O Audi Q8 chega ao Brasil com atualizações visuais e tecnológicas. A grade do radiador ganhou novas linhas e acabamento preto brilhante, já os para-choques foram levemente redesenhados.
Com opções de faróis LED Matrix e totalmente de LED HD Matrix com luz laser, o suve oferece uma ampla gama de possibilidades de iluminação. A opção funciona com 24 LEDs e um diodo laser de alta potência reconhecível por meio de uma luz ambiente azul incorporada aos faróis. A luz laser se torna ativa a partir de 70 km/h e aumenta significativamente o alcance do farol alto.
O motor 3,0 V-6 entrega 340 cv entre 5.000 e 6.400 rpm; e 51 m·kgf de 1.370 a 4.500 rpm. O câmbio é epicíclico de oito marchas e a tração, integral. O conjunto proporciona uma aceleração 0-100 km/h em 5,6 segundos e velocidade máxima de 210 km/h. Dotado de uma bateria de 48 V, o modelo é semi-híbrido (MHEV).
O sistema semi-híbrido fornece potência que se junta à do motor, cujos principais componentes são uma bateria de íons de lítio e um alternador que muda função para motor, Este dá partida ao V-6 por meio de correia. e alterna função para gerar energia elétrica de até 8 kW para ao sistema elétrico principal de 48 volts, inclusive para carregar a bateria. O sistema gera até 8 kW, entre 55 e 160 km/h. Quando motorista levanta o pé do acelerador o motor a combustão desliga e assim permanece por até 40 segundos. O sistema religa o V-6, sendo que a estratégia desliga-liga motor nas paradas começa a operar a partir de 22 km/h.
O Q8 mede 4.992 mm de comprimento, 1.995/2.190 mm de largura (sem/com espelhos), 1.697 mm de altura e 2.998 mm entre os eixos. O porta-malas é de 605 litros, ou 1.755 litros com os bancos traseiros rebatidos; a capacidade do tanque de combustível é de 85 litros.
A lista dos principais itens de série inclui espelhos retrovisores externos antiofuscantes com ajuste elétrico, aquecimento, rebatimento automático e memória; rodas de liga de alumínio de 23″ com pneus 285/35 R23; bancos revestidos de couro; bolsas infláveis dianteiras, laterais dianteiras e de cortina; assistente de troca de faixa; câmera 360°; controle de cruzeiro adaptativo; ar-condicionado automático de 4 zonas; pacote de luz interna personalizável de 30 cores; e porta de carga com abertura/fechamento elétrico.
A suspensão pneumática controlada eletronicamente com sistema de amortecimento adaptativo também é de série, assim como é o eixo traseiro dinâmico: em baixas velocidades as rodas traseiras esterçam até 5 graus em direção oposta à das rodas dianteiras, o que reduz o diâmetro mínimo de giro em até um metro.
Faróis Digital MATRIX HD com luz laser, projetor de dados no para-brisa e carcaça dos retrovisores externos de compósito de fibra de carbono são opcionais.
O Q8 tem preço público sugerido a partir de R$ 774.990.
MF