A joint venture SAIC-Volkswagen planeja lançar três novos modelos no mercado chinês em 2026 para impulsionar suas vendas. Os projetos têm os codinomes internos A, B e C, cobrindo os segmentos de mercado elétrico a bateria (BEV), elétrico com alcance estendida (EREV) e híbrido plug-in (PHEV).
Trata-se do primeiro plano divulgado, lembrando que no final de novembro, o Grupo SAIC e o Grupo Volkswagen assinaram um acordo de extensão de joint venture até 2040, sob conceito “na China, para a China”.
Os modelos A e B serão desenvolvidos a partir de modelos das marcas Roewe e IM Motors, ambas de propriedade da SAIC Motor. O modelo A é um sedã híbrido plug-in que adotará o arcabouço do Roewe D7, lançado em 2023. Já o modelo B trata-se de um suve elétrico de alcance estendido com base num veículo conhecido até o momento pelo codinome interno S31L, ainda não lançado pela IM Motors.
Já carro C é um suve elétrico a bateria, desenvolvido pela Volkswagen, que irá empregar o arcabouço E/E, (elétrica/eletrônica) desenvolvido em conjunto com a marca Xpeng. Este arcabouço permite que ambas as empresas tenham autonomia para criar uma versão modificada tanto na arquitetura eletrônica quanto na elétrica de seus respectivos modelos a serem lançados futuramente. Os três modelos adotarão o logotipo da Volkswagen em vez de seguir uma nova estratégia de marca.
Durante os 11 meses de 2024, a SAIC-Volkswagen comercializou 1,049 milhão de veículos, de acordo com a Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA). Em novembro, a joint venture vendeu 123.000 veículos, um aumento de 5,9% quando comparado a novembro de 2023, com uma participação de mercado de 5,1%, ficando em sétimo lugar nas vendas de varejo de automóveis na China. Ao mesmo tempo, vale destacar que a FAW-Volkswagen vendeu 147.000 veículos em novembro, uma queda de 12% frente ao ano de 2023, com uma participação de mercado de 6,1%, ficando em quarto lugar.
AN