A Citroën segue sua renovação estratégica no mercado brasileiro, e o C3 YOU! T200 chega como mais um marco nessa ofensiva. O modelo, que carrega o DNA da marca francesa, adota pela primeira vez o motor 1,0 turbo flex da família Stellantis, batizado de T200. Compacto, potente e eficiente, o tricilindro entrega 125 cv com gasolina e 130 cv com álcool, além de um torque robusto de 20,4 m·kgf a apenas 1.750 rpm (gasolina ou álcool). Testamos o modelo por uma semana, e o que parecia ser apenas mais uma opção de entrada no segmento revelou-se uma experiência dinâmica bastante interessante, e rápida!
O modelo chega ao mercado com preço sugerido de R$ 95.990, destacando-se assim entre todos os veículos com motor desse nível de toque/potência e câmbio automático.
Design e ergonomia
O C3 YOU! mantém a nova identidade visual característica do modelo, mas com atualizações que reforçam a modernidade e trazem simplicidade. A frente exibe a grade do radiador tridimensional integrada aos faróis, enquanto os protetores de para-lama em preto fosco adicionam um toque aventureiro. As rodas de liga de alumínio 15 polegadas com pintura escurecida harmonizam-se com a proposta.
No interior, a cabine entrega mais do que aparenta à primeira vista. Embora os materiais sejam predominantemente rígidos, a montagem é sólida, e a simplicidade do layout é compensada pela praticidade. O espaço interno é adequado para um hatch compacto, com destaque para a posição de dirigir elevada. O porta-malas oferece bons 315 litros (VDA), posicionando-se bem na média do segmento.
Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Motor T200
O grande destaque do C3 YOU! é, sem dúvida, o motor T200. Desenvolvido para combinar desempenho com eficiência, o tricilindro 1,0 turbocarregado flex impressiona pela entrega linear de potência. A calibração prioriza a potência em baixas rotações, o que torna o carro ágil tanto no trânsito urbano quanto em ultrapassagens na estrada. O fabricante declara 0-100 km/h aferido para 8,5/8,4 segundos e velocidade máxima de 192/194 km/h. As retomadas são vigorosas, transmitindo confiança ao motorista, e ainda é possível ativar a tecla do modo Sport, no lado esquerdo da coluna de direção, e obter resposta mais pronta do acelerador e do câmbio automático CVT de 7 marchas.
As trocas de marchas em modo manual podem ser feitas pela alavanca de câmbio com sobe marcha para trás e conta com indicador de troca de marcha no simplíssimo quadro de instrumentos sem conta-giros.
Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O ruído e aspereza do motor invade a cabine em altas rotações, mas em velocidade de cruzeiro entrega bom nível sonoro, conforme mostrado nos gráficos de medições de ruído abaixo. Nota-se a falta dos coxins hidráulicos na instalação desse motor à carroceria, pois em marcha-lenta é sensível a vibração do motor de 3 cilindros.
Medições de ruído
Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Dirigibilidade
Na cidade, o C3 YOU! se destaca pela suspensão firme, que absorve bem as irregularidades do asfalto, porém o nível de aspereza pode incomodar alguns usuários mais exigentes. A direção com assistência elétrica é leve nas manobras e ganha peso adequado com o aumento da velocidades. Já na estrada, o modelo mostra estabilidade surpreendente para um carro do segmento, com a suspensão mantendo a carroceria sob controle mesmo em curvas mais exigentes.
O conjunto de freios com discos ventilados na frente e tambores na traseira é eficiente e adequado para o peso em ordem de marcha de 1.115 kg, e capacidade de carga de 400 kg., e para a velocidade que pode alcançar. O sistema de controle de estabilidade (ESP) compensa ao oferecer segurança adicional em emergências e não se apresenta intrusivo em uso normal do veículo.
Consumo
Um dos pontos mais relevantes para o consumidor brasileiro desse segmento de veículo é o consumo de combustível, e aqui o C3 YOU! não decepciona apresentando 11,0/7,8 km/l no uso urbano e 12,8/8,8 km/l no ciclo rodoviário.
No trecho entre São Paulo e Campinas pela rodovia dos Bandeirantes a 120 km/h a média alcançada foi de 16,5 km/l com veículo abastecido com gasolina. Na semana de teste percorri 1.440 km, incluindo uma viagem a Campos do Jordão para conhecer o novo museu C.A.R.D.E., e o consumo total cidade/estrada foi de 13,5 km/l, sempre utilizando gasolina.
Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conectividade e segurança
O pacote de segurança do C3 YOU! inclui itens como bolsas infláveis frontais obrigatórias, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. Embora não ofereça recursos mais avançados, como frenagem autônoma de emergência e controle de velocidade de cruzeiro, o conjunto atende bem à proposta do modelo. Um item que poderia ser revisto pela Citroën seria a oferta do controle de cruzeiro nesta versão de câmbio automático e ter uma versão de câmbio manual.
A lista de itens de série inclui ar-condicionado de comando convencional, direção com assistência elétrica, sistema multimídia Citroën Connect com tela tátil de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio com seis alto-falantes e comandos no volante, retrovisores, vidros e portas com acionamento elétrico, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, porta-malas com trava elétrica, câmera de ré, faróis de neblina e a chave-canivete, que passou a ser item de série em toda a gama do C3 a partir da linha 2025.
Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conclusão
O Citroën C3 YOU! T200 se posiciona como uma opção sólida no segmento de compactos. Seu motor 1,0 turbo flex entrega desempenho animador e economia de combustível, enquanto o conjunto mecânico bem ajustado proporciona um prazer ao dirigir que surpreende em sua faixa de preço.
Com preços competitivos, o modelo se torna uma alternativa interessante para quem busca um hatch moderno, econômico e com bom desempenho, sem exigir conforto extraordinário. A Citroën parece estar finalmente afinando sua estratégia no Brasil, e o C3 YOU! é um exemplo claro disso.
Se o objetivo era entregar um compacto turbo eficiente e prazeroso de guiar, a missão foi cumprida.
GB
FICHA TÉCNICA DO NOVO CITROËN C3 YOU! TURBO 200 | |||
MOTOR | |||
Designação | GSE T200 | ||
Descrição | 3 cil. em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, admissão sistema eletro-hidráulico MultiAir III, escapamento com árvore dedicada duas válvulas por cilindro, injeção no duto, flex | ||
Cilindrada (cm³) | 999 | ||
Diâmetro e curso (mm) | 70 x 86,5 | ||
Taxa de compressão (:1) | 10,5 | ||
Potência (cv/rpm, G/A) | 125 /130 / 5.750 | ||
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 20,4 / 1,750 | ||
Densidade de potência (cv/L, G/A | 125,1 / 130.1 | ||
Densidade de torque (m·kg/L, G/A) | 20,4 / 20,4 | ||
Corte de rotação | 6.500 | ||
TRANSMISSÃO | |||
Câmbio | Transeixo com conversos de torque, câmbio automático CVT de 7 marchas mais ré com trocas manuais sequenciais, tração dianteira | ||
Relações da marchas em manual (:1) | 1ª 2,270; 2ª 1,600; 3ª 1,200; 4ª 0,940; 5ª 0,740; 6ª 0.580; 7ª 0.460; Ré 2,504~0,416 | ||
Relações das marchas em automático (:1) | 2,504 a 0,416 | ||
Relação de diferencial (:1) | 5,698 | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | ||
Relação de direção (:1) | n.d. | ||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,8 | ||
FREIOS | |||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/252 | ||
Traseiros (Ø mm) | Tambor/203 | ||
Operação | Servoassistência a vácuo, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens de emergência | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Liga de alumínio 5,5J x 15 | ||
Pneus | 195/65R15 | ||
CARROCERIA | |||
Construção | Monobloco em aço, hatchback, quatro portas, cinco lugares, subchassi dianteiro | ||
DIMENSÕES (mm) | |||
Comprimento | 3.981 | ||
Largura sem/com espelhos | 1.734 / 2.019 | ||
Altura | 1.605 | ||
Distância entre eixos | 2.540 | ||
Distância mínima do solo | 180 | ||
ÂNGULOS | |||
Entrada (º) | 23 | ||
Saída (º) | 39 | ||
PESOS (kg) | |||
Em ordem de marcha | 1.115 | ||
Carga útil | 400 | ||
CAPACIDADES (L) | |||
Porta-malas (VDA) | 315 | ||
Tanque de combustível | 47 | ||
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 8,5 / 8,4 | ||
Velocidade máx. (km/h, G/A) | 192 / 194 | ||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |||
Cidade (km/l, G/A)) | 12,9 / 9,3 | ||
Estrada (km/l, G/A) | 14,1 / 10,0 | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
V/1000 em última marcha (km/h) | 44,3 | ||
Rotação a 120 km/h (rpm) | 2.700 |
CONTEÚDO DO NOVO CITROËN C3 YOU! TURBO 200 |
Alarme perimétrico |
Ar-condicionado |
Assistente de partida em rampa |
Banco dianteiro com ajuste de altura |
Barras longitudinais no teto |
Bolsas infláveis dianteiras |
Conectores USB traseiros (2) |
Chave-canivete com telecomando |
Citroën Connect com tela tátil de 10 pol. com Android Auto e Apple CarPlay com comandos no volante |
Conector USB dianteiro |
Controle de estabilidade e tração |
Direção eletroassistida |
Emblema Chevron cromado |
Indicador de sugestão de troca de marcha, subir/reduzir |
Limpador e desembaçador do vidro traseiro |
Luzes de rodagem diurna de LED |
Maçanetas externas na cor da carroceria |
Monitor da pressão dos pneus |
Painel Interno com faixa azul metálica |
Rodas de liga de alumínio escurecidas de 15 pol. |
Seis alto-falantes |
Vidros dianteiros e traseiros elétricos |