Como já visto na matéria anterior, “Reunião anual de 2018 do ‘VW Air Cooled Club of Israel’“, há vários clubes dedicados aos veículos Volkswagen arrefecidos a ar em Israel.
Mas hoje vamos falar de um outro aspecto do colecionismo em Israel, algo que realmente é comovente: é sobre a Associação de Restauradores de Carros para os Soldados Mortos em Combate, cuja ação veremos adiante, no caso focada num VW Fusca.
Cheguei até este assunto através de uma postagem do David ‘Dudy’ Reich no Facebook entrei em contato com ele para obter mais detalhes e foi isto que resultou e que está sendo publicado nesta significativa data. significativa.
Palavras em memória do Tenente-Coronel Yonatan ‘Branesh’ Tzur
Por David ‘Dudy’ Reich, diretor do Clube de Fuscas de Israel.
Ele começou seu serviço militar em Israel na unidade Shaldag e, em seguida, tornou-se comandante de equipe na unidade Rimon, sendo seu último cargo o de comandante de uma patrulha fluvial na Brigada da Patrulha Nahal.
Em 7 de outubro de 2023, durante o ataque terrorista do Hamas a Israel, Branesh lutou com bravura impressionante, com muita coragem, neutralizou dezenas de terroristas e salvou muitos civis, mas no final acabou perecendo enquanto os protegia.
Neste pôster, escrito em hebraico, lê-se:
Sempre dedicado
O falecido tenente-coronel Yonatan ‘Branesh’ Tzur
Sede da patrulha Nahal
Caiu em 7.10.23 na batalha pela defesa de Ofakim.
Um bravo guerreiro
comandou a Unidade “Shlog”, um dos
fundadores da Unidade de Comando “Remon”,
comandante da Patrulha Givati,
comandante da Patrulha Nahal
[Fim do escrito no Pôster]
Desde o início de seu serviço nas Forças de Defesa de Israel, Branesh possuía um VW Fusca 1300 standard modelo 1973 azul, com o qual sempre viajava para a base. Com a progressão de suas funções, ele não viajava tanto mais, e o VW Fusca acabou ficando largado no quintal de sua casa. Branesh queria restaurá-lo, pois havia dito aos seus filhos: “Não se preocupem, eu vou reformá-lo e nós vamos passear juntos nele.”
Três meses antes do dia fatídico, ele começou o processo de restauração de seu VW Fusca, mas não a terminou a tempo.
A associação chamada “Car Refurbishers for the Fallen Soldiers” (restauradores de carros para os soldados mortos em combate) cujo presidente é Yossi Aharon, que tem por objetivo restaurar os carros de coleção (antigos) de soldados mortos em guerras de Israel, continuou a restauração.
Os trabalhos de restauração são feitos de maneira voluntária. A associação também ensina a jovens em situação de risco a profissão de restaurador de veículos antigos em colaboração com as autoridades locais, com o Centro de Patrimônio (Heritage Center), com a Polícia de Israel e com empresas líderes no setor. A sua oficina está localizada na cidade de Moshav Nir Zvi; situada a 20,5 km a sudeste de Tel Aviv pela Rota 44.
Segue um vídeo (01:08) do Facebook da Associação de Restauradores com detalhes dos trabalhos de restauração, mostrando algumas das dificuldades encontradas durante a restauração:
Em 27 de setembro último houve uma cerimônia de apresentação, organizada pela Associação de Restauradores, do VW Fusca de Branesh restaurado realizada na bonita praça central do Del HaPark da cidade Holon que é adjacente a Tel Aviv.
Texto como aparece no convite, escrito em hebraico:
Você está convidado
para o lançamento do Fusca restaurado em
memória do herói de Israel
Tenente-coronel Yonatan ‘Branesh’
Tzur do Comando de Patrulha Nahal
Você está convidado para a cerimônia!
Entrada gratuita, muito estacionamento! No
estacionamento do Museu Infantil, Holon
27 de setembro,
início da cerimônia às 11h na
praça central do Del HaPark, Holon
O Fusca foi restaurado com a colaboração da família enlutada, da
Associação de Restauradores, da equipe que Branesh comandava, de
voluntários e de jovens em situação de risco.
Detalhes adicionais deste convite:
– No canto direito superior aparecem, à esquerda o logo da Patrulha Nahal e à direita, o logo da Associação de Restauradores
– Na borda esquerda aparecem três fotos, uma abaixo da outra: em cima Branesh em traje de combate, no centro o Fusca como estava quando foi resgatado para a restauração (observe a cor azul mais clara) e finalmente uma foto da família do Branesh, que deixou esposa e três filhos.
[Fim do texto e detalhes do convite]
Participou da cerimônia também um grupo de militares ex-colegas de Branesh na Brigada da Patrulha Nahal, à qual o falecido pertencia. Eles fizeram parte da homenagem póstuma.
A jovem esposa do Branesh e seus filhos pequenos, duas meninas e um menino, participaram do evento dando uma volta no VW Fusca pela praça seguindo seis ex-colegas do Branesh que marcharam à sua frente. Um momento emocionante, no qual acabou sendo cumprida postumamente a promessa de dar um passeio no carro restaurado que Branesh havia feito a seus filhos.
A volta na praça terminou com o VW Fusca estacionando sobre um tapete vermelho onde a família de Branesh desceu do carro para receber homenagens.
Segue vídeo (02:02) mostrando esta volta simbólica do VW Fusca de Branesh restaurado em estado de novo:
No minuto 00:29 se pode ver a esposa no banco do carona e os três filhos no banco de trás.
Branesh, que tanto amava o VW Fusca, não teve a chance de vê-lo renovado e brilhando como nos seus melhores dias. Uma curiosidade: o VW Fusca era originalmente azul mais claro, mas foi repintado com uma tinta doada pela polícia que tem uma tonalidade azul marinho.
O Clube de Fuscas de Israel (cujo codinome é clube “Fuscas ou Nada!” – ou seja é exclusivo para VWs) participou da cerimônia e prestou homenagem ao oficial heroico com seus VW Fuscas e um VW Kombi, que foram dispostos em semicírculo no interior da praça.
A foto de abertura mostra a chegada do VW Fusca restaurado à praça central do Del HaPark, em Holon. Na entrada desta praça foi colocado um portal que foi considerado como sendo a passagem para a eternidade…
Eu não conhecia este tipo de preservação de carros de heróis caídos no campo de batalha. A cerimônia de apresentação do carro cuidadosamente restaurado e sua entrega à família do falecido foi realmente emocionante. Uma faceta diferente do Estado de Israel e de seu povo.
No caso foi um VW Fusca, mas a Associação de Restauradores restaura veículos de todas as marcas e tipos, carros, motonetas, jipes, etc.
Aqui cabe o agradecimento ao Dudy Reich e os parabéns pela participação de seu clube na cerimônia de apresentação do carro de Branesh restaurado. As fotos, a menos que indicadas de outra maneira, foram enviadas pelo Dudy.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.