A Ram 1500 chega as concessionárias brasileiras com o novo motor Hurricane 6 3-L de seis cilindros em linha, biturbo, a gasolina, de 426 cv e 64,8 m·kgf. O câmbio é automático epicíclico TorqueFlite (licença ZF) de oito marchas.
O motor possui bloco de alumínio e dois turbocarregadores com turbinas de baixa inércia para 3 cilindros cada; e injeção direta de combustível de alta pressão (350 bar). Dessa forma, o novo motor proporciona menor consumo de combustível (em comparação ao anterior), menos emissões e melhor desempenho, como acelerar esta Ram de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
A tração 4×4 é com reduzida e modo Auto, que distribui automaticamente o torque entre os dois eixos, resultando numa tração mais aprimorada em qualquer situação. Novidade na linha 2025 são os cinco modos de condução selecionados por comandos no volante: automático, reboque, sport, neve e off-road.
A 1500 é a única picape do mercado brasileiro com suspensão pneumática. Tem nivelamento ativo em cinco níveis ajustáveis, comandado pela chave presencial ou pelada central multimídia:
- Normal – altura padrão para uso cotidiano, com 209 mm de altura do solo;
- Aero – suspensão baixa 15 mm automaticamente acima de 100 km/h, visando melhoria no coeficiente aerodinâmico;
- Off-road 1 – eleva o vão livre para 238 mm. Funciona até 65 km/h;
- Off-road 2 – altura do solo chega a 260 mm e funciona até 40 km/h;
- Entry/Exit – ajuda para entrar ou sair da cabine e facilita a colocação ou retirada de cargas na caçamba, deixando um vão livre de 156 mm.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas.
A suspensão dianteira é independente por braços superposto e a traseira, por eixo rígido com quatro braços de localização longitudinal e uma transversal (Panhard).
Além do modo Aero, também contribuem para reduzir o consumo de combustível, a grade do radiador ativa, que abre e fecha automaticamente, e o defletor dianteiro ativo que se estende a partir de 50 km/h.
Com quase 6.000 mm de comprimento, a picape tem capacidade de reboque de até 4,5 toneladas. Com chassis feito com 98% de aços de alta resistência; e cabine e caçamba com 54% de aços de alta resistência, a picape tem capô e tampa traseira da alumínio.
Versatilidade
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas.
A tampa traseira passa a ser elétrica com abertura e fechamento remotos acionados: por um botão localizado nos comandos das luzes de leitura; pela chave presencial; ou pela maçaneta da tampa traseira. Há também um botão extra, localizado na lateral esquerda da tampa.
A picape vem de série com capota marítima, degrau retrátil de acesso à caçamba e iluminação interna de LED, divisor de caçamba e dois compartimentos de 107 litros localizados nas laterais da caçamba, além de iluminação interna e uma tomada de 115 V no compartimento localizado no lado esquerdo. Já a caçamba possui capacidade de 1.200 litros e a capacidade de carga da picape é de 557 kg.
Tecnologia, conectividade e praticidade
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas.
A 1500 possui central multimídia de 14,5″ que mostra as imagens captadas pela câmera 360°, comanda o ar-condicionado automático de duas zonas, a ventilação e o aquecimento dos bancos dianteiros, entre outros ajustes. O sistema de som é Harman Kardon com 19 alto-falantes, sendo um subwoofer de 10”, que totalizam 900 watts de potência. A picape tem também um sistema ativo de cancelamento de ruídos pelos alto-falantes.
O quadro de instrumentos é digital de 12,3” e pode ser personalizado. Quando a navegação embarcada está em uso, ela pode ser visualizada no quadro de instrumentos também. Já o volante multifuncional possui comandos de assistência à condução e de áudio, botões para seleção dos modos de condução, limitador de marchas e funções do quadro de instrumentos. Revestido de couro, o volante é aquecido e conta com regulagem de altura e distância.
O projetor de dados no para-brisa de 10”, em cores, informa velocidade, assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com função para e anda e o passo a passo da navegação embarcada.
O painel conta com carregador sem fio para dois smartphones e além deste sistema há 11 portas USB, das quais cinco são tipo C, de carregamento rápido, e duas tomadas 115 V, além da mencionada terceira no compartimento lateral da caçamba no lado esquerdo.
O retrovisor interno digital, ao ser acionado para tanto, exibe a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás. É possível ajustar a altura, o brilho e até mesmo reproduzir uma imagem captada por uma câmera localizada no implemento rebocado pela picape.
Outra novidade da 1500 é um cartão físico, semelhante a um cartão de crédito que possui a tecnologia NFC (aproximação), para acessar e dar partida no veículo, além da chave presencial, trazendo mais praticidade para o dia a dia.
A plataforma de serviços conectados Ram Connect permite ainda monitoramento a distância do veículo e serviços de segurança, emergência, conectividade e navegação. Através do aplicativo no smartphone, o proprietário pode consultar remotamente o relatório do estado do veículo como tempo para a próxima revisão, pressão dos pneus, nível de combustível, entre outras informações.
Segurança veicular
Em relação à segurança e proteção pessoal, a picape conta agora com sistema de detecção de colisão em cruzamentos com frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência na faixa de rolamento, detector de cansaço, assistente para manobras evasivas e reconhecimento de placas de limite de velocidade. Com a adição desses novos conteúdos, a picape passa a ser Adas (sigla, em inglês, para sistema avançado de assistência ao motorista) nível 2.
A picape possui também seis bolsas infláveis (dianteiras de múltiplo estágio, laterais dianteiras, e de cortina dianteira e traseira); assistente de partida em rampas; freios a disco nas quatros rodas com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem; e controle eletrônico de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria e farol alto automático, além dos sensores crepuscular e de chuva.
Interior e exterior
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas.
No interior, o modelo possui novos revestimentos de couro nos bancos, painel de instrumentos e painéis de porta; console central configurável com porta-copos, porta-carteira, descansa-braço com porta-objetos; luzes de leitura de LED; e bancos dianteiros, ventilados, aquecidos e elétricos de 10 direções, sendo duas para lombar e duas para memória no banco do motorista, que inclui a posição dos pedais, também com ajustes elétricos.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas.
O banco traseiro possui os assentos laterais aquecidos; porta-objetos no assoalho e sob os assentos; e assoalho traseiro plano. O banco é bipartido 60:40, rebatível e reclinável; e com descansa-braço com porta-copos.
A Ram 1500 possui ainda teto solar panorâmico de 1 m² de área e estribos laterais elétricos. Os faróis principais e os de neblina são de LED e há novas rodas de liga de alumínio e novas lanternas.
Versões e cores
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas.
A Ram 1500 2025 está disponível em duas versões, Laramie e Laramie Night Edition.
A Laramie custa R$ 540.990, com interior claro que combina dois tons, rodas diamantadas de 20” com pneus 275/55 e possui diversos itens cromados como grade do radiador, para-choques dianteiro e traseiro, carcaças dos espelhos retrovisores, emblemas e ponteiras do escapamento.
A Laramie Night Edition custa R$ 555.990, e todo o seu interior, incluindo colunas e forro de teto, são na cor preta, assim como as rodas de 22” com pneus 285/45. Possui capô esportivo; faróis e lanternas com máscara negra; para-choques na cor da carroceria; grade, carcaças dos retrovisores e maçanetas em preto brilhante; e ponteiras do escapamento e emblemas pretos.
As cores disponíveis para as duas versões são: granito Crystal, prata Billet, azul Forged, preto Diamond e branco Marfim. Já a cor vermelho Delmonico é exclusiva da versão com cromados.
MF