Antes de começar a contar esta históriA é importante contextualizar o cenário na Alemanha naqueles anos 1930.
O dinheiro previsto no contrato assinado no dia 22 de junho de 1934 entre a Reichverband der Deutsche Autoindustrie RDA), ou Associação da Indústria Automobilística Alemã do Reich, e a empresa de Ferdinand Porsche, acabou antes dos três primeiros protótipos ficarem prontos. Para dar continuidade ao compromisso de Hitler com o povo alemão, ele decidiu lançar mão do dinheiro do sindicato de trabalhadores, a Deutsche Arbeitsfront (DAF) ou Frente Trabalhista Alemã.
A DAF era comandada por Robert Ley e era uma gigantesca e importante divisão do regime nacional-socialista de então. Ela foi criada em 10 de maio de 1933, imediatamente após o desmonte dos sindicatos existentes. A DAF aglutinou sob “uma nova ordem” todos os trabalhadores e empregadores alemães, chegando a reunir 44.000 funcionários formais e 1,3 milhão de “colaboradores voluntários” e tinha 25 milhões de membros.
A DAF era custeada por contribuições dos seus membros. Por volta de 1935 ela tinha um capital de 539 milhões de Reichmarks, a moeda alemã desde 1924 e que perduraria até 20 de junho de 1948, quando a reforma monetária substituiu-a pelo marco alemão à razão de 15:1.. Com este capital, a DAF financiou sua imensa máquina burocrática, inúmeros empreendimentos comerciais e outras instituições. Inclusive, possuía o seu próprio banco.
O setor Kraft durch Freude (KdF) – Força Através da Alegria, da DAF, que era a sua maior e mais conhecida entidade, viria a ter a sua própria fábrica de automóveis para a fabricação do KdF-Wagen, em Fallersleben, Wolfsburg depois da guerra
Este acabou sendo um dos mais importantes projetos sócio-políticos encomendado por Hitler à DAF quando o projeto com Porsche já estava em andamento e precisava urgentemente de injeção de capital.
No final das contas a maior parte do projeto do KdF-Wagen, incluindo as primeiras fases da construção da fábrica, foram custeados pelas contribuições sindicais do povo alemão.
Para a construção da fábrica da Volkswagen e terminar o projeto do Volkswagen Oficial do III Reich, Robert Ley fundou, a partir do departamento KdF, a chamada GEZUVOR – Gesellschaft zur Vorbereitung des deutschen Volkswagens (Sociedade para Preparar o Carro do Povo Alemão), que logo depois do início das obras de construção da fábrica foi reorganizada como Volkswagen GmbH, ou seja, Volkswagen Limitada.
Observando a foto da colocação da pedra fundamental da Fábrica em Fallersleben, pode-se ver quem era o “dono” da fábrica deixando isto bem claro na decoração do palco do evento:
Como surgiu o logotipo VW
Em 1937, Ferdinand Porsche lançou uma competição de design interna em seu escritório que tinha como objetivo criar uma identidade visual para a empresa Volkswagen, e para o carro que ela iria produzir, então ainda chamado de KdF Wagen. Foram apresentadas várias sugestões como mostra a ilustração abaixo:
O design de Franz Xaver Reimspiess, com as letras “V” e “W” dentro de uma roda dentada, foi selecionado como o vencedor o que lhe rendeu um bônus de 100 Reichmarks O logotipo foi oficialmente registrado em 1938 e se tornou amplamente reconhecido como o símbolo da Volkswagen.
O logtipo vencedor:
A versão vencedora contém vários elementos que enfatizam as ligações com as condições políticas vigentes. As letras “V” (1) e “W” (2) de Volkswagen estão localizadas uma acima da outra, formando um monograma geometricamente correto com linhas retas e vértices. As iniciais são colocadas em uma grande engrenagem (3) que deriva do logotipo da DAF. Ela é cercada por silhuetas de bandeiras (4) que lembram asas, mas são elementos de suástica. As linhas são alongadas e agrupadas ao redor da engrenagem. No total, foram usadas quatro bandeiras com três meios-arcos pretos cada.
Este logo apesar de já ter os elementos do logotipo que se firmaria como logotipo VW definitivo era de difícil realização na prática, aparecendo basicamente nos carros só em algumas calotas do KdF-Wagen:
Logotioo simplificado de 1939 a 1945
As silhuetas de bandeiras que remetiam à suástica foram retiradas, mantendo se a engrenagem que se referia à DAF (ainda um símbolo nacional-socialista), e o resultado era de muito mais fácil execução
Este logotipo foi amplamente usado no KdF-Wagen marcando a identidade VW em muitas peças do carro, como os exemplos abaixo de um KdF-Wagen 1941 (Fotos do autor em Bad Camberg 2015):
Clique nas fotos para ampliá-las.
Logotipo de 1945 após o processo de “desnazização” realizado pelo major Ivan Hirst
Após a Segunda Guerra Mundial, a Volkswagen redesenhou seu logotipo para se distanciar de seu passado nacional-socialista. O logotipo de 1945 apresentava as letras “V” e “W” dentro de um círculo bege com uma faixa de borda marrom escura. Os elementos da engrenagem foram removidos cortando o elo com o nacional-socialismo e o design foi simplificado para criar uma aparência mais neutra e moderna.
Este redesenho marcou uma mudança significativa na marca da Volkswagen, visando estabelecer uma nova identidade para a empresa na era pós-guerra. O logotipo foi usado em vários modelos, incluindo o icônico VW Fusca, o que ajudou a solidificar a reputação da Volkswagen em todo o mundo.
Logo de 1948 já na era Nordhoff estabelecendo um padrão mundial
Esse novo logotipo é uma continuação do antigo, que foi alterado seguindo o crescimento e as tendências do setor automobilístico na Alemanha.
Os designers voltaram ao monocromático, tornando-o azul e branco. Eles também engrossaram a borda conectando os pontos mais baixos do “W” ao círculo branco interno e moveram o “V” para mais perto do “W”.
Em 1960 o logotipo VW foi “enquadrado”
Neste ano o logotipo da Volkswagen ficou ainda mais direto. Uma nova versão do símbolo apareceu na mesma coloração preta e branca com um quadrado colocado ao redor do emblema circular. Dizia-se que “o quadrado demonstrava estabilidade à medida que a empresa se tornava um contendor internacional e continuava a crescer”.
A paleta monocromática do logotipo da Volkswagen dessa época buscava mostrar “o poder da marca, uma com força duradoura”. No entanto, este logotipo “enquadrado” duraria apenas sete anos.
Em 1967 o logotipo voltou a ser “redondo”
O quadrado desapareceu, e o círculo original do logotipo da Volkswagen retornou. Esta nova versão era semelhante à de 1945. No entanto, o design minimalista agora incluía uma atualização de cor para azul e branco.
A forma redonda continua até os dias de hoje. Seguindo a prática de “atualizar” o logo da empresa de tempos em tempos, mudou se o tom de azul, introduziu se o formato 3D, e assim por diante. Na foto de abertura se pode ver como a evolução do logo prosseguiu a partir de 1978.
Surpresa! Reimspiess também desenhou o logotipo da Porsche!
Também Reimspiess permaneceu na Porsche depois da morte de seu fundador. Ele se inspirou no Brasão de Armas de Stuttgart (cavalinho preto empinando) e no Brasão de Armas de Baden-Württemberg (Württemberg-Hohenzollern 1945–1952) para criar um símbolo que representasse as raízes da empresa e seu comprometimento com a qualidade e o dinamismo.
Legenda:
1- Brasão de armas do Estado Popular Livre de Würtenberg 1918-1945
2- Brasão de armas de Stuttgart em 1938
3- Brasão de armas de Würtenberg-Hohenzollern 1945-1952
4- Esboço original do brasão da Porsche por Franz Xaver Reimspiess em 1952
O logotipo da Porsche foi registrado pela primeira vez no Escritório Alemão de Patentes em 1952. No mesmo ano, o logotipo em forma de escudo apareceu pela primeira vez no botão de buzina no volante de direção do Porsche 356. Infelizmente, o fundador da Porsche, Ferdinand Porsche, não viveu para ver esse emblema amplamente utilizado em carros Porsche.
AG
Para esta matéria foram consultados, dentre outros, os seguintes sites: carlogos.org; logos-download.com; www.logodesign.org com o trabalho da Rachel J; motorious.com com o trabalho de Jeffrey N. Ross; Wikipédia.
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