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Home Avaliações

HONDA NEW CITY HATCHBACK EX, NO USO

CONTEÚDO TECNOLÓGICO AVANÇADO ELEVA NÍVEL DE SEGURANÇA, CONFORTO E COMODIDADE

identicon por Gerson Borini
12/01/2025
em Avaliações, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





A linha 2025 do Honda New City chega ao mercado com uma série de atualizações que reforçam sua posição no segmento de compactos premium e criam maior diferenciação entre o hatchback e o sedã. Desde seu lançamento, a versão hatchback conquistou um lugar de destaque por oferecer um conjunto mecânico eficiente e espaço interno otimizado, herança direta do sedã. O conjunto de itens de segurança e auxílio ao motorista, Honda Sensing, passa a ser série desde a versão EX.

Versão hatch ganhou esportividade com o novo desenho da frente

Os preços e versões do Honda New City Hatch são:

New City Hatchback LX – R$ 117.500,00
New City Hatchback EX – R$ 125.000,00 (versão avaliada)
New City Hatchback EXL – R$ 133.200,00
New City Hatchback Touring – R$ 141.400,00

Vinco longitudinal na lateral do carro “estica” a aparência da carroceria

Design atualizado e novas funcionalidades

As novidades estéticas começam pela dianteira, que recebeu uma nova grade com acabamento em preto brilhante e um para-choque redesenhado, proporcionando um visual mais esportivo. Na traseira o para-choque incorpora molduras redesenhadas, conferindo maior harmonia ao conjunto.

Sistema de iluminação completo com luz de rodagem diurna e farol de neblina

Complementando o visual, o modelo agora conta com rodas de liga de alumínio de 16 polegadas com acabamento diamantado e design renovado. No interior, a Honda aplicou novos materiais de acabamento, incluindo painéis com revestimento almofadado e costuras contrastantes, que elevam a sensação de sofisticação. A central multimídia também foi atualizada, apresentando uma interface mais intuitiva e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

Nova central multimídia tem boa resposta tátil e boa definição de imagem

Destaque também para a chegada do freio de estacionamento eletromecânico com estratégia comandável de ativação automática nas paradas (auto-hold), recurso que proporciona comodidade em situações de trânsito intenso e outras, como parar nas cabines de pedágio. E o controle de cruzeiro adaptativo conta com a função de acompanhar o veículo à frente em situações de baixa velocidade, até mesmo parar e voltar a andar ao acelerar.

Introdução do freio de estacionamento eletromecânico abriu espaço para o carregador por indução no console central

O pacote de segurança Honda Sensing segue como diferenciador, oferecendo recursos como assistência de permanência em faixa, sistema de frenagem para mitigação de colisão e ajuste automático do facho dos faróis. Esses sistemas ativos colocam o City Hatchback EX entre os mais completos de sua categoria em termos de segurança.

Sistema de permanência em faixa é útil até na cidade, quando bem sinalizada

Conjunto mecânico eficiente e conhecido

Sob o capô, o City Hatchback EX 2025 permanece com o motor 1,5 i-VTEC flex aspirado entregando 126 cv a 6.200 rpm e 15,5/15,8 m·kgf a 4.600 rpm. O sistema i-VTEC é responsável por alterar o levantamento e a duração da abertura das válvulas de admissão, enquanto o sistema VTC  (Variable Timing Control), avança ou retarda a posição deste comando em relação ao virabrequim.

Motor 4 cilindros eficiente e silencioso

O câmbio CVT de sete marchas continua sendo um aliado do conforto e da eficiência. Em modo automático normal (D) as trocas são feitas conforme necessidade e no modo S estas são feitas mais rapidamente e em rotações mais altas. Há reduções automáticas para proporcionar freio-motor em declives ou quando os freios são aplicados, desta forma reduzindo o desgaste dos material de atrito dos freios. As versões LX e avaliada EX não têm trocas de marcha manuais.

Câmbio com modo Sport para maior esportividade na condução e com tecla de acionamento do modo Econ

O consumo médio permanece como destaque, tendo obtido 17,7 km/l no habitual trecho São Paulo–Campinas a 120 km/h na rodovia dos Bandeirantes. A homologação junto ao Inmetro indica 13,1/9,2 km/l na cidade e 15,2/10,5 km/l na estrada. Mesmo com o diminuto tanque de 39.5 litros o alcance em estrada com gasolina pode chegar a 600 quilômetros. (álcool, 415 km).

Versão EX traz apenas a área central do quadro de instrumentos em tela TFT para informações complementares e computador de bordo

Impressões ao volante

Durante a semana de avaliação, o City Hatchback EX confirmou sua vocação urbana. O motor responde bem, especialmente em baixas rotações, enquanto o câmbio CVT efetua trocas de marchas automáticas de forma convincente. O modelo oferece estabilidade nas curvas e ótima previsibilidade em retomadas.

Roda com desenho novo e face diamantada estão equipadas com pneus 195/55R16

Na estrada, o isolamento acústico e a suspensão bem calibrada garantem conforto mesmo em viagens mais longas. Apesar de não ser voltado à condução esportiva, o desempenho geral atende às expectativas de um hatch compacto premium.

Altura em relação ao solo é baixa, mas só se percebe quando a valeta ou a lombada é exagerada

A direção eletroassistida indexada à velocidade oferece leveza em manobras e firmeza em velocidades elevadas, contribuindo para a confiabilidade ao volante. A suspensão dianteira do tipo McPherson e o eixo de torção na traseira mantêm o bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Os freios, com discos na dianteira (ventilados) e na traseira entregam desempenho consistente.

Para-choque traseiro recebe uma moldura preta

Espaço interno e versatilidade

O aproveitamento de espaço é outro ponto forte do City Hatchback EX. O sistema de basculamento do encosto do banco traseiro na proporção 70:30 possibilita diversas configurações, tornando o transporte de objetos volumosos mais prático. Com 268 litros, o porta-malas está na média da categoria, mas a modularidade compensa eventuais limitações.

O conforto dos bancos dianteiros é percebido logo nos primeiros quilômetros com o carro, e o espaço no banco traseiro é suficiente para dois adultos, ou três pessoas de menor estatura.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conclusão

Com a linha 2025, o Honda City Hatchback EX ganha mais refinamento e tecnologia, consolidando-se como uma escolha equilibrada para quem busca um hatchback compacto com atributos premium. O pacote de segurança Honda Sensing e os aprimoramentos no design e no interior reforçam a proposta de sofisticação e praticidade.

Tradicional foto AE

Embora o conjunto mecânico não tenha mudado, ele continua entregando eficiência e conforto na medida certa para o trânsito brasileiro, sendo uma opção sólida e versátil dentro do segmento.

GB

(Atualizada em 13/1/25 às 20h56)

FICHA TÉCNICA HONDA CITY  HATCHBACK EX 2025
MOTOR
Designação 1,5L i-VTEC DI
Tipo Quatro cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando no cabeçote, corrente, o de admissão com variação de fase e de duração e levantamento de válvulas pelo sistema i-VTEC que inclui o coletor de admissão de dois comprimentos, 16 válvulas, injeção direta, flex
Cilindrada (cm³) 1.497
Diâmetro e curso (mm) 73 x 89,4
Taxa de compressão (:1) 12 (estimada, dado não informado)
Potência  (cv/rpm, G/A) 126/6.200
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 15,5 /15,8 / 4.600
Comprimento da biela (mm) n.d.
Relação r/l n.d.
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro automático CVT de 7 marchas não selecionáveis à frente e ré, conversor de torque, tração dianteira
Relações de transmissão (:1) n.d.
Espectro das relações (:1) n.d.
Relação de diferencial (:1) n.d.
Estol do conversor de torque (rpm) 2.100
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço inferior triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, motor de passo na árvore de direção
Voltas entre batentes 2,7
Diâmetro do aro do volante (mm) 370
Diâmetro mínimo  de giro (m) 10
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / n.d.
Traseiros (Ø mm) Disco / n.d.
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 6Jx16
Pneus 185/55 R16
Estepe temporário Roda de aço com pneu T135/80D15
CARROCERIA Monobloco de aço, hatchback, subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares
CAPACIDADES
Porta-malas (L) 268 (1.168 com os bancos rebatidos)
Tanque de combustível 39,5
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.172
Carga útil n.d.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.343
Largura sem/com espelhos 1.748 / n.d
Altura 1.498
Distância entre eixos 2.600
Bitola dianteira/traseira n.d.
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (G/A. s) n.d.
Velocidade máxima (G/A km/h) n.d.
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE HOMOLOGAÇÃO
Cidade (km/l, G/A) 13,1/9,2
Estrada (km/l, G/A). 15,2/10,5
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 7ª (km/h) 54,5 (estimada, relações de marchas não fornecidas)
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) 2.200 (observado).
MANUTENÇÃO
Revisões Troca de óleo do motor (km/tempo) 10.000/1 ano
GARANTIA
Termo (anos) 3, sem limite de quilometragem

 

CONTEÚDO DO HONDA CITY HATCHBACK EX 2025
SEGURANÇA
Alarme com imobilizador de motor
Alerta de cinto desatado para motorista e passageiro dianteiro
Assistente de frenagem de emergência
Assistente de partida em aclives
Assistente para redução de ponto cego pelo espelho direito
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6)
Câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas)
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador
Controle de estabilidade e tração
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior iluminada
Espelhos externos na cor do veículo de ajuste elétrico com repetidoras de setas e rebatimento automático quando o veículo é trancado
Honda Sensing – controle de cruzeiro adaptativo, frenagem para mitigação de colisão, auxílio de permanência em faixa, mitigação de evasão de pista, farol alto automático
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED
Monitoramento da pressão dos pneus
Protetor de cárter
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
Sinalização em frenagens de emergência
Trava para crianças nas portas traseiras
EQUIPAMENTOS EXTERNOS
Antena de teto traseira do tipo barbatana de tubarão
Carcaça dos espelhos e maçanetas externas na cor da carroceria
Faróis de neblina
Faróis principais de LED
Lanternas traseiras e luzes de freio de LED
Rodas de liga de alumínio 16-pol com acabamento diamantado e escurecido
CONFORTO E COMODIDADE
Acionamento elétrico de todos os vidros um-toque descida e subida
Alças de teto (3)
Alerta de farol ligado e desligamento automático após 15 segundos
Ar-condicionado automático e saída para o banco traseiro
Banco traseiro dividido 70:30 com tecnologia Magic Seat
Chave tipo presencial com partida por botão
Console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos
Controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com comando no volante
Desembaçador do vidro traseiro
Espelho nos para-sóis
Fechadura da porta de carga com comando interno
Iluminação no porta-malas
Limpador de para-brisa com função intermitente e ajuste da frequência
Pisca-3 (três piscadas de seta com um toque na alavanca)
Porta-objetos nas quatro portas
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Revestimento do teto em tecido claro
Tapetes em carpete com presilhas de segurança
Tomada de 12 V
Travamento automático das portas a 15 km/h
Volante de direção com ajuste de altura e distância
ÁUDIO E CONECTIVIDADE
Alto-falantes (4)
Bluetooth e streaming de áudio
Controle de áudio no volante
Interface de USB áudio com ponto de recarga na frente de 1,5 A e no console de 1 A
Interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
Multimídia com tela LCD tátil de 7 polegadas
Quadro de instrumentos digital de 4,2 pol. de alta resolução






Tags: B-hatchGBGerson BoriniNew Honda City HatchNew Honda City Hatchback
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