• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

F-1 PROMETE TEMPORADA INTERESSANTE

McLAREN FORTE, HAMILTON NA FERRARI E ESTREIA DE BORTOLETO SÃO ATRAÇÕES

identicon por Wagner Gonzalez
14/01/2025
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG
Temporada começa em 16 de março, em Melboune (Foto: Sauber)

Temporada começa em 16 de março, em Melboune (Foto: Sauber)







A Fórmula 1 começa dia 16 de março, em Melbourne (foto de abertura) sua 76ª edição em condições de oferecer uma temporada das mais interessantes. A conquista do título de construtores pela equipe McLaren, a mudança de Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari, a convivência entre Max Verstappen e o neozelandês Liam Lawson e a volta de um brasileiro à categoria após sete anos são fatos que justificam tal expectativa. Não bastasse isso há outros pontos que merecem ser seguidos com atenção: a renovação em massa de pilotos, a melhora de várias equipes ao longo do ano e a preparação da Audi para estrear em 2026, algo que pode afetar positivamente a campanha de Gabriel Bortoleto.

Campeã entre os construtores, McLaren deve lutar pelo título de pilotos em 2025 (Foto: McLaren)

Entre as equipes o destaque maior é para a McLaren, que após um longo período crítico voltou a vencer corridas e em 2024 voltou a conquistar o título entre os construtores, glória já conquistada oito vezes, a primeira delas em 1974, quando Emerson Fittipaldi venceu entre os pilotos. As demais ocorreram em 1984/85/88/89/90/91e 98. Uma disputa interna entre Ron Dennis e Mansur Ojjeh prejudicou o rendimento da equipe e culminou com uma profunda reestruturação de todo o grupo.

O estadunidense Zak Brown assumiu a direção da equipe em 2018 e nos últimos dois anos começou a colher frutos de um amplo trabalho no qual o brasileiro Gil de Ferran (1967/2023) foi um dos seus principais colaboradores. Para 2025 a dupla Lando Norris (vice-campeão em 2024) e Oscar Piastri só deixarão de lutar por vitórias se o carro desta temporada não corresponder.

Após 11 temporadas na Mercedes, Hamilton vai defender a Ferrari em 2025  (Foto: Mercedes)

Lewis Hamilton conquistou seu primeiro título mundial, em 2008, pela McLaren, mas consagrou-se na categoria correndo pela Mercedes entre 2013 e 2024, período em que foi campeão seis vezes, em 2014/15/17/18/19/20. A partir de 2022 seu rendimento alternou boas corridas e apresentações menos brilhantes, consequência da performance errática dos carros da marca alemã. No início de 2024 ele foi anunciado como piloto da Ferrari para 2025/26 e possivelmente 2027. Posto que ele terá como companheiro de equipe o monegasco Charles Leclerc, cria de Maranello e protegido de Fred Vasseur, será interessante ver como será o relacionamento entre os dois.

Max Verstappen vai em busca do seu quinto título (Foto: Red Bull)

O tetracampeão Max Verstappen vai depender mais da nova estrutura da Red Bull do que dos seus dotes de excelente piloto. A transferência de Adrian Newey para a Aston Martin e a saída de vários nomes que ocupavam postos importantes na equipe demandará algum tempo para atingir o equilíbrio de outrora.

Após sete anos ausente Brasil volta à F-1 com Gabriel Bortoleto (Foto: Sauber)

Para os brasileiros, sem dúvida, a atração principal da temporada será a campanha de Gabriel Bortoleto, que desembarca na F-1 aos 20 anos de idade e com os títulos de campeão das F-3 e F-2 de forma consecutiva, resultado que o próprio Leclerc e o australiano Oscar Piastri, entre outros também conseguiram. A fase de transição da Sauber, que passará a ser Audi em 2026, pode impedir Bortoleto de se destacar mas, por outro lado, tira do brasileiro a pressão por resultados destacados caso ele estreasse em uma equipe grande e consolidada.

É o caso de Kimi Antonelli, que muita gente identifica com o novo Max Verstappen. O jovem italiano, nascido em Bolonha aos 25 de agosto de 2006, praticamente venceu todos os campeonatos que disputou no kart e chega à F-1 para ocupar a vaga que o hepta campeão Hamilton deixou livre ao mudar seu CEP para Maranello. A contratação de Valtteri Bottas como piloto-reserva da equipe alemã indica a possibilidade de Antonelli ser substituído caso suas atuações não correspondam ao esperado.

Antonelli e Bortoleto fazem parte de um grupo que inclui ainda o inglês Olliver Bearman, o neozelandês Liam Lawson e os australianos Oscar Piastri e Jack Doohan. De todos eles Piastri (6/4/2001) é o mais experiente e venceu os GPs do Azerbaijão e da Hungria em 2024, sua segunda temporada na F-1. Bearman (8/5/2005) estreou inesperadamente no GP da Arábia Saudita, quando teve que substituir o espanhol Carlos Sainz, acometido de apendicite. O sétimo lugar na estreia e mais o décimo posto no circuito de Baku são credenciais que valorizam seu passe e criam grande expectativa sobre como será seu entrosamento com o francês Esteban Ocon, piloto genioso, egresso da equipe Alpine e que será seu companheiro na equipe Haas em 2025.

Relacionamento entre Lawson (esq) e Verstappen é tema para ser acompanhado de perto (Foto: Red Bull)

Navegando pelo tema temperamento chegamos a Liam Lawson, piloto escolhido substituto de Sergio Pérez. Posto que o neozelandês pratica um estilo arrojado de pilotagem e não é exatamente um samaritano de plantão, pode-se prever rusgas e conflitos entre os dois no decorrer da temporada. Verstappen é famoso por viver o carrasco de seus companheiros de equipe: Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Alex Albon e o próprio Perez, sucumbiram frente ao holandês. Liam Lawson disputou algumas provas em 2023 como substituto de Daniel Ricciardo na Racing Bulls e este ano assumiu o posto a partir do GP dos EUA em Austin. Dono de um estilo arrojado, ele não surpreenderá se for envolvido em discussões extra-pista.

Jack Doohan, filho do megacampeão de motociclismo Michael Doohan, transmite a ideia de ser o piloto mais introvertido desse grupo, característica que pode lhe custar caro. Flávio Briatore, assessor especial da equipe, gosta de pilotos mais combativos e já indicou que gostaria de ter Franco Colapinto na Alpine. Com a transferência de Liam Lawson da Racing Bull para a Red Bull o franco-argelino Isack Hadjar derrotou o argentino Franco Colapinto na disputa pela vaga do neozelandês e será o companheiro de Yuki Tsunoda. Hadjar, vice-campeão da F-2 em 2024, é integrante da Academia Red Bull, uma das razões para sua escolha. Colapinto chegou a ser cotado e houve jornalista argentino que deu como certa sua contratação pela Red Bull, algo que poderia ter acontecido não fossem os dois acidentes em Interlagos e outro em Las Vegas.

Haas inicia segundo capítulo da sua fase após a demissão de Guenther Steiner (Foto: Haas)

Entre as equipes o progresso da Haas, agora sob o comando do japonês Ayao Komatsu e da Alpine sem dúvida contribuirão para aumentar as disputas no meio do pelotão e, eventualmente, brigar por uma posição no pódio. Quanto à Aston Martin, 2025 deverá ser um ano de transição, período que Adrian Newey poderá demonstrar, mais uma vez, sua genialidade. O desempenho cada vez mais errático de Lance Stroll, porém, é uma ameaça real ao progresso do time de propriedade do seu pai.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram







Próximo
Foto: saicmotor.com

SAIC MOTOR E CATL ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA APROFUNDAR PESQUISAS NA TECNOLOGIA DE TROCA DE BATERIA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17