A Volkswagen do Brasil comemora hoje (18/11) 65 anos de sua fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo., que já soma mais de 14,7 milhões de veículos produzidos em sua história. A produção da unidade representa 57% dos mais de 25,7 milhões de veículos produzidos pela Volkswagen do Brasil em 71 anos. A Anchieta é um complexo industrial completo e um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos.
Inaugurada em 1959, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca. A história da Volkswagen no Brasil, no entanto, teve início em 1953, em num galpão alugado no bairro Ipiranga, em São Paulo.
A VW do Brasil foi a primeira a fundar, em 1965, um centro de desenvolvimento de veículos, desde o design até o início da produção, fora da Matriz, na Alemanha.
O Centro de Design e Engenharia conta com laboratórios avançados na Anchieta, entre os quais dinamômetros, crash-test, oficinas de protótipos, laboratório de virtualidade com realidade virtual e aumentada, câmara de intemperismo, hidropulsadores, simuladores e UX (Experiência do Usuário).
Pioneirismos na indústria automobilística
• 1988: o Gol GTI, primeiro modelo brasileiro com injeção eletrônica.
• 2000: lançamento do Gol e Parati com motor 1-L Turbo 16V com 112 cv e 15,8 m·kgf. Foi a primeira marca a introduzir o motor 1-L turbocarregado no mercado brasileiro.
• 2003: 1º motor Total Flex, com o Gol 1,6 Total Flex. A tecnologia revolucionou o setor ao permitir o uso de gasolina, álcool ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
• 2003: Fox, modelo 100% desenvolvido no Brasil e 1º carro com posição de sentar alta. Também foi exportado para a Europa.
• 2013: Fox introduziu no Brasil o motor 1-L TSI de 3 cilindros.
• 2020: Nivus foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido na Região América do Sul a ser também fabricado e comercializado na Europa, com o nome Taigo.
Em 2024, a Engenharia da Volkswagen inaugurou o mais avançado equipamento de simulação de radiação solar para avaliação de veículos e de componentes automobilísticos. Localizado no centro de testes de intemperismo da Anchieta, o simulador SoLiSi (Sonnenlichtsimulation – Sala de Simulação de Luz Solar) foi projetado para simular a radiação solar desde o nascer até o pôr do sol, em condições ambientais de temperatura e umidade relativa controladas. O equipamento foi projetado para realizar testes de intemperismo e envelhecimento de peças. Com o equipamento, testes que poderiam durar até 1 ano, são realizados em 25 dias.
Modelos icônicos
Com a inauguração da fábrica Anchieta, em 1959, teve início a nacionalização da marca. Nesse ano, o Kombi tinha 50% de partes produzidas localmente e o Fusca recebeu 54% de peças locais. Assim, os modelos foram disponibilizados com preços mais acessíveis, democratizando o automóvel.
A fábrica Anchieta também foi responsável pela produção de diversos modelos que marcaram presença nas ruas e garagens brasileiras, assim como em mais de uma centena de países que receberam modelos Volkswagen exportados a partir de 1970. Entre os carros icônicos feitos em São Bernardo do Campo, além do Fusca e do Kombi, estão o Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1/ SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros.
Linha do Tempo
1959: Inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.
1965: Inauguração do Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design na Anchieta.
1967: Volkswagen chega ao patamar de meio milhão de unidades produzidas.
1968: Produção do Sedã 1600 quatro-portas.
1969: Produção da Variant.
1970: Milionésimo Volkswagen brasileiro é produzido (VW Sedã 1300). Início das exportações.
1971: Inauguração do Laboratório de Segurança Veicular. VW é a primeira empresa a realizar crash-tests no Brasil.
1973: Fundação do Centro de Formação Profissional Senai Volkswagen.
1973: Início da produção do Brasília.
1977: Primeira fábrica no Brasil a inaugurar um Laboratório de Emissões.
1982: Início da produção da Saveiro.
1984: Introdução dos primeiros robôs na linha de montagem para produção do Santana.
1986: Fusca deixa de ser produzido.
1993: Retomada da produção do Fusca.
1994: Início da produção do Novo Gol na fábrica Anchieta.
1996: Certificação ISO 9001.
2001: Fábrica Anchieta comemora 10 milhões de veículos produzidos.
2002: Inauguração da Nova Anchieta para produção do Polo.
2005: Anchieta recebe certificação ISO 14.001 (Sistema de Gestão Ambiental).
2016: Anchieta inicia a produção de Novo Gol e a Nova Saveiro.
2017: Início da Nova Volkswagen com a produção do Novo Polo, inaugurando no Brasil a plataforma modular MQB, referência no Grupo Volkswagen.
2018: Início da produção do Virtus, primeiro carro da América Latina com inteligência artificial.
2019: Inauguração do Laboratório de Protótipo Virtual.
2020: Lançamento do Nivus, o primeiro modelo 100% desenvolvido na Região América do Sul a ser produzido e vendido na Europa (com o nome Taigo).
2022: Inauguração do Way to Zero Center para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos.
2023: Volkswagen do Brasil completa 70 anos e inicia sua ofensiva de eletrificação com o lançamento do modelo ID.4 — apresentado pela primeira vez na Anchieta, no dia do aniversário da empresa (23 de março) -, e o ID.Buzz (Kombi elétrico).
2024: Volkswagen anuncia investimentos de R$ 16 bilhões, sendo R$ 13 bilhões para as unidades paulistas, e uma nova ofensiva com 16 lançamentos até 2028 com destaque para a estreia dos híbridos, em breve, além de novidades em 100% elétricos e Total Flex. Fábricas Anchieta e Taubaté são pioneiras no uso de biometano em sua matriz energética, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 em parte do processo produtivo.
MF
(Atualizada em 20/11/24 às 9h30, correção no texto, em ‘Pioneirismos’, anos 2000 e 2013)