Uma grande polêmica que poderia ter sido evitada se os responsáveis pela divulgação desta foto, da maneira que foi feita por anos, a tivessem analisado. Mas isto não aconteceu e por décadas a divulgação oficial da fábrica desafiou a realidade para a consternação de quem sabia que aquilo estava errado.
A foto oficial de fábrica em questão com sua legenda, acompanhada do logotipo VW, diz: “Em janeiro de 1959, saem da fábrica Anchieta os primeiros Fuscas brasileiros, com índice de nacionalização de 54%”.
Mesmo sem ter a comprovação da origem verdadeira desta foto, que veremos adiante, ressalta aos olhos que este lote de VW Fuscas tinha janelas traseiras ovais que na Alemanha foram fabricadas até 1958, quando surgiram as janelas traseiras maiores e de formato retangular.
Ora, os VW Fusca nacionais “nasceram” em 3 de janeiro de 1959 já com as janelas traseiras iguais às dos alemães, retangulares. Fato que os aficionados da marca estavam cansados de saber. Mas não adiantava contestar, a fábrica se mostrava irredutível.
A comunicação do lançamento do VW Fusca, que na época era chamado simplesmente de “Volkswagen” ocorreu com uma campanha de anúncios nos maiores jornais brasileiros. E a data deste lançamento foi 7 de janeiro de 1959.
O anúncio era padronizado e só tinha uma personalização no retângulo inferior esquerdo onde eram colocados os nomes das concessionárias que estariam vendendo o VW Fusca brasileiro a partir daquela data. No exemplo abaixo, publicado pelo jornal O Globo da cidade do Rio de Janeiro, foram citadas as concessionárias: Auto Modelo S.A. e Rio Motor S.A. Depois este anúncio apareceu em cores em diversas revistas brasileiras.
Neste anúncio se lê: “Hoje nas estradas do Brasil — VOLKSWAGEN BRASILEIRO — em sua classe, o carro mais vendido em todo o mundo!”. Algo diferente foi a indicação do preço: Cr$ 496.000,00 no corpo do anúncio, o que não se costumava fazer no Brasil.
Para saber o que isto significava eu procurei dados históricos. Em 1959, pasme, um dólar americano equivalia a 146,00 cruzeiros da época; portanto um VW Fusca brasileiro valia US$ 3.384,25, posto fábrica, em São Bernardo do Campo, SP.
Pois bem, o modelo brasileiro custava bem mais que o VW Beetle na mesma época nos EUA, onde seu valor aproximado era de US$ 1.595,00.
A imprensa também chamou a atenção para as janelas traseiras maiores no VW Fusca brasileiro
Como reportou o Jornal do Brasil em 16 de janeiro de 1959:
O texto desta notícia é o seguinte (a reprodução dos textos das notícias é feita também para permitir que os leitores do estrangeiro possam se inteirar do assunto através das respectivas traduções):
LANÇADO O VOLKSWAGEN BRASILEIRO
Sem qualquer solenidade oficial, a Volkswagen do Brasil colocou esta semana no mercado, através de seus revendedores, o automóvel fabricado segundo o plano aprovado pelo GEIA. Idêntico aos automóveis fabricados na Alemanha, o Volkswagen brasileiro distingue-se dos modelos Volkswagen dos anos anteriores pela janela traseira, mais ampla e mais larga (meu grifo). A Volkswagen do Brasil, que é a primeira fábrica Volkswagen instalada fora da Alemanha, produzirá, segundo previsões, 11.000 carros de passeio e 7.500 peruas “Kombi” este ano, contra 4.819 veículos produzidos em 1958. O auspicioso lançamento do Volkswagen brasileiro coincide com o sexagésimo aniversário do Professor Nordhoff. Presidente da Volkswagen do Brasil e Diretor-Geral da Volkswagen Werke.
[Fim da reprodução da nota do Jornal do Brasil]
Quem redigiu esta nota cometeu erros, a saber:
-O Professor Heinrich Nordhoff não era o presidente da Volkswagen do Brasil, quem ocupava este cargo na época era Friedrich Wilhelm Schultz-Wenk.
-O aniversário de Nordhoff era em 6 de janeiro e o VW Fusca brasileiro foi lançado no dia 7 de janeiro; e sim, Nordhoff completou 60 anos em 1959. Mas isto não fazia sentido algum em relação ao contexto da nota.
Curiosidade aleatória: na cidade de São Paulo/SP existe a “rua Professor Heinrich Nordhoff”, ela fica no Jardim Modelo na Vila Constança e liga a Av. Luís Stamatis à Rua Dr. Mário de Sousa Queirós, numa extensão aproximada de cem metros. Também existe a “rua Schultz-Wenk”, no bairro Demarchi em São Bernardo do Campo, perto da fábrica Volkswagen. É uma rua relativamente longa que sai da rua Centenário do Sul, margeando um córrego, e que acaba num trecho sem saída.
A rampa de descida dos carros que aparece na “foto famosa” já não existia em 1959
Outro aspecto que desqualifica a legenda da VW na “foto famosa” é que com o rápido crescimento da fábrica a tal rampa de descida dos carros sumiu, passando a ser uma passagem para a ala ao lado. Veja:
Legenda:
Seta vermelha: direção da Rodovia Anchieta
Seta azul: entrada de material pela área das prensas
Seta amarela: rampa de saída dos veículos prontos.
O avanço da construção da fábrica foi rasante. Em 1959 a primeira ala estava sendo ampliada na área das prensas. Uma nova ala surgiu ao lado da primeira. Com isto a rampa de saída dos carros foi demolida, veja a foto abaixo:
As fotos acima foram tiradas de ângulos diferentes, mas setas mostram as mesmas posições da foto da situação em 1957, sendo que a amarela mostra onde era a rampa de descida de veículos prontos, VW Kombi nacionais e Fuscas montados em CKD ou importados prontos; e que acabou sendo demolida.
A “foto famosa” mostra mais de 20 carros: qual era a produção de VW Fuscas na época?
A “foto famosa” dos VW Fuscas descendo a rampa da primeira ala que ficou pronta na Fábrica Anchieta da Volkswagen em São Bernardo do Campo dá a impressão de uma produção maciça de VW Fuscas, só que não. Adiante veremos o porquê desta quantidade de carros.
Uma das minhas buscas ainda em aberto é por uma foto do primeiro VW Fusca fabricado na linha de montagem, foto que eu acho que não existe mesmo. Ainda nesta busca, há uns anos, fui ao Centro de Memória de São Bernardo do Campo para pesquisar jornais da época.
Uma das coisas que encontrei foi uma reportagem no jornal A Vanguarda, edição de 24.01.1959 (naquela época alguns jornais eram semanais ou quinzenais) com o título “Visita a Volkswagen a Reportagem da O.V.C.” (O.V.C. – Organizações Victor Costa que possuía uma emissora de TV – Canal 5 que depois foi vendida para a Rede Globo):
O texto desta reportagem é o seguinte:
Visita a Volkswagem a Reportagem da O. V. C.
Na tarde do dia 14 do corrente em caravana formada pela equipe de reportagem da O. V. C. e da TV Canal 5
Na tarde do dia 14 do corrente em caravana formada pelo prefeito municipal, vereadores e jornalistas de São Bernardo e demais pessoas, foi feita uma visita a indústria Volkswagen. Tomando parte na caravana, estiveram presentes os repórteres da O.V.C. e da TV Canal 5, chefiada pelo sr. Evaldo de Almeida Pinto. A visita que teve início às 15 horas, prolongou-se até às 17 horas, dando assim a oportunidade aos visitantes de verificar de perto a construção e montagem dos automóveis de passageiros “VOLKSWAGEM” e da “perua” “Kombi”. Fomos informados na ocasião por uma pessoa autorizada, de que a produção diária do automóvel VOSKSWAGEM, é de 20 unidades (meu grifo), até que se conclua o novo pavilhão em construção para o aumento de produção. Após terminada a visita, o Prefeito Aldino Pinotti ofereceu aos repórteres e demais membros da comitiva, um jantar na Cantina São José.
Nota do autor: Mantive os enganos na grafia da palavra Volkswagen no texto.
[Fim da reprodução da reportagem do A Vanguarda]
Esta reportagem informa que a produção do VW Fusca era de 20 unidades diárias. À medida que os carros iam ficando prontos eles eram levados para fora da área de fabricação. Portanto se a rampa ainda existisse estariam saindo alguns carros de vez em quando, não a fila compacta de carros que a “foto famosa” mostra. Mais um motivo que desqualifica esta foto como sendo dos primeiros VW Fusca nacionais.
Mas, o que eram aqueles carros pretos de janela traseira oval descendo a antiga rampa da primeira ala construída?
Para confirmar, de maneira irrefutável que tal divulgação da “foto famosa” nunca correspondeu à legenda divulgada pela fábrica apresento o material abaixo publicado pelo O Globo em 11/03/1957. Note bem, esta foto é de 1957 e trata de carros importados prontos e sim, de janelas traseiras ovais!!!
Reprodução do texto desta notícia na grafia da época:
DA VOLKSWAGEN PARA A RADIO-PATRULHA PAULISTA – Seguindo as determinações do Executivo Estadual, a Polícia de São Paulo acaba de importar 40 automóveis Volkswagen que, imediatamente, serão incorporados ao serviço de Rádio-Patrulha. Na foto, flagrante da entrega das novas unidades, sensível refôrço para o policiamento da Capital bandeirante, logo após sua última revisão, efetuada na Fábrica Volkswagen da Via Anchieta.
[Fim da reprodução do texto da nota de março de 1957 do O Globo]
Existe outra nota, também de O Globo publicada no dia 19 de março de 1957, falando sobre o mesmo assunto:
Reprodução do texto desta nota:
Volkswagen na R. P. de S. Paulo SÃO PAULO, 19 (Especial para O GLOBO) – De acordo com plano aprovado pelo Governo, dos quarenta automóveis Volkswagen adquiridos para a Polícia paulista, 34 serão destinados à Rádio Patrulha; 2 para a Diretoria do Serviço de Trânsito; 1 para o Gabinete Médico- Legal; e 3 para o gabinete do secretário da Segurança Pública (1 para reserva e os outros dois em substituição a “sedans” transferidos para outros setores do policiamento).
[Fim da reprodução da nota de 19 de março de 1957]
Não restam dúvidas que a de legenda colocada pela fábrica na tal “foto famosa” não era e nem podia ser verdade.
Meus agradecimentos ao Jason Vogel, amigo de longa data, pesquisador por hobby com competência profissional. Ele tem contribuído com suas pesquisas também para o meu trabalho.
O cálculo do preço do primeiro VW Fusca em dólares da época e a busca do preço de um VW Beetle nos EUA em 1959, foram feitos com a ajuda da I.A. Aria do navegador Opera.
Em tempo,
Aproveito a oportunidade para desejar a todos Boas Festas!
AG
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