Meus caros e caras, tudo bem? Espero que tenham aproveitado bem o final do ano! Que 2025 seja iluminado para vocês e suas famílias. Nesse primeiro texto do ano, quero compartilhar algo especial, inspirado por um reencontro marcante com o Rafael Padilha, um antigo amigo da GM.
Curiosamente, no mesmo dia desse reencontro, resolvi abrir uma pasta onde guardo algumas lembranças especiais. Coisas que marcaram momentos importantes da minha vida. Nessa pasta, encontrei algo que havia esquecido completamente. Eu e o Rafael trabalhamos juntos na GM, onde nos conhecemos e vivemos muitas experiências.
O começo do AUTOentusiastas
Muitos já conhecem a história do AUTOentusiastas, mas nunca contei os detalhes. Tudo começou com um grupo de e-mails no final dos anos 90. O primeiro grupo foi criado dentro da GM, onde eu trabalhava e onde fui reunindo colegas verdadeiramente autoentusiastas — nem todos que trabalham na indústria automobilística compartilham essa paixão! Nosso grupo trocava ideias e experiências sobre projetos e trabalhos, sempre movido por uma paixão genuína por carros. Se chamava e-nthusiasts, com o “e” para ilustrar o fato de ser um grupo de e-mails
Embora pequeno, o grupo ganhou certa influência interna e chegou ao conhecimento do chefe do meu chefe, John Howell, diretor de marketing da GM do Brasil na época. Em 2001, quando John retornou aos Estados Unidos como diretor de marca global da Cadillac, ele nos pediu sugestões de nomes para uma nova submarca de performance da Cadillac, que competiria com a “M” da BMW. Sugerimos “E”, de enthusiasts, mas no final a divisão foi batizada de “V Series”.
Nosso grupo também tinha um teste de admissão, para garantir que apenas autoentusiastas genuínos participassem. Recentemente, reencontrei o arquivo com a comunicação desse teste, originalmente em inglês, pois havia membros de outras nacionalidades.
Tradução:
Caro convidado, Você foi indicado para fazer parte do nosso seleto grupo “e-nthusiasts”. Mas, em conformidade com nosso comunicado inicial, antes de sua inscrição oficial, precisamos avaliar seu “grau de entusiasmo” e garantir que você está apto a se juntar ao nosso time. Para isso, é necessário que você realize o teste abaixo.
Seu teste é composto por 3 perguntas. Com base nas suas respostas, o time julgará se você está qualificado para se juntar a nós (lembre-se: você pode usar qualquer recurso para encontrar as respostas certas, exceto pedir ajuda aos atuais membros do “e-nthusiasts”).
Por favor, veja o teste no arquivo anexado.
Comunicado inicial Você faz parte de uma seleção especial de entusiastas. Aquele tipo de pessoa que pensa em carros o tempo todo. Alguém que tem PAIXÃO. Portanto, esperamos sua contribuição para este time: comentários gerais, especificações, curiosidades, dados, opiniões, “comercialização”, tendências e o que mais você quiser dizer. Apenas lembre-se de manter o alto nível dos comentários. Vamos manter isso exclusivamente para este grupo.
Se você conhece algum candidato ou gostaria de convidar alguém para fazer parte do “e-nthusiasts”, essa pessoa precisará realizar um pequeno teste ou avaliação. Gostaríamos de reforçar que este grupo não tem a intenção de julgar ou testar o conhecimento dos membros, então, se você é um verdadeiro entusiasta, não tenha medo de compartilhar suas ideias e comentários.
Equipe oficial do e-nthusiasts
A transição para a Toyota
Em 2002, tomei a difícil decisão de sair da GM para assumir o desafio de gerenciar produtos e preços na Toyota do Brasil. Escolhi a GM como objetivo de carreira porque era a maior empresa do mundo na época – antes mesmo de existirem gigantes como Apple ou Amazon. Quando recebi uma proposta concreta da Toyota, surgiu um dilema: deixar a GM, meu sonho inicial, para ingressar em uma empresa pequena no Brasil, que vendia menos de 20 mil carros por aqui.
O que me atraiu foi o plano ambicioso da Toyota para o Brasil, que incluía o Corolla “Brad Pitt” e a nova Hilux. Essa mudança foi um divisor de águas na minha carreira. Possivelmente, voltarei a explorar essa parte da história em próximas matérias.
A ideia em 2002
Voltando lá para o começo e para o meu amigo Rafael, encontrei na minha pasta um e-mail de despedida da GM para o grupo e-nthusiasts que incluía a resposta do Rafael. Como eu estava saindo da GM, tive que repensar como continuar com esse grupo. Então, em fevereiro de 2002, há 23 anos, nasceu a ideia de transformar o grupo num site, como mostrado nesse e-mail. Justamente nessa mensagem, a ideia foi plantada.
Tradução:
Paulo Manzano 22/02/2002 4:07 PM
Para: e-nthusiasts, e-3
Assunto: e-nthusiastsParceiros,
Estou deixando a GMB (pelo menos por um tempo) para assumir um novo desafio na Toyota do Brasil.
Mas o e-nthusiasts continua vivo. Nós (eu, Diego Stark e Rafael Padilha) trabalharemos para utilizar a internet e expandir as fronteiras para outros parceiros da indústria automobilística(já que um dos pressupostos do grupo é não discutir assuntos confidenciais).
Diego e Rafael conduzirão o grupo até que eu esteja instalado em meu novo trabalho.
Em destaque a frase que definiu o nascimento do AE.
No entanto de 2002 a 2008 eu tive que ralar demais para entregar os projetos na Toyota. Simplesmente não tinha tempo para avançar com o sonho de um site. Eu nunca soube qual foi o desfecho do grupo na GM. Será que continuou? Mas, pouco tempo depois, criei um grupo no Yahoo Groups com todos os integrantes originais. Houve uma grande dispersão, e o grupo ganhou um novos formatos, integrantes e conversas intensas durante esse período. O que aconteceu nesse período também ficará para postagens futuras.
Foi apenas na noite de 24 de agosto de 2008 que o blog AUTOentusiastas finalmente nasceu.
Continua…
Grande abraço, PM