• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

“CNH” DA F-1 PODE CUSTAR MAIS DE US$ 1 MILHÃO

EMISSÃO DA SUPERLICENÇA LEVA EM CONTA PONTAÇÃO DO PILOTO NO ANO ANTERIOR. BORBOLRTO VAI PAGAR R$ 75 MIL.

identicon por Wagner Gonzalez
24/12/2024
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, ZC




Não basta ter uma vaga de piloto titular de uma das 10 equipes inscritas no Campeonato Mundial de F-1: para disputar o calendário de 24 provas Max Verstappen e seus 19 rivais devem solicitar a superlicença, documento emitido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e que é renovado anualmente. Tal processo é praticado em todos os países filiados à entidade e em diferentes categorias. No Brasil licença mais barata emitida pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) custa R$ 174,00, número irrisório quando comparado ao praticado a Max Verstappen e companhia. Para ter sua “CNH de competição” válida para 2025 o holandês teve que desembolsar US$ 1.079.448,00, valor que, dependendo do câmbio praticado no final do ano supera R$ 6,6 milhões.

Verstappen economizou US$ 317 mil na renovação de sua carteira (Foto: Red Bull)

Dinheiro, porém, não é tudo. O brasileiro Gabriel Bortoleto, que disputará seu primeiro GP em março, na Austrália, teve que provar sua habilidade em categorias de acesso reconhecidas pela FIA e acumular 40 pontos. Esse índice garante a superlicença é foi conquistado quando ele conquistou o título de campeão da F-2. Apesar dessa conquista e de ter vencido também a F-3 em 2023, Bortoleto terá que desembolsar exatos US$ 12.097,00 para sua “CNH” de competição, quantia igual à cobrado do italiano, também estreante, Kimi Antonelli e de Jack Doohan. O australiano estreou no GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada de 2024, mas ainda não marcou seu primeiro ponto.

O valor cobrado para a emissão da superlicença de um piloto de F-1 varia em função do seu resultado na temporada anterior. Para definir o montante exato a FIA parte de uma taxa básica – os tais US$ 12.097,00 ou cerca de R$ 75.000,00 — mais o número de pontos marcados no campeonato multiplicado por US$ 2.443,00 (R$ 14.804,58). Se você acha que o preço da superlicença do holandês é muito alto, em 2025 ele está economizando cerca de US$ 317 mil: em 2023 ele marcou 575 pontos e este ano “apenas” 437.

Para as equipes os valores são mais altos: a taxa básica cobradas aos construtores é de US$ 680.203,00 mais o número de pontos somados por seus pilotos multiplicado por US$ 6.799,00. No caso da McLaren, equipe campeã de 2024, esse índice sobe para US$ 8.161,00 por ponto. Mesmo assim, o boleto enviado à equipe papaia, onde consta US$ 6.115.429,00 no espaço identificado como valor a pagar é bem menor que os US$140 milhões que ela receberá por seu resultado nesta temporada.

Confira quanto cada piloto vai pagar

Max Verstappen – US$ 1.079.448,00
Lando Norris – US$ 925.779,00
Charles Leclerc – US$ 881.805,00
Oscar Piastri – US$ 725.453,00
Carlos Sainz Jr – US$ 720.567,00
George Russell –US$ 610.632,00
Lewis Hamilton – US$ 556.886,00
Fernando Alonso – US$ 183.107,00
Pierre Gasly– US$ 114.703,00
Nico Hulkenbeg – US$ 112.260,00
Yuki Tsunoda – US$ 85.387,00
Lance Stroll – US$ 70.729,00
Esteban Ocon – US$ 68.286,00
Alex Albon – US$ 41.413,00
Oliver Bearman – US$ 29.198,00
Liam Lawson            – US$ 21.869,00
Gabriel Bortoleto – US$ 12.097,00
Jack Doohan – US$ 12.097,00
Kimi Antonelli – US$ 12.097,00

Quanto cada escuderia vai pagar

McLaren – US$ 6.115.429,00
Ferrari – US$ 5.113.151,00
Red Bull – US$ 4.684.814,00
Mercedes – US$ 3.862.135,00
Aston Martin – US$ 1.319.309,00
Alpine – US$ 1.122.138,00
Haas – US$ 1.074.545,00
Racing Bulls – US$ 992.957,00
Williams – US$ 795.786,00
Sauber – US$ 707.399,00

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram







Tags: BortoletoCampeonatoF-1GabrielmclarenMundialSauberSuper licençaVerstappen
Próximo
Mustang Mach-E GT Performance 2024 (Fotos: Divulgação Ford)

FORD INICIA A VENDA DO MUSTANG MACH-E GT PERFORMANCE 2024

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17