Em seu “Exposé (Exposição) sobre a construção de um Volkswagen alemão”, Ferdinand Porsche apresentou seu plano completo para um veículo popular ao Ministério dos Transportes do Reich em 17 de janeiro de 1934.
Como o projeto do Carro do Povo tinha o apoio do regime nacional-socialista, este Exposé foi aceito pela associação do setor, e o escritório independente de design de Ferdinand Porsche recebeu o contrato para desenvolver e construir protótipos para a Associação da Indústria Automobilística do Reich em 22 de junho de 1934.
Juntamente com sua equipe, Porsche resolveu os problemas técnicos e assumiu o cargo de diretor administrativo da GEZUVOR – Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens mbH (Empresa para a Preparação do Volkswagen Alemão), fundada em 1937. Daquele ano em diante, a empresa de engenharia Dr. Ing. h.c. F. Porsche KG, passou a funcionar como um departamento de projeto e design terceirizado da Volkswagenwerk GmbH — Fábrica da Volkswagen Ltda.
Na foto abaixo a Empresa de Ferdinand Porsche num prédio que sobreviveu à II Guerra Mundial. A placa de cima diz: Dr. Ing. h.c. F. PORSCHE KG que é o nome da empresa de Ferdinand Porsche. E a placa de baixo diz: Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens mbH, que é a GEZUVOR – Empresa para a Preparação do Volkswagen Alemão:
Segue a Introdução do Exposé de Ferdinand Porsche:
[Este texto foi publicado em fevereiro de 1934]
A construção de um aparelho de rádio padronizado, o chamado Volksradio ou Volksempfänger (receptor do povo), demonstrou a grande importância econômica que pode ser atribuída a um evento que combina alta qualidade com uma excelente relação custo-benefício. Em um período muito curto de tempo, um número tão grande desses Volksempfänger foi vendido que a meta desejada — aproximar as pessoas do rádio e dar à economia doméstica novas oportunidades de emprego — foi amplamente superada.
Durante anos, o povo alemão esperava que finalmente recebesse um Volkswagen de verdade. Isso pode ser visto não apenas na imprensa, mas também em milhares de pedidos de informação. Alguns tipos de carros de alta qualidade já apareceram no mercado, mas cujo preço não reflete de forma alguma a renda média reduzida do povo alemão.
Esses “carros de fábrica” ainda são destinados a um grupo limitado de compradores que nunca poderão e nunca deverão ser decisivos para o futuro desenvolvimento do transporte motorizado na Alemanha.
Esse desenvolvimento é, mais do que nunca, uma questão de toda a nação, especialmente de seus jovens, que querem ser educados não apenas em habilidades físicas, mas também técnicas. Além disso, o setor de transporte rodoviário — como prova o planejamento das Autobahnen (autoestradas) — é provavelmente mais adequado do que qualquer outro para estimular toda a economia, criar novas oportunidades de emprego ou, pelo menos, estimulá-las.
Mas, afinal de contas, o que era o Volksradio?
No dia 15 de agosto de 1933, em Berlim, durante a IFA Internationale Funk Ausstellung — Exposição Internacional de Comunicação — foi apresentado o Volksradio (rádio do povo), também conhecido como Volksempfänger (receptor do povo).
Este aparelho tinha o propósito de levar a voz do Führer a todos os lares alemães.
A constante referência ao povo, destacada pelo prefixo VOLKS (do povo), era uma característica marcante do populismo do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o NSDAP, e recorrente em sua propaganda, aparecendo consequentemente em muitos de seus objetos carregados de mensagens referentes ao partido.
O Volksradio foi uma criação de Joseph Goebbels, responsável pelo Reichsministeriums für Volksaufklärung und Propaganda — Ministério para o Esclarecimento do Povo e Propaganda do III Reich.
Abaixo um cartaz de propaganda com os dizeres ainda escritos em gótico lê-se: “Ganz Deutschland hört den Führer mit dem Volksempfänger” — Toda a Alemanha ouve o Führer com o Receptor do Povo:
Abaixo o Volksradio modelo VE 301 – VE de Volks Empfänger que custava 76.- Reichmarks (moeda da época na Alemanha). Este valor correspondia ao salário médio diário de um trabalhador da época, bastante acessível a todos o que fomentou a sua grande disseminação pela Alemanha toda atingindo plenamente o seu propósito:
Mais exemplos de VOLKS…
Volksfernseher
O Einheits-Fernseh-Empfänger E1, referido na literatura contemporânea como receptor de televisão comunitário E1, foi apresentado em 1939. Para o público, este receptor de TV preto e branco, em analogia ao Volksradio, recebeu a denominação Volksfernseher, que quer dizer “Televisor do Povo”. Um avanço incrível para a época, lembrando que a TV chegou ao Brasil em 18 de setembro de 1950.
Volkstraktor
Em 1937, Adolf Hitler ordenou à Porsche que desenvolvesse, agora em nome do governo, um trator popular. Com isso, ele dava continuidade aos seus planos de apoiar a agricultura. Tal como o Volkswagen, o trator popular deveria ser acessível e fácil de operar, incentivando a “tratorização” dos agricultores alemães.
Foram feitos vários protótipos e o projeto foi tocado adiante por algum tempo.
Volkstraktor ou Volksschlepper? A palavra “Traktor” — trator — utilizada em diversos idiomas, refere-se a um veículo destinado a puxar algo, como implementos agrícolas. Em alemão, a palavra correspondente é “Schleppen” (puxar algo para algum lugar). Consequentemente, as palavras “Traktor” e “Schlepper” são sinônimos e frequentemente utilizadas em descrições históricas.
Apesar de ser muito necessário à agricultura alemã da época que ainda dependia de animais de tração, a guerra acabou interrompendo os trabalhos de desenvolvimento do Volkstraktor. Depois da guerra a ideia continuou, mas como um empreendimento da empresa Porsche sem vínculo governamental.
AG
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