A equipe de engenheiros da Alfa Romeo acaba de completar uma intensa sessão de testes com o protótipo 00 do novo 33 Stradale (de rua, em italiano) no circuito de Nardò para comprovar o comportamento dinâmico e desempenho em condições extremas de altíssima velocidade. Na realidade, a equipe de testes supervisionou e validou parâmetros dinâmicos como a aerodinâmica, a velocidade máxima, as temperaturas máximas, os sistemas de arrefecimento do motor e a insonorização da cabine.
Para os tetes de alta velocidade que pretendiam realizar, estava claro que a Alfa Romeo tinha que escolher o Centro Técnico de Nardò (Nardò Tech Center), um dos centros de testes e experimentação mais avançados do mundo, situado em Salento, onde as marcas de automóveis mais famosas realizam seus testes. Construído em 1975 pela Fiat, o campo de provas de Apulia estende-se por uma área de 7 km² cheia de bosques e vegetação mediterrânea e com 20 pistas de testes para atividades de avaliação e desenvolvimento de qualquer complexidade.
O complexo de testes de Nardò pertence desde 2012 á Porsche Engineering Group, uma subsidiária 100% da Porsche AG.
Destas pistas destaca-se a pista circular de 4 km de diâmetro e 12,6 km de extensão, no nível do mar. Considerada a pista circular para carros mais rápida do mundo, o circuito oferece diversas inclinações e velocidades de compensação relativas em cada uma de suas quatro faixas. Graças a seu perfil parabólico baixo, ao rodar em cada faixa à velocidade de compensação que equilibra a força centrífuga, os pilotos têm a sensação de estar numa reta infinita.
Foi nesta pista que a equipe Alda Romeo fez os testes de alta velocidade no desenvolvimento do 33 Stradale, validando a velocidade máxima objetivada de, 333 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h em menos de três segundos, Tudo isso foi possível graças aos meticulosos trabalhos que os engenheiros da Alfa Romeo realizaram na aerodinâmica, onde cada linha do escultural desenho do veículo é funcional de modo a obter a menor resistência do ar possível. A eficiente aerodinâmica facilita o trabalho motor V-6 de 3 litros biturbo que entrega mais de 620 cv ao transeixo com câmbio robotizado de 8 marchas com dupla embreagem, tração traseira e diferencial autobloqueante de controle eletrônico. O motor, uma evolução do V-6 dos carros de alto desempenho da marca italiana, é longitudinal central-traseiro e provê desempenho excepcional, tudo confirmado em Nardò.
Os testes dinâmicos no NTC foram depois de uma sessão comemorada há algumas semanas no campo de provas de Balocco na província de Vercelli a emblemática pista da Alfa Romeo que desde 1962 foi palco de desenvolvimento e preparação dos carros de corrida de alto desempenho (Autodelta) que correram em competições internacionais de F-1, DTM e Super Turismo. Nesta histórica localização, a mesma equipe de engenheiros da Alfa Romeo utilizou toda a sessão em testes específicos de média e alta velocidade, com especial atenção ao equilíbrio nas frenagens e comportamento em estrada. Por outro lado, o objetivo dinâmico do projeto sempre foi extremamente ambicioso, oferecer a melhor experiência de dirigir da categoria.
Em Balloco, o primeiro teste realizou-se em velocidade moderada para avaliar o sistema de direção e a resposta dos freios, assim como o comportamento característico assegurado pelo sistema composto pelo chassi de alumínio em H, a carroceria monobloco de compósito de fibra de carbono e a refinada configuração da suspensão. Além disso, como tudo foi projetado e orientado para a máxima integração homem-máquina, o carro oferece dois modos de condução que podem ser selecionados pelos interruptores no console central, Estrada e Pista. O primeiro é ativado ao movimentar o veículo, prioriza conforto e prazer de dirigir com entrega suave de potência, sensibilidade habitual do pedal do acelerador, suspensão branda, transmissão fluida e válvulas de escapamento ativas que só abrem acima de 4.000 rpm.
Já no modo Pista o motorista escolhe uma condução carregada de adrenalina: a potência é máxima, os pedais responsem ainda mais rapidamente, a suspensão fica mais firme, além de as trocas de marchas ficarem mais rápidas e as válvulas do escapamento serem mantidas abertas. Um dos controles de rendimento mais emocionantes desta configuração é procedimento de arrancada da imobilidade (controle de largada) apertando o botão “Quadrifoglio” no console central que atua no câmbio, no controle de tração e na potência de forma que na aceleração plena a patinagem de rodas seja evitada,
Em alguns trechos do circuito de Balloco os testadores da Alfa Romeo desligaram também o controle de tração deixando o carro com sua velocidade máxima para confirmar que o 33 Stradale consegue combinar desempenho de superesportivo com uma surpreendente facilidade de ser dirigido, inclusive por motoristas amadores. Tudo isso resulta ainda mais evocador pelo som do V-6 biturbo, uma autêntica sinfonia mecânica que envolve o interior e transmite emoções únicas a cada aceleração.
O sistema de suspensão ativa teve um papel-chave no teste, oferecendo uma combinação perfeita de conforto e desempenho. De fato, o novo carro esporte adota um esquema de suspensão de braços superpostos 100% Alfa Romeo com amortecedores ativos e direção semivirtual tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro, que proporciona um controle ótimo do volante e a máxima precisão de direção, além de gerar uma grande aceleração lateral para garantir o melhor comportamento em todas as condições de condução;
Por último, na sessão de Balloco destacou-se a capacidade dos freios para se adaptar a diferentes maneiras de dirigir, garantindo superior controle ao ponto de o novo 33 Stradale parar a partir de 100 km/h em menos de 13 metros. Tudo isso é possível graças ao sistema de freio integrado Alfa Romeo Brake-By-Wire que controla pressão de frenagem e garante estabilidade por tato do pedal. Produzidos pela Brembo para a Alfa Romeo, os freios carbocerâmicos garantem uma frenagem reativa com reduzido efeito de fading em altas temperaturas. Tanto na frente como atrás, os discos são ventilados e perfurados, associados a pinças monobloco.de alumínio de seus pistões na frente e quatro pistões, atrás.
A entrega do primeiro Stradale a um dos 33 sortudos clientes internacionais está confirmada para este mês.
BS