• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Avaliações

NOVO CITROËN C3 YOU! 2025

O HATCH COMPACTO TURBO QUE SURPREENDE PELA EFICIÊNCIA E PRAZER AO DIRIGIR

identicon por Gerson Borini
29/11/2024
em Avaliações, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





A Citroën segue sua renovação estratégica no mercado brasileiro, e o C3 YOU! T200 chega como mais um marco nessa ofensiva. O modelo, que carrega o DNA da marca francesa, adota pela primeira vez o motor 1,0 turbo flex da família Stellantis, batizado de T200. Compacto, potente e eficiente, o tricilindro entrega 125 cv com gasolina e 130 cv com álcool, além de um torque robusto de 20,4 m·kgf a apenas 1.750 rpm (gasolina ou álcool). Testamos o modelo por uma semana, e o que parecia ser apenas mais uma opção de entrada no segmento revelou-se uma experiência dinâmica bastante interessante, e rápida!

O modelo chega ao mercado com preço sugerido de R$ 95.990, destacando-se assim entre todos os veículos com motor desse nível de toque/potência e câmbio automático.

Uma versão despojada com preferência ao desempenho

Design e ergonomia

O C3 YOU! mantém a nova identidade visual característica do modelo, mas com atualizações que reforçam a modernidade e trazem simplicidade. A frente exibe a grade do radiador tridimensional integrada aos faróis, enquanto os protetores de para-lama em preto fosco adicionam um toque aventureiro. As rodas de liga de alumínio 15 polegadas com pintura escurecida harmonizam-se com a proposta.

Boa altura livre do solo para enfrentar os obstáculos do dia a dia

No interior, a cabine entrega mais do que aparenta à primeira vista. Embora os materiais sejam predominantemente rígidos, a montagem é sólida, e a simplicidade do layout é compensada pela praticidade. O espaço interno é adequado para um hatch compacto, com destaque para a posição de dirigir elevada. O porta-malas oferece bons 315 litros (VDA), posicionando-se bem na média do segmento.

Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Motor T200

O grande destaque do C3 YOU! é, sem dúvida, o motor T200. Desenvolvido para combinar desempenho com eficiência, o tricilindro 1,0 turbocarregado flex impressiona pela entrega linear de potência. A calibração prioriza a potência em baixas rotações, o que torna o carro ágil tanto no trânsito urbano quanto em ultrapassagens na estrada. O fabricante declara 0-100 km/h aferido para 8,5/8,4 segundos e velocidade máxima de 192/194 km/h. As retomadas são vigorosas, transmitindo confiança ao motorista, e ainda é possível ativar a tecla do modo Sport, no lado esquerdo da coluna de direção, e obter resposta mais pronta do acelerador e do câmbio automático CVT de 7 marchas.

Motor compacto com instalação do interresfriador do tipo ar-ar ao lado do radiador

As trocas de marchas em modo manual podem ser feitas pela alavanca de câmbio com sobe marcha para trás e conta com indicador de troca de marcha no simplíssimo quadro de instrumentos sem conta-giros.

Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O ruído e aspereza do motor invade a cabine em altas rotações, mas em velocidade de cruzeiro entrega bom nível sonoro, conforme mostrado nos gráficos de medições de ruído abaixo. Nota-se a falta dos coxins hidráulicos na instalação desse motor à carroceria, pois em marcha-lenta é sensível a vibração do motor de 3 cilindros.

Medições de ruído

Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Dirigibilidade

Na cidade, o C3 YOU! se destaca pela suspensão firme, que absorve bem as irregularidades do asfalto, porém o nível de aspereza pode incomodar alguns usuários mais exigentes. A direção com assistência elétrica é leve nas manobras e ganha peso adequado com o aumento da  velocidades. Já na estrada, o modelo mostra estabilidade surpreendente para um carro do segmento, com a suspensão mantendo a carroceria sob controle mesmo em curvas mais exigentes.

Um carro esperto para condução no dia a dia

O conjunto de freios com discos ventilados na frente e tambores na traseira é eficiente e adequado para o peso em ordem de marcha de 1.115 kg, e capacidade de carga de 400 kg., e para a velocidade que pode alcançar. O sistema de controle de estabilidade (ESP) compensa ao oferecer segurança adicional em emergências e não se apresenta intrusivo em uso normal do veículo.

Pneus 195/65R15 GoodYear EfficientGrip são bons de aspereza de rodagem

Consumo

Um dos pontos mais relevantes para o consumidor brasileiro desse segmento de veículo é o consumo de combustível, e aqui o C3 YOU! não decepciona apresentando 11,0/7,8 km/l no uso urbano e 12,8/8,8 km/l no ciclo rodoviário.

No trecho entre São Paulo e Campinas pela rodovia dos Bandeirantes a 120 km/h a média alcançada foi de 16,5 km/l com veículo abastecido com gasolina. Na semana de teste percorri 1.440 km, incluindo uma viagem a Campos do Jordão para conhecer o novo museu C.A.R.D.E., e o consumo total cidade/estrada foi de 13,5 km/l, sempre utilizando gasolina.

Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conectividade e segurança

O pacote de segurança do C3 YOU! inclui itens como bolsas infláveis frontais obrigatórias, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. Embora não ofereça recursos mais avançados, como frenagem autônoma de emergência e controle de velocidade de cruzeiro, o conjunto atende bem à proposta do modelo. Um item que poderia ser revisto pela Citroën seria a oferta do controle de cruzeiro nesta versão de câmbio automático e ter uma versão de câmbio manual.

Painel de instrumentos tem estilo arrojado e fica devendo um quadro de instrumentos mais completo

A lista de itens de série inclui ar-condicionado de comando convencional, direção com assistência elétrica, sistema multimídia Citroën Connect com tela tátil de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio com seis alto-falantes e comandos no volante, retrovisores, vidros e portas com acionamento elétrico, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, porta-malas com trava elétrica, câmera de ré, faróis de neblina e a chave-canivete, que passou a ser item de série em toda a gama do C3 a partir da linha 2025.

Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conclusão

O Citroën C3 YOU! T200 se posiciona como uma opção sólida no segmento de compactos. Seu motor 1,0 turbo flex entrega desempenho animador e economia de combustível, enquanto o conjunto mecânico bem ajustado proporciona um prazer ao dirigir que surpreende em sua faixa de preço.

Silhueta faz o carro crescer com desenho simpático

Com preços competitivos, o modelo se torna uma alternativa interessante para quem busca um hatch moderno, econômico e com bom desempenho, sem exigir conforto extraordinário. A Citroën parece estar finalmente afinando sua estratégia no Brasil, e o C3 YOU! é um exemplo claro disso.

Se o objetivo era entregar um compacto turbo eficiente e prazeroso de guiar, a missão foi cumprida.

GB

 

FICHA TÉCNICA DO NOVO CITROËN C3 YOU! TURBO 200
MOTOR
Designação GSE T200
Descrição 3 cil. em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, admissão sistema eletro-hidráulico MultiAir III, escapamento com árvore dedicada duas válvulas por cilindro, injeção no duto, flex
Cilindrada (cm³) 999
Diâmetro e curso (mm) 70 x 86,5
Taxa de compressão (:1) 10,5
Potência (cv/rpm, G/A) 125 /130 / 5.750
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 20,4 / 1,750
Densidade de potência (cv/L, G/A 125,1 / 130.1
Densidade de torque (m·kg/L, G/A) 20,4 / 20,4
Corte de rotação 6.500
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo com conversos de torque, câmbio automático CVT de 7 marchas mais ré com trocas manuais sequenciais, tração dianteira
Relações da marchas em manual (:1) 1ª 2,270; 2ª 1,600; 3ª 1,200; 4ª 0,940; 5ª 0,740; 6ª 0.580; 7ª 0.460; Ré 2,504~0,416
Relações das marchas em automático (:1) 2,504 a 0,416
Relação de diferencial (:1) 5,698
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,8
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/252
Traseiros (Ø mm) Tambor/203
Operação Servoassistência a vácuo, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 5,5J x 15
Pneus 195/65R15
CARROCERIA
Construção Monobloco em aço, hatchback, quatro portas, cinco lugares, subchassi dianteiro
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 3.981
Largura sem/com espelhos 1.734 / 2.019
Altura 1.605
Distância entre eixos 2.540
Distância mínima do solo 180
ÂNGULOS
Entrada (º) 23
Saída (º) 39
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.115
Carga útil 400
CAPACIDADES (L)
Porta-malas (VDA) 315
Tanque de combustível 47
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 8,5 / 8,4
Velocidade máx. (km/h, G/A) 192 / 194
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A)) 12,9 / 9,3
Estrada (km/l, G/A) 14,1 / 10,0
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em última marcha (km/h) 44,3
Rotação a 120 km/h  (rpm) 2.700

 

CONTEÚDO DO NOVO CITROËN C3 YOU! TURBO 200
Alarme perimétrico
Ar-condicionado
Assistente de partida em rampa
Banco dianteiro com ajuste de altura
Barras longitudinais no teto
Bolsas infláveis dianteiras
Conectores USB traseiros (2)
Chave-canivete com telecomando
Citroën Connect com tela tátil de 10 pol. com Android Auto e Apple CarPlay com comandos no volante
Conector USB dianteiro
Controle de estabilidade e tração
Direção eletroassistida
Emblema Chevron cromado
Indicador de sugestão de troca de marcha, subir/reduzir
Limpador e desembaçador do vidro traseiro
Luzes de rodagem diurna de LED
Maçanetas externas na cor da carroceria
Monitor da pressão dos pneus
Painel Interno com faixa azul metálica
Rodas de liga de alumínio escurecidas de 15 pol.
Seis alto-falantes
Vidros dianteiros e traseiros elétricos






Tags: Citroen C3 YouGBGerson Borinihatch compactoMotor T200
Próximo
Foto: Divulgação Ford

PEQUENAS LEMBRANÇAS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17