A linha 2025 do Honda New City chega ao mercado com uma série de atualizações que reforçam sua posição no segmento de compactos premium e criam maior diferenciação entre o hatchback e o sedã. Desde seu lançamento, a versão hatchback conquistou um lugar de destaque por oferecer um conjunto mecânico eficiente e espaço interno otimizado, herança direta do sedã. O conjunto de itens de segurança e auxílio ao motorista, Honda Sensing, passa a ser série desde a versão EX.
Os preços e versões do Honda New City Hatch são:
New City Hatchback LX – R$ 117.500,00
New City Hatchback EX – R$ 125.000,00 (versão avaliada)
New City Hatchback EXL – R$ 133.200,00
New City Hatchback Touring – R$ 141.400,00
Design atualizado e novas funcionalidades
As novidades estéticas começam pela dianteira, que recebeu uma nova grade com acabamento em preto brilhante e um para-choque redesenhado, proporcionando um visual mais esportivo. Na traseira o para-choque incorpora molduras redesenhadas, conferindo maior harmonia ao conjunto.
Complementando o visual, o modelo agora conta com rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado e design renovado. No interior, a Honda aplicou novos materiais de acabamento, incluindo painéis com revestimento almofadado e costuras contrastantes, que elevam a sensação de sofisticação. A central multimídia também foi atualizada, apresentando uma interface mais intuitiva e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Destaque também para a chegada do freio de estacionamento eletromecânico com estratégia comandável de ativação automática nas paradas (auto-hold), recurso que proporciona comodidade em situações de trânsito intenso e outras, como parar nas cabines de pedágio. E o controle de cruzeiro adaptativo conta com a função de acompanhar o veículo à frente em situações de baixa velocidade, até mesmo parar e voltar a andar ao acelerar.
O pacote de segurança Honda Sensing segue como diferenciador, oferecendo recursos como assistência de permanência em faixa, sistema de frenagem para mitigação de colisão e ajuste automático do facho dos faróis. Esses sistemas ativos colocam o City Hatchback EX entre os mais completos de sua categoria em termos de segurança.
Conjunto mecânico eficiente e conhecido
Sob o capô, o City Hatchback EX 2025 permanece com o motor 1,5 i-VTEC flex aspirado entregando 126 cv a 6.200 rpm e 15,5/15,8 m·kgf a 4.600 rpm. O sistema i-VTEC é responsável por alterar o levantamento e a duração da abertura das válvulas de admissão, enquanto o sistema VTC (Variable Timing Control), avança ou retarda a posição deste comando em relação ao virabrequim.
O câmbio CVT de sete marchas continua sendo um aliado do conforto e da eficiência. Em modo automático normal (D) as trocas são feitas conforme necessidade e no modo S estas são feitas mais rapidamente e em rotações mais altas. Há reduções automáticas para para proporcionar freio-motor em declives ou quando os freios são aplicados, desta forma reduzindo o desgaste dos material de atrito dos freios. O modo manual é feito deslocando a alavanca seletora para a esquerda e por toques na alavanca para frente subir marchas e para trás, reduzir.
O consumo médio permanece como destaque, tendo obtido 17,7 km/l no habitual trecho São Paulo–Campinas a 120 km/h na rodovia dos Bandeirantes. A homologação junto ao Inmetro indica 13,1/9,2 km/l na cidade e 15,2/10,5 km/l na estrada. Mesmo com o diminuto tanque de 39.5 litros o alcance em estrada com gasolina pode chegar a 600 quilômetros. (álcool, 415 km).
Versão EX traz apenas a área central do quadro de instrumentos em tela TFT para informações complementares e computador de bordo
Impressões ao volante
Durante a semana de avaliação, o City Hatchback EX confirmou sua vocação urbana. O motor responde bem, especialmente em baixas rotações, enquanto o câmbio CVT efetua trocas de marchas automáticas de forma convincente. O modelo oferece estabilidade nas curvas e ótima previsibilidade em retomadas.
Na estrada, o isolamento acústico e a suspensão bem calibrada garantem conforto mesmo em viagens mais longas. Apesar de não ser voltado à condução esportiva, o desempenho geral atende às expectativas de um hatch compacto premium.
A direção eletroassistida indexada à velocidade oferece leveza em manobras e firmeza em velocidades elevadas, contribuindo para a confiabilidade ao volante. A suspensão dianteira do tipo McPherson e o eixo de torção na traseira mantêm o bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Os freios, com discos na dianteira (ventilados) e na traseira entregam desempenho consistente.
Espaço interno e versatilidade
O aproveitamento de espaço é outro ponto forte do City Hatchback EX. O sistema de basculamento do encosto do banco traseiro na proporção 70:30 possibilita diversas configurações, tornando o transporte de objetos volumosos mais prático. Com 268 litros, o porta-malas está na média da categoria, mas a modularidade compensa eventuais limitações.
O conforto dos bancos dianteiros é percebido logo nos primeiros quilômetros com o carro, e o espaço no banco traseiro é suficiente para dois adultos, ou três pessoas de menor estatura.
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Conclusão
Com a linha 2025, o Honda City Hatchback EX ganha mais refinamento e tecnologia, consolidando-se como uma escolha equilibrada para quem busca um hatchback compacto com atributos premium. O pacote de segurança Honda Sensing e os aprimoramentos no design e no interior reforçam a proposta de sofisticação e praticidade.
Embora o conjunto mecânico não tenha mudado, ele continua entregando eficiência e conforto na medida certa para o trânsito brasileiro, sendo uma opção sólida e versátil dentro do segmento.
GB
FICHA TÉCNICA HONDA CITY HATCHBACK EX 2025 | |
MOTOR | |
Designação | 1,5L i-VTEC DI |
Tipo | Quatro cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando no cabeçote, corrente, o de admissão com variação de fase e de duração e levantamento de válvulas pelo sistema i-VTEC que inclui o coletor de admissão de dois comprimentos, 16 válvulas, injeção direta, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.497 |
Diâmetro e curso (mm) | 73 x 89,4 |
Taxa de compressão (:1) | 12 (estimada, dado não informado) |
Potência (cv/rpm, G/A) | 126/6.200 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 15,5 /15,8 / 4.600 |
Comprimento da biela (mm) | n.d. |
Relação r/l | n.d. |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro automático CVT de 7 marchas à frente e ré, trocas de marchas manuais pela alavanca seletora, conversor de torque, tração dianteira |
Relações de transmissão (:1) | n.d. |
Espectro das relações (:1) | n.d. |
Relação de diferencial (:1) | n.d. |
Estol do conversor de torque (rpm) | 2.100 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço inferior triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, motor de passo na árvore de direção |
Voltas entre batentes | 2,7 |
Diâmetro do aro do volante (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 10 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco / n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6Jx16 |
Pneus | 185/55 R16 |
Estepe temporário | Roda de aço com pneu T135/80D15 |
CARROCERIA | Monobloco de aço, hatchback, subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares |
CAPACIDADES | |
Porta-malas (L) | 268 (1.168 com os bancos rebatidos) |
Tanque de combustível | 39,5 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.172 |
Carga útil | n.d. |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.343 |
Largura sem/com espelhos | 1.748 / n.d |
Altura | 1.498 |
Distância entre eixos | 2.600 |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (G/A. s) | n.d. |
Velocidade máxima (G/A km/h) | n.d. |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE HOMOLOGAÇÃO | |
Cidade (km/l, G/A) | 13,1/9,2 |
Estrada (km/l, G/A). | 15,2/10,5 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 7ª (km/h) | 54,5 (estimada, relações de marchas não fornecidas) |
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) | 2.200 (observado). |
MANUTENÇÃO | |
Revisões Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000/1 ano |
GARANTIA | |
Termo (anos) | 3, sem limite de quilometragem |
CONTEÚDO DO HONDA CITY HATCHBACK EX 2025 |
SEGURANÇA |
Alarme com imobilizador de motor |
Alerta de cinto desatado para motorista e passageiro dianteiro |
Assistente de frenagem de emergência |
Assistente de partida em aclives |
Assistente para redução de ponto cego pelo espelho direito |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6) |
Câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas) |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior iluminada |
Espelhos externos na cor do veículo de ajuste elétrico com repetidoras de setas e rebatimento automático quando o veículo é trancado |
Honda Sensing – controle de cruzeiro adaptativo, frenagem para mitigação de colisão, auxílio de permanência em faixa, mitigação de evasão de pista, farol alto automático |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Protetor de cárter |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Sinalização em frenagens de emergência |
Trava para crianças nas portas traseiras |
EQUIPAMENTOS EXTERNOS |
Antena de teto traseira do tipo barbatana de tubarão |
Carcaça dos espelhos e maçanetas externas na cor da carroceria |
Faróis de neblina |
Faróis principais de LED |
Lanternas traseiras e luzes de freio de LED |
Rodas de liga de alumínio 16-pol com acabamento diamantado e escurecido |
CONFORTO E COMODIDADE |
Acionamento elétrico de todos os vidros um-toque descida e subida |
Alças de teto (3) |
Alerta de farol ligado e desligamento automático após 15 segundos |
Ar-condicionado automático e saída para o banco traseiro |
Banco traseiro dividido 70:30 com tecnologia Magic Seat |
Chave tipo presencial com partida por botão |
Console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos |
Controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com comando no volante |
Desembaçador do vidro traseiro |
Espelho nos para-sóis |
Fechadura da porta de carga com comando interno |
Iluminação no porta-malas |
Limpador de para-brisa com função intermitente e ajuste da frequência |
Pisca-3 (três piscadas de seta com um toque na alavanca) |
Porta-objetos nas quatro portas |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Revestimento do teto em tecido claro |
Tapetes em carpete com presilhas de segurança |
Tomada de 12 V |
Travamento automático das portas a 15 km/h |
Volante de direção com ajuste de altura e distância |
ÁUDIO E CONECTIVIDADE |
Alto-falantes (4) |
Bluetooth e streaming de áudio |
Controle de áudio no volante |
Interface de USB áudio com ponto de recarga na frente de 1,5 A e no console de 1 A |
Interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio |
Multimídia com tela LCD tátil de 7 polegadas |
Quadro de instrumentos digital de 4,2 pol. de alta resolução |