O elétrico E-2008 chega às concessionárias por R$ 269.990, com mudanças significativas no conjunto motriz. A potência aumentou de 136 para 158 cv, sendo que o torque de 26,5 m·kgf permanece inalterado. Já a capacidade da bateria foi de 50 para 54 kW·h, com alcance máximo de 261 km pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV). Seu carregador trifásico de 11 kW (superior ao anterior, de 7,4 kW), permite uma recarga rápida de 80% em até 30 minutos (estações de 100 kW).
A seleção de marcha é por comando deslizante para as posições R-N-D, e ao lado os botões P (Parking) e B do modo Brake (freio), onde aparece a função um-pedal, permitindo acelerar e frear o carro apenas levantando o pé do acelerador. O carro também oferece três modos de condução: Eco, Normal e Sport.
O modelo traz de série o Peugeot Driver Assist, um pacote de dispositivos de auxílio ao motorista, que inclui: alerta de ponto cego, alerta de colisão, frenagem de emergência autônoma, farol alto automático, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de cansaço, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e alerta e correção de permanência na faixa.
O E-2008 está disponível nas cores cinza Selenium, cinza Artense, vermelho Elixir, azul Vertigo, todas metálicas, e branco Okenite perolizada.
Curiosidade
Automóveis elétricos não são nenhuma novidade. A eletrificação está presente na história da Peugeot desde 1902, quando a marca já estudava o uso desse tipo de energia para veículos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o racionamento de gasolina significou a necessidade de encontrar fontes alternativas de energia, e a Peugeot, na época, foi o único grande fabricante a se interessar por este meio de propulsão.
E assim, em 1941, passou a oferecer seu primeiro veículo elétrico, o VLV (Véhicule Léger de Ville – Veículo Leve de Cidade), que teve 377 unidades produzidas entre junho de 1941 e fevereiro de 1943.
MF