• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home GM

UMA NOVA BMW PARA MOTOCICLISTAS CLÁSSICOS

A BMW R 12 SEGUE O ESTILO TRADICIONAL DAS PRIMEIRAS MOTOCICLETAS DA MARCA

identicon por Gabriel Marazzi
30/09/2024
em GM, Lançamentos, MOTOentusiastas
A nova BMW R 12 Cruiser (Foto: do autor)

A nova BMW R 12 Cruiser (Foto: do autor)





Uma das motocicletas mais aguardadas pelos motociclistas brasileiros, a BMW R 12, já chegou. E foi neste último fim de semana que pude experimentá-la, em uma viagem até Campos do Jordão, onde a BMW estava comemorando seus 101 anos de atividades, desde 28 de setembro de 1923, quando lançou a motocicleta BMW R 32.

A nova BMW R 12 tem o estilo naked/cruiser, de linhas bem tradicionais, com um motor ainda mais tradicional, o dois cilindros boxer montado longitudinalmente e com os icônicos cilindros se destacando nas laterais. Esse motor, provavelmente o mais famoso da marca, tem cilindrada de 1.170 cm3, com potência de 95 cv a 6.500 rpm e torque de 11,2 m·kgf a 6.000 rpm. Com câmbio de seis marchas e uma relação final bastante alongada, é uma motocicleta feita para passeios confortáveis e relaxados.

A BMW R 12 Option 719 (Foto: autor)

Diferentemente da enorme BMW R 18, da qual segue estilo retrô, a BMW R 12 é leve e compacta, com uma agilidade surpreendente mesmo para sua cilindrada. Com um largo guidão e com apenas 754 mm de altura do banco, a R 12 é muito fácil de ser pilotada, pesando 227 kg em ordem de marcha e com tanque de combustível de 14 litros.

A simplicidade é uma das virtudes da BMW R 12. O pequeno painel de instrumentos digital mostra apenas o essencial, como a velocidade, a rotação do motor, a marcha engatada e o modo de pilotagem, entre os dois disponíveis. E essa é uma das sacadas da R 12: os dois modos eletrônicos de pilotagem, que entregam potência de forma diferenciadas, são o “Rock” e o “Roll”, respectivamente mais potência e menos potência na roda.

Mesmo em sua simplicidade, a BMW R 12 vem com muitos sistema eletrônicos de segurança, como os freios com ABS Pro otimizado para uso em curvas, controle de pressão dos pneus, controle de tração, controle de freio- motor, farol com iluminação adaptativa em curvas, os dois modos de pilotagem Rock & Roll, painel TFT de 3,5 polegadas, chave presencial e tomada 12 V.

A BMW R 12 Cruiser não vem com banco e pedaleira para garupa (Foto: autor)

São três as versões da BMW R 12, a de entrada, apenas na cor preta, a BMW R 12 Cruiser, na cor vermelha, e BMW R 12 Option 719, versão equipada com diversos itens adicionais de série e apenas na cor cinza. A BMW R 12 Cruiser tem a mais, em relação à versão de entrada, assistente de partida em subidas, assistente de trocas de marchas (quick shift), controle de velocidade de cruzeiro e manoplas aquecidas. E a BMW R 12 Option 719 tem, a mais, alarme antifurto, banco especial,  kit passageiro (banco especial e pedaleira para garupa), rodas raiadas pretas e detalhes com acabamentos fresados nos manetes e nos pedais, nos espelhos na ponta do guidão e nas tampas de válvulas. As outras duas versões não têm banco nem pedaleiras para o garupa, estes devem ser adquiridos em separado.

Fui até Campos do Jordão com uma BMW R 12 Cruiser (Foto: Eduardo Viotti)

Fui até Campos do Jordão em uma BMW R 12 Cruiser, que se mostrou bastante ágil em diversas situações, mas que não oferece grande conforto dinâmico em velocidades mais altas em autoestradas, justamente por ser uma naked. Na posição “Rock”, o acelerador eletrônico fica muito arisco, por isso o modo “Roll” foi meu preferido para uma plotagem bem tranquila. Na subida da serra, no entanto, passando para o modo “Rock”, a motocicleta ficou muito mais forte e bem mais divertida.

Foi na serra, também, que descobri que, apesar de seu estilo pacato, a BMW R 12 é uma fera nas curvas, com suspensões competentes, apesar do pequeno curso da suspensão traseira, e da pequena altura livre do solo, que exige cuidado para não raspar as “coisas” no asfalto.

A BMW R 12 custa R$ 89.900, a BMW R 12 Cruiser custa R$ 94.900 e a BMW R 12 Option 719 custa R$ 105.900.

GM

FICHA TÉCNICA DA BMW R 12
MOTOR
Denominação Boxer, longitudinal, dois cilindros, quatro válvulas
Cilindrada (cm³) 1170
Potência máxima (cv / rpm) 95 / 6.500
Torque máximo (m·kgf / rpm) 11,2 / 6.000
TRANSMISSÃO
Tipo Relação secundária por eixo-cardã, câmbio de seis marchas
SUSPENSÃO
Dianteira garfo invertido
Traseira monoamortecida
RODAS E PNEUS
Rodas dianteira 19 polegadas, traseira 16 polegadas
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 227
CAPACIDADES (L)
Tanque de combustível 14
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 2.2
Largura 830
Altura 1.11
Distância entre eixos 1.52
Altura do banco 754






Próximo
Toyota Hilux GR-Sport (Foto: Divulgação Toyota)

HILUX TERÁ MOTOR 2,0 TURBO DE 300 cv

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17