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Home AG

A HISTÓRIA DO LOGOTIPO VW

DURANTE O PROJETO DO CARRO DO POVO FOI NECESSÁRIO CRIAR UMA IDENTIDADE PARA A FUTURA VOLKSWAGEN E O CARRO

Alexander Gromow por Alexander Gromow
02/12/2024
em AG, Falando de Fusca & Afins
Fotocomposição do autor

Fotocomposição do autor





Antes de começar a contar esta históriA é importante contextualizar o cenário na Alemanha naqueles anos 1930.

O dinheiro previsto no contrato assinado no dia 22 de junho de 1934 entre a Reichverband der Deutsche Autoindustrie RDA), ou Associação da Indústria Automobilística Alemã do Reich, e a empresa de Ferdinand Porsche, acabou antes dos três primeiros protótipos ficarem prontos. Para dar continuidade ao compromisso de Hitler com o povo alemão, ele decidiu lançar mão do dinheiro do sindicato de trabalhadores, a Deutsche Arbeitsfront (DAF) ou Frente Trabalhista Alemã.

Logotipo da DAF, com uma suástica inserida numa engrenagem mimetizando uma engrenagem, remetendo à indústria

A DAF era comandada por Robert Ley e era uma gigantesca e importante divisão do regime nacional-socialista de então. Ela foi criada em 10 de maio de 1933, imediatamente após o desmonte dos sindicatos existentes. A DAF aglutinou sob “uma nova ordem” todos os trabalhadores e empregadores alemães, chegando a reunir 44.000 funcionários formais e 1,3 milhão de “colaboradores voluntários” e tinha 25 milhões de membros.

A DAF era custeada por contribuições dos seus membros. Por volta de 1935 ela tinha um capital de 539 milhões de Reichmarks, a moeda alemã desde 1924 e que perduraria até 20 de junho de 1948, quando a reforma monetária substituiu-a pelo marco alemão à razão de 15:1.. Com este capital, a DAF financiou sua imensa máquina burocrática, inúmeros empreendimentos comerciais e outras instituições. Inclusive, possuía o seu próprio banco.

O setor Kraft durch Freude (KdF) – Força Através da Alegria, da DAF, que era a sua maior e mais conhecida entidade, viria a ter a sua própria fábrica de automóveis para a fabricação do KdF-Wagen, em Fallersleben, Wolfsburg depois da guerra

Logotipo da KdF, que em seu centro tem o logotipo da organização e na parte externa tem uma hélice mimetizando uma suástica estilizada

Este acabou sendo um dos mais importantes projetos sócio-políticos encomendado por Hitler à DAF quando o projeto com Porsche já estava em andamento e precisava urgentemente de injeção de capital.

No final das contas a maior parte do projeto do KdF-Wagen, incluindo as primeiras fases da construção da fábrica, foram custeados pelas contribuições sindicais do povo alemão.

Para a construção da fábrica da Volkswagen e terminar o projeto do Volkswagen Oficial do III Reich, Robert Ley fundou, a partir do departamento KdF, a chamada GEZUVOR – Gesellschaft zur Vorbereitung des deutschen Volkswagens (Sociedade para Preparar o Carro do Povo Alemão), que logo depois do início das obras de construção da fábrica foi reorganizada como Volkswagen GmbH, ou seja, Volkswagen Limitada.

Observando a foto da colocação da pedra fundamental da Fábrica em Fallersleben,  pode-se ver quem era o “dono” da fábrica deixando isto bem claro na decoração do palco do evento:

Foto do lançamento da pedra fundamental da Fábrica da Volkswagen em 26/05/1938, com o gigantesco logo da DAF ao fundo no alto da foto (Foto: acervo histórico Revista LIFE)

Como surgiu o logotipo VW

Em 1937, Ferdinand Porsche lançou uma competição de design interna em seu escritório que tinha como objetivo criar uma identidade visual para a empresa Volkswagen, e para o carro que ela iria produzir, então ainda chamado de KdF Wagen. Foram apresentadas várias sugestões como mostra a ilustração abaixo:

Algumas das sugestões apresentadas a Porsche (Foto: livro The Origen and Evolition of the VW Beetle de Terry Shuler & others)

O design de Franz Xaver Reimspiess, com as letras “V” e “W” dentro de uma roda dentada, foi selecionado como o vencedor o que lhe rendeu um bônus de 100 Reichmarks O logotipo foi oficialmente registrado em 1938 e se tornou amplamente reconhecido como o símbolo da Volkswagen.

À esquerda, o engenheiro multitalentoso Franz Xaver Reimspiess, ao lado de Porsche, observa uma ventoinha de motor arrefecido a ar (Foto: acervo Porsche)

O logtipo vencedor:

Logo de Reimspiess

A versão vencedora contém vários elementos que enfatizam as ligações com as condições políticas vigentes. As letras “V” (1) e “W” (2) de Volkswagen estão localizadas uma acima da outra, formando um monograma geometricamente correto com linhas retas e vértices. As iniciais são colocadas em uma grande engrenagem (3) que deriva do logotipo da DAF. Ela é cercada por silhuetas de bandeiras (4) que lembram asas, mas são elementos de suástica. As linhas são alongadas e agrupadas ao redor da engrenagem. No total, foram usadas quatro bandeiras com três meios-arcos pretos cada.

Este logo apesar de já ter os elementos do logotipo que se firmaria como logotipo VW definitivo era de difícil realização na prática, aparecendo basicamente nos carros só em algumas calotas do KdF-Wagen:

Réplica de rara calota de KdF-Wagen com o logo de Reimspiess completo (Foto: eBay)

Logotioo simplificado de 1939 a 1945

As silhuetas de bandeiras que remetiam à suástica foram retiradas, mantendo se a engrenagem que se referia à DAF (ainda um símbolo nacional-socialista), e o resultado era de muito mais fácil execução

Logo de Reimspiess simplificado

Este logotipo foi amplamente usado no KdF-Wagen marcando a identidade VW em muitas peças do carro, como os exemplos abaixo de um KdF-Wagen 1941 (Fotos do autor em Bad Camberg 2015):

Clique nas fotos para ampliá-las.

Logotipo de 1945 após o processo de “desnazização” realizado pelo major Ivan Hirst

Após a Segunda Guerra Mundial, a Volkswagen redesenhou seu logotipo para se distanciar de seu passado nacional-socialista. O logotipo de 1945 apresentava as letras “V” e “W” dentro de um círculo bege com uma faixa de borda marrom escura. Os elementos da engrenagem foram removidos cortando o elo com o nacional-socialismo e o design foi simplificado para criar uma aparência mais neutra e moderna.

O pouco conhecido logo em diversas cores

Este redesenho marcou uma mudança significativa na marca da Volkswagen, visando estabelecer uma nova identidade para a empresa na era pós-guerra. O logotipo foi usado em vários modelos, incluindo o icônico VW Fusca, o que ajudou a solidificar a reputação da Volkswagen em todo o mundo.

Logo de 1948 já na era Nordhoff estabelecendo um padrão mundial

Esse novo logotipo é uma continuação do antigo, que foi alterado seguindo o crescimento e as tendências do setor automobilístico na Alemanha.

Esta versão do logotipo já se assemelha mais às versões futuras

Os designers voltaram ao monocromático, tornando-o azul e branco. Eles também engrossaram a borda conectando os pontos mais baixos do “W” ao círculo branco interno e moveram o “V” para mais perto do “W”.

Em 1960 o logotipo VW foi “enquadrado”

Neste ano o logotipo da Volkswagen ficou ainda mais direto. Uma nova versão do símbolo apareceu na mesma coloração preta e branca com um quadrado colocado ao redor do emblema circular. Dizia-se que “o quadrado demonstrava estabilidade à medida que a empresa se tornava um contendor internacional e continuava a crescer”.

Nesta alternativa a forma redonda foi envolvida por um quadrado

A paleta monocromática do logotipo da Volkswagen dessa época buscava mostrar “o poder da marca, uma com força duradoura”. No entanto, este logotipo “enquadrado” duraria apenas sete anos.

Em 1967 o logotipo voltou a ser “redondo”

O quadrado desapareceu, e o círculo original do logotipo da Volkswagen retornou. Esta nova versão era semelhante à de 1945. No entanto, o design minimalista agora incluía uma atualização de cor para azul e branco.

O primeiro logo azul, seguiram outros em outras tonalidades

A forma redonda continua até os dias de hoje. Seguindo a prática de “atualizar” o logo da empresa de tempos em tempos, mudou se o tom de azul, introduziu se o formato 3D, e assim por diante. Na foto de abertura se pode ver como a evolução do logo prosseguiu a partir de 1978.

Surpresa! Reimspiess também desenhou o logotipo da Porsche!

Também Reimspiess permaneceu na Porsche depois da morte de seu fundador. Ele se inspirou no Brasão de Armas de Stuttgart (cavalinho preto empinando) e no Brasão de Armas de Baden-Württemberg (Württemberg-Hohenzollern 1945–1952) para criar um símbolo que representasse as raízes da empresa e seu comprometimento com a qualidade e o dinamismo.

Ilustração que mostra as fontes de inspiração e o logo resultante (Foto: carlogos.org)

Legenda:
1- Brasão de armas do Estado Popular Livre de Würtenberg 1918-1945
2- Brasão de armas de Stuttgart em 1938
3- Brasão de armas de Würtenberg-Hohenzollern 1945-1952
4- Esboço original do brasão da Porsche por Franz Xaver Reimspiess em 1952

O logotipo da Porsche foi registrado pela primeira vez no Escritório Alemão de Patentes em 1952. No mesmo ano, o logotipo em forma de escudo apareceu pela primeira vez no botão de buzina no volante de direção do Porsche 356. Infelizmente, o fundador da Porsche, Ferdinand Porsche, não viveu para ver esse emblema amplamente utilizado em carros Porsche.

Logo atual da Porsche

AG

Para esta matéria foram consultados, dentre outros, os seguintes sites: carlogos.org; logos-download.com; www.logodesign.org com o trabalho da Rachel J; motorious.com com o trabalho de Jeffrey N. Ross; Wikipédia.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsFranz Xaver ReimspiessVW
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