A Contemporary Amperex Technology Limited (CATL) revelou em 18/12 seu projeto de dois modelos de bateria padronizados, chamadas de #20 e #25, durante a conferência Choco-Swap. Durante o evento, Robert Zheng, presidente e executivo-chefe da CATL, ressaltou a importância da padronização das baterias. “Continuaremos a promover a padronização da troca de baterias – o mais importante é a padronização do tamanho da bateria”, disse o executivo.
Em (23/12), a CATL divulgou novas informações sobre seu projeto Choco-SEB (iniciais em inglês de Swapping Electric Blocks, troca de blocos elétricos). O projeto visa padronizar as trocas de baterias na China e construir 30.000 estações de troca.
Estações de troca Choco-SEB
Cada estação de troca de baterias segue um projeto padrão e são equipadas com 14 a 30 compartimentos de bateria, alcançando a maior taxa de utilização de espaço do setor. Cada operação de troca requer apenas 100 segundos, e a capacidade diária é de efetuar 822 trocas. Na prática, a troca de baterias se tornará tão fácil quanto reabastecer, mas a um custo significativamente menor. O custo para utilizar uma assinatura de troca de bateria Choco-SEB será de 0,1 yuan/km (14 centavos de dólar).
Segundo estudos realizados pela CATL, as 30.000 estações de troca, cada uma com 14 a 30 conjuntos de baterias, podem armazenar um total de 33,6 milhões de kW·h de eletricidade. Combinado com os 1,12 bilhão de kW·h de eletricidade armazenados pelos 20 milhões de veículos, cada ponto está preparado para suprir a demanda de troca de baterias, além de poder prover a energia elétrica às demandas da rede a qualquer momento.
A CATL também implementará um sistema B2G (bateria para a rede), que permite que a energia armazenada em baterias de veículos elétricos seja enviada de volta para a rede elétrica quando necessário.
Cada uma das plataformas de troca terá o sistema baseada em nuvem, a CATL pode conectar essas unidades de armazenamento de energia a redes elétricas e sistemas fotovoltaicos de parques que utilizam energia renovável. Esse sistema conectado permite carregar as baterias de forma inteligente durante horários de menor movimento para reduzir custos.
Empresas parceiras
Durante a evento, CATL anunciou oficialmente as marcas que vão compor o programa de troca de bateria: Changan, GAC, BAIC, Wuling e FAW. Os fabricantes citados divulgaram a produção seriada de 10 modelos que irão adotar baterias Choco-SEB. O cronograma de lançamentos de veículos elétricos com suporte Choco-SEB, terá início em 2025, com o lançamento do sedã Changan Oshan 520.
1) Changan Oshan 520 (lançamento no primeiro trimestre de 2025)
2) GAC Aion S (lançamento no segundo trimestre de 2025)
3) Hongqi E-QM5 (lançamento no segundo trimestre de 2025)
4) SAIC Roewe D7 (lançamento no quarto trimestre de 2025)
5) BAIC C66 (lançamento no primeiro trimestre de 2026)
6) Wuling Bingo (a confirmar)
7) Wuling Starlight (a confirmar)
8) SAIC Rising F7 (a confirmar)
9) SAIC Maxus Mifa 9 (a confirmar)
10) SAIC Maxus Dana (a confirmar)
CATL Bedrock, uma nova era de segurança para veículos elétricos
Outra novidade apresentada pela CATL foi o lançamento oficial do Bedrock Chassis, o primeiro arcabouço do tipo skate que prioriza a segurança. A gigante chinesa de baterias enfatizou que o arcabouço Bedrock suporta impacto frontal de até 120 km/h sem que haja incêndio ou explosão.
Com o projeto centrado na bateria, o Bedrock Chassis da CATL utiliza a tecnologia de integração das células da bateria ao chassi, isso permite uma concepção estrutural compartilhado entre elas. O Bedrock é capaz de absorver 85% da energia de colisão do veículo (comparado a cerca de 60% absorvido pelo chassi tradicional).
Por meio de vários avanços tecnológicos, o arcabouço Bedrock passou com sucesso no primeiro teste de segurança dupla extrema “maior velocidade + impacto mais forte” do mundo. Essa conquista permite que o chassi passe no teste de impacto frontal de poste central a 120 km/h sem pegar fogo, explodir ou passar por uma pista térmica.
Atualmente, a velocidade para teste de segurança de impacto frontal no C-NCAP (Programa de avaliação de carros novos da China) comumente aplicado é de 56 km/h, que, ao sofrer um impacto frontal nessa velocidade, gera energia de colisão equivalente a cair de um prédio de 12 metros de altura. Em comparação, um impacto frontal a 120 km/h é equivalente a cair de um prédio de 56 metros de altura, gerando uma energia de colisão 4,6 vezes maior que a de uma colisão a 56 km/h.
Três avanços tecnológicos
Para garantir a segurança, a CATL se concentrou em três pilares relacionadas ao chassi: estrutura do arcabouço, células de bateria e o sistema de alta tensão
Para conseguir isso, há um projeto integrado da carroceria e da bateria do carro com múltiplos caminhos de bloqueio para reduzir a velocidade de invasão do chassi. Aço estampado a quente (endurecimento por prensagem) de 2.000 Mpa e liga de alumínio de 600 Mpa são combinados entre si para melhorar o desempenho de segurança passiva da estrutura geral.
Para absorver parte da energia da colisão e reduzir a deformação das baterias, as células da bateria são otimizadas usando um filme isolante de alta tenacidade. Isso ajuda a reduzir o risco de fuga térmica, mas se ocorrer, gases quentes serão apenas descarregados da parte inferior, o que ajuda a reduzir a temperatura de outros componentes. Em uma colisão, o circuito de alta tensão é cortado em 0,01 segundo, e a energia residual de alta tensão é descarregada em 0,2 segundo, reduzindo assim o risco de incêndios e explosões.
Notavelmente, as células da bateria passaram por testes altamente exigentes, incluindo testes de impacto de trenó de alta velocidade a 60 km/h, testes de flexão de 90 graus e testes de serragem de avanço, a bateria não pegou fogo ou explodiu em todos os três testes. Esses testes, todos pioneiros da indústria pela CATL, elevaram os padrões de segurança das células da bateria a novos patamares.
Era da personalização
O arcabouço Bedrock não apenas redefine o padrão para segurança de chassi inteligente, mas permite que os fabricantes de veículos construam vários modelos com base em uma única arquitetura de chassi, reduzindo assim o tempo de produção em massa de um veículo dos tradicionais 36 meses ou mais para 12 a 18 meses, de acordo com a CATL.
O trem de força principal, freio por fio, direção, suspensão e módulo elétrico triplo são todos integrados no chassi do skate. A CATL diz que ele pode suportar sistemas drive-by-wire totalmente colaborativos, juntamente com assistência de direção de nível 3 a nível 4. Enquanto isso, o alcance pode exceder 1.000 km.
Além disso, o Chassi Bedrock e expande a flexibilidade do projeto por meio do processo de desacoplamento do chassi da parte superior da carroceria. A tecnologia Cell-to-Chassis (CTC) de quarta geração e a tecnologia de célula de bateria invertida aumentam a utilização do espaço do chassi, ao mesmo tempo em que reduzem o peso e o tamanho da bateria.
Na cerimônia de lançamento fi dito que a Avatr, será a primeira fabricante a utilizar o arcabouço Bedrock. Atualmente, este carro está sendo chamado pela mídia automobilística chinesa de novo modelo N plus. O novo carro deve estrear no segundo semestre de 2025.
Durante a conferência de imprensa, a CATL e a Avatr sinalizaram uma cooperação mais abrangente no futuro. A CATL é a segunda maior acionista da marca Avatr e detém uma participação de 14,1%. Já a Changan, maior acionista, é contemplada com uma participação de 41%.
AN