Em matéria anterior eu já comentei sobre a incrível equipe de engenheiros de Ferdinand Porsche (3/09/1875– 30/01/1951), dentre eles Karl Rabe (29/10/1895–28/10/1968) se destacou e é sobre ele que vamos falar hoje.
Mas vamos rever quem fazia parte desta incrível equipe:
Karl Rabe – engenheiro-chefe
Erwin Komenda – extraordinário designer de carrocerias
Josef Kales – motores
Karl Fröhlich – transmissões
Josef Zahradnik – sistemas de direção e suspensão
Franz Xaver Reimspiess e Josef Mickl — aerodinâmica
Adolf Rosenberger – gerente de negócios
Anton Piëch — advogado — genro de Ferdinand Porsche
Ferry Porsche – filho de Ferdinand (nome completo: Ferdinand ‘Ferry’ Anton Ernst Porsche) que assumiu a empresa depois do falecimento de seu pai.
Apesar da designação de cargos acima, muitos deles eram multitalentos que acabaram agindo em várias áreas como foi o caso de Franz Xaver Reimspiess que colaborou na definição final do motor do VW Fusca.
Na foto de abertura à esquerda Ferdinand Porsche e a seu lado o Karl Rabe.
Karl Rabe
Karl Rabe era filho único do pintor letrista Karl Rabe na cidade de Pottendorf na Áustria a 42 km ao sul da capital Viena. Ele foi aprovado com louvor no exame de conclusão do ensino médio na Höhere Gewerbeschule (escola técnica), em Wiener Neustadt, cidade a 17 km a sudoeste de Pottendorf, em junho de 1913.
No mesmo ano, em 13 de outubro de 1913, ingressou no escritório de design da Österreichische Daimler-Motoren-Aktiengesellschaft (Austro Daimler) também em Wiener Neustadt, onde se reportou ao então diretor técnico e, posteriormente, diretor geral Ferdinand Porsche.
Ferdinand Porsche logo reconheceu o talento excepcional do jovem designer e lhe confiou tarefas especiais, com Karl Rabe trabalhando principalmente em tratores pesados com acionamentos de veículos com motor à gasolina e gerador elétrico, trens rodoviários, motores de aeronaves, tratores com motores arrefecidos a ar para a agricultura e, durante a Primeira Guerra Mundial, em tratores especiais destinados à aplicações em artilharia.
Já em 8 de abril de 1919, foi nomeado chefe do departamento de construção de carros de passeio do escritório de design da Austro Daimler com base em seus méritos e, nessa função, desenvolveu vários modelos de carros de passeio, em especial os carros de corrida Sascha de 1.100 cm³ e 1.500 cm³, que venceram a Targa Florio em 1922, bem como os primeiros carros Austro Daimler de seis cilindros com suspensão traseira independente por semieixos oscilantes.
Depois que Ferdinand Porsche se mudou para a Daimler-Motoren-Gesellschaft em Stuttgart-Untertürkheim como diretor técnico, Karl Rabe assumiu a gerência técnica geral da Austro Daimler em Wiener Neustadt em 1923. Com o desenvolvimento do Austro Daimler Type ADR, ele criou um conceito de design totalmente novo na construção do chassi, o que causou sensação internacional.
Em Stuttgart, no escritório de engenharia Dr.-Ing. h. c. F. Porsche GmbH
Quando Ferdinand Porsche abriu um escritório independente de design e desenvolvimento em Stuttgart, em janeiro de 1931, foi quase natural que Karl Rabe o seguisse até lá e assumisse o cargo de designer-chefe na empresa Dr.-Ing. h. c. F. Porsche GmbH (Dr. Engenheiro honoris causa F. Porsche Ltda).
Karl Rabe trabalhou nesse cargo até se aposentar em 1965. No recém-fundado escritório de design de Porsche, foram criados inúmeros designs novos e abrangentes, nos quais Karl Rabe desempenhou um papel fundamental — sempre sob a direção de Ferdinand Porsche. Vale a pena mencionar, dentre outros:
-Carro de corrida da Auto Union P-Wagen Tipo A de 1934 foi projetado como um veículo de motor V-16 centra-traseiro superarregado e suspensões com barra de torção.
-Um sedã médio de seis cilindros e um motor de oito cilindros em linha para a fabricante Wanderer.
-O Volkswagen
-Vários motores aeronáuticos
-Pequenos tratores para agricultura
-O VW off-road anfíbio com tração nas quatro rodas (Schwimmwagen)
-Motores para veículos militares (tanques).
Temporada em Gmünd
Durante a realocação devida à guerra, de setembro de 1944 até seu retorno a Stuttgart no verão de 1950, Karl Rabe chefiou o escritório provisório de design e desenvolvimento da Dr.-Ing. h. c. F. Porsche KG em Gmünd na Caríntia, Áustria. Durante este período, foram criados, dentre outros:
-O carro esportivo Porsche Tipo 356
-O carro de corrida Cistalia Grand Prix de 12 cilindros com tração nas quatro rodas selecionável
-Turbinas hidráulicas
-Guinchos de cabo para agricultores de montanha (naqueles tempos não se rejeitava trabalho):
-Desenvolvimentos de tratores para o fabricante de máquinas agrícolas Allgaier de Göppingen, Alemanha (um desenvolvimento posteriori ao do Volkstraktor).
[Nota: eu escrevi uma matéria específica sobre esta temporada em Gmünd, a saber: “O êxodo de Porsche para a Áustria em 1944 para fugir dos ataques aéreos a Stuttgart”]
Período após a morte de Ferdinand Porsche
Após a morte de Ferdinand Porsche, em 1951, o engenheiro-chefe Karl Rabe permaneceu intimamente associado à empresa Porsche como projetista-chefe e procurador da empresa sob a administração do filho e sucessor de Ferdinand Porsche, Ferry Porsche.
Além do desenvolvimento dos modelos de carros esportivos da Porsche, Karl Rabe também desempenhou um papel importante no projeto de motores estacionários e dos conhecidos tratores a diesel Porsche arrefecidos a ar, que foram fabricados na Porsche-Diesel-Motorenbau GmbH Friedrichshafen, no Lago Constança, de 1956 a 1963, bem como em vários desenvolvimentos de contratos para fabricantes de automóveis nacionais e estrangeiros.
Aposentadoria e morte
Em 1965, Karl Rabe, então com 70 anos, aposentou-se, embora tenha permanecido como consultor técnico pessoal de Ferry Porsche até sua morte. Karl Rabe morreu em 28 de outubro de 1968 em Korntal, perto de Stuttgart, um dia antes de seu 73º aniversário. Karl Rabe era casado e tinha três filhos. Um de seus filhos, Heinz, também trabalhou na Porsche por muitos anos como chefe de recursos humanos.
Karl Rabe dedicou praticamente 52 anos de sua vida à Família Porsche, sendo na maior parte deste tempo a Ferdinand Porsche de quem foi braço direito, cuidando para que os projetos, muitos realizados em paralelo — como a fase dos múltiplos projetos imediatamente antes e durante a II Guerra Mundial, fossem realizados de uma maneira exemplar. Isto mostra como o relacionamento de Ferdinand Porsche com o seu “Time de Estrelados Engenheiros” foi sempre muito bom.
AG
Para esta matéria foram feitas consulta em: de.wikipedia.org (fonte básica); loveforporsche.com; www.pre67vw.com; minha matéria: FERDINAND PORSCHE “INVENTOU” O VW FUSCA SOZINHO?; www.automobilrevue.cz e outras de onde coletei ilustrações.
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