Categoria escola reconhecida como tal pela Confederação Brasileira de Automobilismo e consolidada como rito de passagem do kart aos automóveis, a F-Delta (foto de abertura) terá importantes modificações técnicas na temporada 2025. O grid de 14 carros já está totalmente confirmado e em uma maioria absoluta de ex-kartistas destaca-se a presença da campineira Manu Clauset como única menina . Este ano todos os monopostos irão à pista com câmbio acionado por borboletas junto ao volante e pneus Pirelli no lugar dos Yokohama usados desde sempre.

De acordo com o construtor José Minelli, a temporada começará oficialmente no fim de semana de 20 de abril, mas entre os dias 7 a 9 de março seus 14 pilotos participarão de sessões de treinos livres em Interlagos: “Optamos por essa solução porque a maioria dos nossos pilotos nunca andou de carro e precisa se adaptar com o câmbio e as dimensões do monoposto sem a pressão de estar competindo.”

O sistema de câmbio com acionamento por borboletas foi desenvolvido pela própria Minelli Racing nas últimas duas temporadas e agora apresenta desempenho confiável para ser usado em competições. Já a mudança dos pneus é consequência de a Yokohama ter interrompido a fabricação de modelos de aro de 13”, levando à procura de outro fornecedor. A partir deste ano os carros da F-Delta serão equipados com os pneus de 9” de largura na dianteira e 11”na traseira, os mesmos que equipavam os F-3 usados no Brasil num passado relativamente recente.

Entre as novidades do grid para este ano está a presença de Manu Clauset, que após competir em provas de indoor por alguns anos estreou na categoria F-4 em 2024 e este ano inicia sua trajetória no automobilismo como única menina em um grid que terá vários kartistas. Entre eles destacam-se o paulista Lucas Paiva, o matogrossense Paulo Willemann Filho e o goiano Alexandre Louza.
WG