A Volvo Cars ajustou recentemente sua ambiciosa meta de se tornar totalmente elétrica até 2030. Em vez disso, a fabricante agora pretende que entre 90% e 100% das vendas globais consistam de modelos eletrificados (elétricos e híbridos de plugar), refletindo uma atitude mais flexível e pragmática. Essa mudança decorre de desafios de mercado, de infraestrutura de carregamento atrasada e de incentivos governamentais reduzidos, o que levou a Volvo a recalibrar sua estratégia.
Apesar dessa mudança repentina, mas não surpreendente, a Volvo afirma que continua comprometida com seus planos de reduzir significativamente as emissões de CO2 por carro e realizar forte investimento no desenvolvimento de tecnologias elétricas e híbridas. Os planos de eletrificação revisados da Volvo Cars e os fatores que influenciam essa mudança, foram tratados pelo site americano GoodcarBadcar.net, especializado em dados de vendas.
Futuro elétrico revisado
A estratégia da Volvo inclui manter uma pequena porcentagem de modelos semi-híbridos mostrando estar disposta a atender às demandas do mercado. Essa estratégia oferece aos clientes uma mudança mais fácil para veículos elétricos, pois eles terão as vantagens da eletrificação e ao mesmo tempo não ficarão agoniados com a questão de alcance e as limitações de infraestrutura de carregamento.
Fatores que influenciaram a mudança
Há uma série de razões pelas quais a Volvo Cars avançou o prazo para a eletrificação total dos seus carros. Os progressos no desenvolvimento da infraestrutura de carregamento têm sido lentos, especialmente em algumas regiões, o que tem sido um empecilho para a compra de veículos elétricos. Além disso, a retirada de incentivos governamentais em alguns mercados reduziu o apelo econômico dos carros elétricos. Além disso, a recente taxação sobre estes também construiu uma barreia a mais e dificultou sua comercialização.
Esses fatores tornaram necessárias muitas políticas governamentais para estimular a transição para a eletrificação. A Volvo Cars, no entanto, acredita que tais políticas são necessárias para criar um clima favorável à aceitação de veículos elétricos e acelerar o abandono do motores de combustão interna.
Avanços na Eletrificação
A Volvo fez avanços significativos em eletrificação. O suve pequeno EX30 vem sendo bem vendido, ocupando o terceiro lugar nas vendas de veículos elétricos na Europa. A nau capitânia elétrica da empresa, o EX90, também está ganhando força, com as primeiras entregas a partir deste mês. Além disso, os híbridos de plugar também faziam parte da estratégia de eletrificação da Volvo Cars.
Este ano, o modelo mais popular da gama XC, o XC60, foi o veículo híbrido de plugar mais vendido da Europa até agora. O modelo proporciona à clientela a opção, embora de alcance limitado (55 km), de dirigir um veículo totalmente elétrico, portanto sem precisar consumir gasolina.
O impacto nas margens e na receita da Volvo
Segundo a agência de noticias Reuters, decisão da Volvo de reduzir a produção de EV para 2030 afetou novamente suas projeções de receita e margem este ano. Um dia depois de ajustar suas metas de eletrificação devido a impostos e à demanda de veículos elétricos em declínio, a empresa, de propriedade majoritária da chinesa Geely, revisou sua meta de margem de lucro operacional (excluindo joint ventures e associadas) de acima de 8% para 7 a 8%.
A empresa também reduziu sua meta de vendas de 550 a 600 bilhões de coroas suecas (US$ 53,5 a 58,4 bilhões de dólares), em vez de querer crescer no mercado premium. É a segunda vez que a Volvo revisa suas metas de margem e receita este ano, após um ajuste em janeiro.
Conclusão
Embora a Volvo não tenha desistido de suas metas de eletrificar completamente toda a sua linha na próxima década, o recente ajuste da sua estratégia de veículos elétricos reflete a realidade do mercado de carros elétricos. Muitas das grandes fabricantes estão sendo francas ao admitir que erraram quanto ao momento dos carros elétricos. A bolha do EV finalmente estourou.
A conversa da indústria que queria acelerar demais a adoção de 100% de carros elétricos está obrigando-a a mudar de rumo. As marcas Lamborghini e Porsche apostam mais em híbridos enquanto continuam a desenvolver motores de combustão interna. O objetivo é incentivar uma transição mais progressiva do mercado para a mobilidade elétrica, e a Volvo é a mais recente a aderir a essa tendência.
MF