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Home Avaliações

JAC HUNTER, MAIS UMA PICAPE MÉDIA PARA TRABALHO E LAZER

A NOVA JAC HUNTER CHEGA PARA SER A MAIOR ENTRE AS PICAPES MÉDIAS

identicon por Gabriel Marazzi
08/12/2024
em Avaliações, GB, GM, Lançamentos
A picape JAC Hunter é a aposta da marca no segmento das picapes médias a combustão (Foto: divulgação JAC)

A picape JAC Hunter é a aposta da marca no segmento das picapes médias a combustão (Foto: divulgação JAC)





A SHC, empresa de Sergio Habib que importa e comercializa veículos da marca JAC, não acredita mais na ascensão do mercado de elétricos, ou, pelo menos, não da forma com que se alardeou no início – e se continua alardeando. Assim, mesmo com uma extensa linha atual de veículos eletrificados, sendo três automóveis, três vans, cinco caminhões e seis ônibus, todos 100% elétricos, a aposta desta vez é uma picape média a combustão, sem qualquer assistência elétrica no trem de força.

A nova picape JAC Hunter acaba de ser lançada e se posiciona como a maior picape média do segmento, graças a algumas medidas superiores às das principais concorrentes, como, por exemplo, a altura de 1.920 mm, 6 mm mais do que a segunda picape mais alta, ou a largura de 1.970 mm, 2 mm mais larga que a segunda colocada nesse ranking. Não é, no entanto, a picape média mais comprida e nem a de maior distância entre-eixos do mercado.

A JAC Hunter é uma bela picape, bem ao gosto dos usuários desse tipo de veículo, com bom porte e com soluções estéticas sem exageros. Os faróis e as luzes de rodagem diurna de LED formam um conjunto harmônico e constituem a assinatura dianteira do veículo. Não foge, no entanto, do padrão visual das picapes de sua categoria.

A JAC Hunter tem capacidade de carga de 1.400 kg (Foto: divulgação JAC)

Se nas medidas lineares a picape JAC Hunter não leva tanta vantagem assim, na capacidade de carga a história é diferente. Capaz de carregar 1.400 kg, esse valor é bastante superior aos de suas concorrentes, que variam de 1.000 kg a 1.049 kg. Com suspensão traseira de eixo rígido e feixes de molas longitudinais, haverá, no futuro, uma versão com molas traseiras helicoidais, que promete ser bem mais confortável para os ocupantes, porém com capacidade de carga 400 kg menor. Será uma questão de opção.

O interior da Hunter segue a tendência dos carros atuais, sem alguns exageros tecnológicos que transformam alguns veículos em algo parecido com uma nave espacial. É perfeita para o gosto mais conservador dos picapeiros. O acesso à cabine conta com um estribo e pelas alças internas nas colunas dianteiras. Pode não parecer, mas são dois itens que facilitam muito o conforto na hora de entrar e sair do veículo. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos de seis direções para o motorista e quatro para o passageiro. Há aquecimento em ambos. O banco traseiro é espaçoso, porém, como característica das picapes de cabine dupla, na Hunter o assoalho é alto e mantém as pernas dos ocupantes muito dobradas.

O interior é confortável e o acabamento de bom gosto (Foto: divulgação JAC)

O bom gosto domina o visual interno, desde o revestimento de bancos e portas até à distribuição dos instrumentos de painel. Um belo console central reúne os principais comandos, como o seletor de marchas em forma de joystick, o seletor giratório dos tipos de tração (4×2, 4×4 e 4×4 reduzida), o botão de seleção de modos de condução (Rain, Eco, Normal e Sport) e o acionamento do freio de estacionamento eletromecânico. Há ainda botões para desabilitar o controle de estabilidade e acionar os desembaçadores dos vidros.

Os comandos no console central são bem fáceis de usar (Foto: divulgação JAC)

Acima desse console, o enorme mostrador de 13 polegadas da central multimídia é um tanto exagerado, sendo, no entanto, uma exigência de qualquer carro moderno bem conectado. O painel do motorista é de 7 polegadas e pode ser personalizado. As modernidades obrigatórias estão lá, como as conexões para celulares e o carregador sem fio, mas há também — ainda bem — controles do ar-condicionado por botões físicos.

A tela central permite visualização 360º do veículo com as quatro câmeras externas, o que, juntamente com os sensores de estacionamento, é instrumento imprescindível em manobras, face às dimensões da picape.

A JAC Hunter tem bom porte e soluções estéticas sem exageros (Foto: divulgação JAC)

De acordo com o importador, a JAC Hunter obteve cinco estrelas no teste de colisão Ancap (Australasian New Car Assessment Program), programa de avaliação de veículos para a Austrália e Ásia, com itens de segurança como quatro freios a disco, seis bolsas infláveis e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

O preço de lançamento da picape JAC Hunter é de R$ 239.900 para as primeiras mil unidades, sendo que as seguintes terão o valor de tabela, que é de R$ 259.900. A JAC garante um sistema de manutenção com oficinas autorizadas e treinadas espalhadas por todo o país, inclusive em regiões remotas onde uma concessionária não seria viável. Ainda assim oferece uma garantia total, sem limite de quilometragem, de oito anos.

GM

 

Avaliação dinâmica, por Gerson Borini

JAC HUNTER, A PICAPE QUE UNE FORÇA E VIGOR

A JAC Hunter chegou ao mercado brasileiro com a promessa de ser uma opção robusta e moderna no disputado segmento de picapes médias. Com design imponente, tecnologias avançadas e um motor turbodiesel de respeito, a picape chinesa tem chamado a atenção. No entanto, durante a avaliação dinâmica, algumas características ficaram evidentes, revelando pontos fortes e algumas arestas a serem lapidadas.

Suspensão: foco na carga, não no conforto

Um dos aspectos que mais chama a atenção na JAC Hunter é a configuração da suspensão traseira, que utiliza feixe de molas, uma solução tradicional nas picapes médias voltadas para trabalho pesado. Esse sistema é conhecido por sua durabilidade e capacidade de suportar grandes cargas, sendo ideal para quem utiliza o veículo no transporte de carga ou em terrenos mais exigentes.

Contudo, essa robustez tem seu preço. Em condições de uso urbano ou em estradas com irregularidades, a rigidez do feixe de molas compromete significativamente o conforto, especialmente aqueles que viajam no banco traseiro. Os impactos das irregularidades do piso são transmitidos diretamente para a cabine, tornando a experiência de viagem menos agradável. Para quem pretende utilizar a picape como veículo familiar ou em viagens longas, esse pode ser um ponto negativo importante.

A calibração dos coxins de cabine seria outro elemento que filtraria as imperfeições do solo e que afetam o conforto de rodagem e que poderia ser melhorada. Fabricantes tradicionais de picape média já utilizam coxins hidráulicos, dando melhor controle nas movimentações verticais e laterais, oferecendo maior conforto.

Motor e câmbio: integração de destaque

No que diz respeito ao conjunto motriz, a JAC Hunter apresenta um ponto positivo indiscutível. Sob o capô, encontramos um motor turbodiesel de 2 litros capaz de entregar 191 cv e 46,9 m·kgf. O motor  se destaca pela entrega linear de força e pela boa resposta em baixas rotações, atributos fundamentais para uma picape que se propõe a enfrentar tanto o trânsito urbano quanto aventuras off-road.

Esse desempenho é potencializado pela excelente integração com o câmbio automático epicíclico ZF de oito marchas. O câmbio se mostrou ágil e preciso nas trocas, adaptando-se bem a diferentes situações de condução. Em aclives, descidas e ultrapassagens, a caixa responde de forma rápida e eficiente, evitando trancos ou hesitações.

A nota destoante fica para o conta-giros de leitura digital, uma vez que a mudança rápida dos números não permite acompanhar ao aumento de rotação pela visão periférica, comum quando a leitura é analógica, em que se  acompanha o movimento do ponteio..

No trecho fora de estrada com piso escorregadio, o sistema de tração 4×4 reduzida foi capaz de manter a tração do veículo em descida íngreme e com piso escorregadio, mesmo com pneus do tipo misto.

GB

 

FICHA TÉCNICA DA PICAPE JAC HUNTER HD 4×4 AT 2.0CTI DIESEL
MOTOR
Designação HFCDB-2EI
Construção 4 cilindros em linha, dianteiro longitudinal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, dopo comando de válvulas, acionamento por corrente 16 válvulas, turbocarregador com interresfriador, injeção eletrônica no duto, common rail, diesel
Cilindrada (cm³) 1.999
Diâmetro e curso (mm) 83 x 92,4
Taxa de compressão (:1) 17,5
Potência máxima (cv/rpm) 191 / 3.600
Torque máximo (m·kgf/rpm) 46,9 / 1.500~2.500
Corte de rotação(rpm) 4.500
Controles de emissões Filtro de material particulado, recirculação dos gases de escapamento, redução catalítica seletiva
TRANSMISSÃO
Tração 4×2, 4×4 temporária, 4×4 reduzida temporária
Câmbio ZF 8HP automático epicíclico de 8 marchas com trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora, sobe marcha para frente
Relações das marchas (:1) n.d.
Relação de diferencial (:1) 4,1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, feixe de molas semielípticas de 2 estágio e, amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva (m) 12,4
Relação de direção (:1) n.d..
FREIOS
Atuação Hidráulica, duplo circuito paralelo, assistência a vácuo por bomba dedicada
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado /n.d.
Traseiros (Ø mm) Disco / n.d.
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 7,5J x 18 (estepe: aço)
Pneus inclusive estepe 265/60 R18
CONSTRUÇÃO
Tipo Picape, cabine dupla, 4-portas, 5 lugares, carroceria e caçamba sobre chassi
CAPACIDADES (L)
Caçamba 1.136
Tanque de combustível 80
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 2.050
Capacidade de carga 1.400
Bruto total 3.450
Rebocável (sem freio/com freio) 4.200 / 5.250
Bruto total combinado 5.250
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 5.330
Largura (sem/com espelhos) 1.965 / n.d.
Altura 1.920
Distância entre eixos 3.110
Bitola dianteira/traseira 1.610 / 1.610
Distância mínima do solo 240
Caçamba (comprimento/largura/altura) 1.520 / 1.590 / 470
ÂNGULOS
Entrada/saída (º) 27 / 23
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 11,9
Velocidade máxima (km/h) 185
Capacidade de rampa (%) 50 (com carga máxima)
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (NO EXTERIOR)
Cidade (km/l) 10,6
Estrada (km/l) 11,6

 

CONTERÚDO DA PICAPE JAC HUNTER HD 4×4 AT 2.0CTI DIESEL
Abertura das portas e alarme antifurto por sensor de aproximação na chave
Acendimento automático dos faróis
Ajuste elétrico da altura dos faróis
Apoio de braço central no banco traseiro
Ar-condicionado digital
Assistente de partida em aclive
Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação do encosto
Bancos de couro (dianteiros ventilados)
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina (6)
Câmbio automático de 8 marchas com opção de trocas  de marchas manuais
Câmera de ré digital de alta resolução
Câmera panorâmica 360º com visão 3D
Carregador de bateria de telefone celular por indução (sem fio)
Central multimídia tipo iPad com tela tátil de 13” HD com conectividade Bluetooth
Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionador e alerta de afivelamento
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos retráteis
Conectividade Apple CarPlay/Android Auto Smartphone
Console entre os bancos dianteiros com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos
Conta-giros de leitura digital
Controlador automático de velocidade de cruzeiro adaptativo
Controle de descida
Controle de estabilidade e tração
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Entradas USB traseiras (duas) – USB-C e USB-A para carregamento
Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, repetidoras de setas integradas e rebatimento  elétrico
Estrado de teto
Estribo plataforma de alumínio
Faróis de neblina de LED
Faróis e lanternas em LED
Farol alto automático
Imobilizador de motor
Interior com detalhes em couro na cor café (marrom escuro)
Luz de acompanhamento
Luzes de rodagem diurna de LED
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro
Modos de condução (Normal, Econômico, Esporte, Lama)
Monitoramento da pressão dos pneus
Painel de instrumentos de LED de 7” configurável através de comando no volante
Partida do motor e acionamento do ar-condicionado por controle remoto
Porta objetos central com sistema de refrigeração
Porta USB dianteira e traseira e conector 12-V dianteiro
Regulagem elétrica da altura do facho dos faróis
Saída de ar climatizado para o banco traseiro
Seletor eletrônico de tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters
Sistema Keyless (reconhece a presença da chave, abre as portas e permite a partida utilizando Start/Stop)
Teto solar elétrico
Travamento automático das portas ao o veículo atingir 15 km/h
Volante multifuncional revestido de couro com regulagem de altura






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