A Baojun, joint venture entre SAIC-GM-Wuling, revelou seu primeiro sedã de luxo, o Xiang Jing. Tradicionalmente associada à produção de veículos compactos e de preços acessíveis, a Baojun tem feito uma transição para o mercado de veículos elétricos a bateria, além de expandir seu portfólio para o segmento de sedãs de médio e grande porte. O Xiang Jing reflete as aspirações da Baojun de atrair um público familiar que está em busca de requinte e tecnologia.
Baseado no novo arcabouço Tianyu D, que estreou no suve compacto Yep Plus, o Xiang Jing estará disponível em versões elétrico a bateria (BEV) e híbrido plug-in (PHEV). A versão elétrica a bateria (BEV) é movida por um motor elétrico de 249 cv, capaz de atingir uma velocidade máxima de 170 km/h. O pacote de bateria é de LFP (fosfato de ferro-lítio), fornecido pela empresa Zenergy.
A variante híbrida plug-in (PHEV) combina o motor de código LBT a gasolina de 1,5-L turbocarregado com potência máxima de 141 cv, fornecido pela Liuzhou Saike Technology. Em seu comunicado à imprensa, a Baojun não forneceu detalhes da potência do motor elétrico. O conjunto mecânico permite ao sedã atingir uma velocidade máxima de 190 km/h. A bateria também é de LFP, entretanto fornecido pela Gotion, com alcance no modo elétrico de 101 km (padrão CLTC). Até o momento, não foram divulgados as capacidades do conjunto de baterias.
Diferenças visuais
Externamente, Xiang Jing apresenta a nova linguagem visual da Baojun, lançada pelo novo suve Baojun Yunhai no início de 2024, com formas orgânicas e linhas suaves para eficiência aerodinâmica. Tanto a versão elétrica a bateria quanto a híbrida plug-in, diferem em detalhes estéticos.
O visual dianteiro do modelo PHEV emprega uma faixa do tipo passante que atravessa a face frontal e conecta os faróis em ambos os lados. O para-choque recebe na parte inferior uma estreita entrada de ar, dando um aspecto visual mais dinâmico. A versão elétrica apresenta face frontal fechada, faróis de LED de três feixes e a entrada de ar apresenta linhas trapezoidais com decoração prateada na porção inferior.
Na lateral, entretanto, ambas as versões partilham características estéticas em comuns: as maçanetas das portas ficam ocultas, há frisos cromados em torno dos vidros, além do conceito de seis janelas para melhor visibilidade. Na traseira, o visual remete ao do Mercedes-Benz EQE. As rodas podem ser de aro 18 e 19 polegadas. A porta de carregamento está à esquerda, a tampa de combustível do PHEV está à direita.
Os veículos medem 5.005 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.490 mm (BEV) ou 1.505 mm (PHEV) de altura. A distância entre eixos é de 2.900 mm. O peso da versão elétrica a bateria é de 1.870 kg e o modelo híbrido plug-in é de 1.840.
O Baojun Xiang Jing será lançado oficialmente no primeiro semestre.
AN