Anunciada no lançamento da linha 2025 da Rampage, a versão Big Horn chega para ser o modelo de entrada da marca e já está disponível em todo o Brasil a partir de R$ 237.990.
A nova versão da picape é equipada exclusivamente com motor turbodiesel. É um 4-cilindros em linha 16V de 2.184 cm³, que entrega 200 cv a 3.500 rpm e 45,9 m·kgf a 1.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é em 9,9 segundos, enquanto as retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são em 6,4 e 8,0 segundos, respectivamente.
O câmbio é automático de nove marchas, com um diferencial 14% mais longo na linha 2025. O resultado pode ser visto no consumo de combustível, que pode chegar a 10,6 km/l no uso urbano e 13,3 km/l em rodovias. Esses números fizeram a picape receber a nota máxima “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Assim como nas demais versões, a tração é integral com sistema que distribui automaticamente a força para os dois eixos e conta com modo reduzida, além do assistente de descida em rampa.
Por fora, a Big Horn se diferencia das demais versões pela grade exclusiva, com bordas cromadas, aletas preto brilhante e emblema RAM cromado na parte superior dela além de rodas de liga de alumínio de 17″, com pneus 235/65 R17. Há cromados também nas molduras das janelas, nas carcaça dos espelhos retrovisores e no para-choque traseiro, que é equipado com sensores de estacionamento que trabalham em conjunto com a câmera de ré.
O sistema de iluminação é de LED, incluindo os faróis de neblina, que contam com a função luz de curva para uma iluminação mais precisa nessa condição. A caçamba de 980 litros possui revestimento para proteger a pintura e iluminação interna de LED, além de capota marítima como item de série. A tampa traseira, com trava elétrica e amortecimento, pode ser aberta remotamente através da chave presencial.
Por dentro, a Big Horn possui quadro de instrumentos digital de 10,3″ e central multimídia com tela tátil de 12,3″ e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de possuir sistema de navegação embarcado e permitir conexão simultânea para até dois celulares. A picape também conta com sistema de indução para recarregar celulares e seis portas USB espalhadas pela cabine, sendo três do tipo C para carregamento rápido.
Ar-condicionado digital de duas zonas com saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro, freio de estacionamento eletromecânico com função de partida em rampa e chave presencial com partida remota, são itens de série. Os bancos são revestidos com tecido preto, e para quem aprecia, o painel de instrumentos e os de porta são macios ao toque. O volante é multifuncional e conta com borboletas para troca de marcha.
Em relação à segurança, são seis bolsas infláveis (dianteiras, laterais dianteiras e de cortina, que cobrem toda a lateral da cabine); controle de velocidade de cruzeiro; limitador de velocidade; controles de estabilidade e tração e mitigação de rolagem da carroceria; sistema de monitoramento da pressão dos pneus, e freios a disco ventilados nas 4 rodas.
A Big Horn 2025 também recebe o Ram Connect, a plataforma de serviços conectados da Ram. Através de um aplicativo no celular ou smartwatch é possível consultar remotamente informações sobre a picape, como quilometragem até a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além de enviar comandos remotos como dar a partida no motor, por exemplo. O serviço é gratuito no primeiro ano e disponibiliza um pacote de segurança que inclui, entre outros recursos, alerta em caso de tentativa de furto com assistência para recuperação e socorro 24-horas para emergências. A plataforma permite ainda que a picape transforme-se em um ponto de Wi-Fi para até oito dispositivos.
MF