”, a motocicleta ficou muito mais forte e bem mais divertida.
Foi na serra, também, que descobri que, apesar de seu estilo pacato, a BMW R 12 é uma fera nas curvas, com suspensões competentes, apesar do pequeno curso da suspensão traseira, e da pequena altura livre do solo, que exige cuidado para não raspar as “coisas” no asfalto.
A BMW R 12 custa R$ 89.900, a BMW R 12 Cruiser custa R$ 94.900 e a BMW R 12 Option 719 custa R$ 105.900.
GM
FICHA TÉCNICA DA BMW R 12 | |
MOTOR | |
Denominação | Boxer, longitudinal, dois cilindros, quatro válvulas |
Cilindrada (cm³) | 1170 |
Potência máxima (cv / rpm) | 95 / 6.500 |
Torque máximo (m·kgf / rpm) | 11,2 / 6.000 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Relação secundária por eixo-cardã, câmbio de seis marchas |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | garfo invertido |
Traseira | monoamortecida |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | dianteira 19 polegadas, traseira 16 polegadas |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 227 |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 14 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 2.2 |
Largura | 830 |
Altura | 1.11 |
Distância entre eixos | 1.52 |
Altura do banco | 754 |