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LYNK & CO Z20, O SUVE ELÉTRICO QUE OFERECE POTÊNCIA DE 340 cv E PREÇO INICIAL DE 18 MIL DÓLARES NA CHINA

O Z20 É O SEGUNDO MODELO ELÉTRICO A BATERIA DA MARCA, DEPOIS DO SEDÃ Z10 E ALÉM DA CHINA SERÁ VENDIDO NA EUROPA COMO Z02 COM POTÊNCIA DE 272 cv

Anderson Nunes por Anderson Nunes
26/12/2024
em AN, ELETROentusiastas, Notícias
Fotos: lynkco.com

Fotos: lynkco.com





A Lynk & Co lançou oficialmente o Z20 na China. Trata-se do primeiro suve elétrico a bateria (BEV) da marca, com o qual pretende entrar num novo segmento de mercado. O Z20 é o segundo modelo elétrico a bateria da Lynk & Co depois do sedã Z10, de quem toma emprestado o arcabouço “Arquitetura de Experiência Sustentável” (SEA), visto em outros modelos do Grupo Geely como. por exemplo, Volvo e Zeekr. O catálogo de modelos da fabricante chinesa ainda conta com o suve 08 (PHEV), o sedã médio 07 (PHEV) e o sedã compacto 03 (motor a combustão e elétrico plug-in).

O Lynk & Co. Z20, é segundo veículo elétrico a bateria (BEV) da marca e o primeiro carro lançado sob a propriedade da Zeekr, marca de luxo do Grupo Geely (Foto: lynkco.com)

A Geely e a Volvo criaram a Lynk & Co em 2017, como uma marca focada em consumidores  jovens . Ela adota o modelo de vendas direta ao consumidor na maioria dos mercados, em contraste com o modelo tradicional de concessionária. A Lynk & Co também oferece serviços de assinatura de veículos. Em novembro de 2024, a Zeekr, também de propriedade da Geely e que atua no segmento de veículos elétricos de luxo, adquiriu participação majoritária de 51% na Lynk & Co iniciou sua transição para a linha de veículos elétricos.

Lynk & Co Z20

O Z20 é um suve compacto de visual dinâmico e diferenciado, que adota linhas exibidas pelo carro-conceito The Next Day (O Próximo dia). Na parte dianteira, o Z20 exibe luzes de rodagem diurna típicas da Lynk & Co afiladas e posicionadas próximas ao capô, os faróis principais são alocados nas extremidades do para-choque. Na lateral, o Z20 é adornado com acabamentos em preto brilhante, maçanetas embutidas e retrovisores externos montados em suportes, dando um toque de esportividade.

A linha das janelas avança acentuadamente até o final das portas traseiras, funde-se com a coluna traseira, formando uma linha de teto inclinada. Um detalhe interessante é o distinto bloco traseiro com lanternas proeminentes e o defletor integrado. Nesta peça encontram-se as lanternas de LED divididas em quatro segmentos com uma faixa que percorre todo o perímetro. As rodas podem ser de 18 e 19 polegadas. O catálogo de cores oferece sete tons: preto, cinza, vermelho, bege, branco, azul e rosa.

O visual traseiro adota um estilo vanguardista, com lanternas de largura total integradas ao defletor, incorporando indicadores de direção, luzes de ré e luzes de posição. (Foto: lynkco.com)

O suve mede 4.460 mm de comprimento, 1.845 mm de largura e 1.573 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.755 mm. Seu peso é de 1.890 kg. Graças ao formato aerodinâmico da carroceria, o modelo ostenta um coeficiente de arrasto (Cx) 0,25. Para efeito comparação, Zeekr X, que adora o mesmo arcabouço, apresenta um Cx) 0,28. Um Cx mais baixo significa menos consumo de energia e maior alcance.

Interior modular

O interior do Z20 apresenta o conceito minimalista já visto em outros veículos do Grupo Geely. Há duas telas de cristal líquido (LCD), para o motorista há um painel de instrumentos de 10,2 polegadas, no console central encontra-se o monitor de 15,4 polegadas de alta definição com tela tátil. O console central apresenta uma fina faixa de 63 unidades de LED. O sistema operacional é Flyme Auto, que pode sincronizar dados sem a necessidade de cabos, além de poder conectar a rede 5G. Já o sistema de áudio é Harman Kardon e conta com 14 alto-falantes.

O amplo interior, possibilita que o banco do passageiro possa ser reclinado, além disso, o console central adota uma estrutura modular, que poder ser um porta-copos, frigobar e descansa-braço (Foto: lynkco.com)

Outro recurso interessante oferecido pelo Z20 é o descansa-braço modular batizado de Co:Box que oferece diversos arranjos e compartimentos de arrumação. Num dia quente, o proprietário pode retirar completamente o Co:Box do carro e substituí-lo por um módulo frigorífico. Ou ele pode deixar o espaço completamente vazio, por exemplo, para colocar uma mala no espaço entre os bancos.

Para quem apreciar viajar, o Z20 oferece o porta-malas dianteiro com capacidade para armazenar 23 litros. O bagageiro traseiro pode transportar 450 litros e com os bancos da segunda fileira rebatidos a capacidade atinge os 1.410 litros. Há também o sistema V2L de 3,3 kW para conectar dispositivos externos.

Trem motriz

O novo suve chinês adota um único motor elétrico posicionado no eixo traseiro de potência máxima de 340 cv e torque máximo de 38 m·kgf. A velocidade máxima é fixada em 190 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,3 segundos.

Na China, o Z20 é equipado com bateria LFP de 61,5 kW·h. O consumo de energia é de 12,9 kW·h por 100 km (ou 129 W/km), o que significa que o alcance máximo é de 476 km. O Z20 possui arquitetura de 400 V e velocidade máxima de carregamento de 300 kW. Isso permite que o Z20 carregue de 10 a 80% em 15 minutos, o que, segundo Lynk & Co equivale a um alcance de 370 km.

Como curiosidade, a Lynk & Co terá uma variante europeia batizada de Lynk & Co 02 Esse modelo não  compartilhará o mesmo trem motriz da versão vendida na China. Em vez disso, ele adota um motor elétrico de 272 cv e 35 m·kgf. Este motor elétrico é alimentado por uma bateria NMC ternária de 66 kW·h com uma potência de pico de carga de 150 kW. Ele carrega de 10 a 80% em 30 minutos.

No interior, o volante do Z20 traz um desenho exclusivo, o painel de instrumentos mantém a linguagem visual atual dos carros chineses com a tela central flutuante, o sistema operacional Flyme Auto é da Meizu, fabricante de telefones celulares, do Grupo Geely. (Fotos: lynkco.com)

Versões e preços

O Lynk & Co Z20 está disponível em três níveis de acabamento: Pro, Max e Max Daily Edition. Sua faixa de preço é de 138.900 a 153.900 yuans (19.000 a 21.100 dólares). Na fase de lançamento, a marca oferecerá bônus aos clientes que encomendarem o modelo até 31 de janeiro de 2025, receberão um desconto e os preços serão reduzidos para 135.900 a 150.900 yuans (18.600 a 20.700 dólares).

AN







Tags: carro elétricocarros chinesesEletroentusiastasveiculos eletricos
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