Aion, marca de veículos elétricos da GAC, informou que o Aion UT, seu terceiro modelo projetado para o mercado global, será lançado oficialmente em fevereiro de 2025, na China. Para os interessados no compacto elétrico, a pré-venda terá início em janeiro de 2025, com preços a partir de cerca de 100.000 yuans (13.750 dólares). No mercado chinês, o Aion UT irá competir com modelos BYD Dolphin, o Geely Xingyuan e o Wuling Bingo.
O visual exterior, o Aion UT apresenta um painel frontal fechado, típicos de carros elétricos a bateria (BEV). Os faróis de formato exclusivo, contam com luzes de rodagem diurna integradas, e a disposição de luzes é bem distintas, pois lembram pálpebras. Abaixo, há um conjunto de faróis de longo alcance de formato retangular divididos em quatro segmentos. Na porção inferir do para-choque encontra-se uma grande entrada de ar.
Visto de lateral, o Aion UT traz um desenho de cintura suave e de linhas arredondadas, as portas contam com maçanetas embutidas. Na traseira, o Aion UT segue o estilo minimalista, as lanternas traseiras dispõem de luzes em formato de “C”, além de faixas reflexivas posicionadas nas extremidades do para-choque. As rodas podem ser de 16 ou 17 polegadas. O modelo mede 4.270 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.575 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.750 mm. Seu peso em ordem de marcha chega a 1510 ~1540 kg.
Entre os opcionais, a Aion oferecerá teto solar, acabamento da carroceria monocromático, pintura na coluna D, câmeras dianteira e traseira, vidros escurecidos, itens que permitem que cada comprador personalize seu veículo do seu jeito.
Por dentro, o Aion UT oferece painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas e uma tela tátil central flutuante de 14,6 polegadas. Além disso, seu sistema de infotenimento suporta conectividade de três sistemas: HiCar, CarLink e CarPlay. O porta-malas comporta 440 litros, que pode se expandir para 1.600 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Já o conjunto propulsor, o Aion UT é equipado com um único motor elétrico síncrono de ímã permanente posicionado na dianteira com potência máxima de 134 cv, que permite ao modelo atingir 150 km/h. A porta de carregamento está posicionada no para-lama dianteiro direito. A bateria de fosfato de ferro-lítio é produzida pela Yinpai Battery Technology, de propriedade da GAC. A empresa não deu detalhes sobre a capacidade de armazenamento de energia da bateria.
Aion é uma marca de carros elétricos a bateria do grupo GAC. Na China, a Aion é marca vendida do grupo. Seu primeiro modelo vendido em mercados externos foi o Aion V de segunda geração. Posteriormente, o Aion RT também passou a ser oferecido em outros mercados. O terceiro modelo é o Aion UT que terá a missão de fazer a marcar ganhar volume de vendas e disputar mercado com conterrânea BYD pela preferência do consumidor.
AN