A Lynk & Co revelou seu novo suve elétrico híbrido plug-in (PHEV), o Lynk & Co 900, que passa ser o modelo topo de linha da marca. Conhecido anteriormente pelo código L946, é o maior veículo produzido pela empresa em seus oito de anos de existência. Outra novidade é referente a nomenclatura, pois o suve adota pela primeira vez a sequência de três dígitos, em vez de letras e algarismos, como os irmãos 07 EM-P, 08 EM-P e Z10.
O Lynk & Co 900 utiliza o arcabouço SPA Evo, que é dedicado a grandes veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV). Modular, comporta veículos com distâncias entre eixos entre 3.050 mm e 3.300 mm, o que significa que é exclusivo para veículos com mais de cinco metros de comprimento. Outra característica desse arcabouço, é permitir a instalação de uma bateria maior, além da cabine com maior aproveitamento de espaço interno.
Com lançamento previsto para março, o suve mede 5.240 mm de comprimento, 1.999 de largura e 1.810 mm de altura. A distância entre eixos é de 3.160 mm. Para efeito de comparação, é 200 mm mais longo que o suve 09, até então o maior modelo pela Link & Co e que divide o arcabouço com o irmão sino-sueco Volvo XC90.
O 900 emprega a nova linguagem visual chamada The Next Day, que fez sua estreia no suve compacto Z20. Externamente, o carro traz linhas elegantes. A frente é totalmente fechada, conta com uma uma entrada de ar do tipo fendas na parte inferior do para-choque. O modelo apresenta o tradicional desenho das luzes diurnas em formato de Y, marca registrada da Lynk & Co. Entre as curiosidades, há o painel digital em tom de cinza com 10.192 LEDs que podem exibir mensagens e animações personalizadas, por exemplo, avisar os pedestres que eles podem atravessar a rua.
Nas laterais, os espelhos retrovisores são fixados em suportes, outro recurso estético emprestado do suve Z20. As maçanetas são retrateis, além dos vidros rentes a carroceria que colaboram para uma eficiência aerodinâmica. As portas são fechadas pelo sistema de sucção. Há também um recurso estético no estilo de teto flutuante graças as colunas traseiras escurecidas. Na parte traseira, a tampa do porta-malas é divida, com a parte inferior podendo ser rebatida, e as estreitas lanternas são conectadas a uma barra de luz. O catálogo de cores oferece cinco opções: preto, cinza, azul, branco e prata.
Conjunto propulsor
Na parte mecânica, o Link & Co 900 está disponível com três opções de conjunto propulsores, todos baseados em motores turbocarregados de 1,5 a 2 L, elétricos híbrido plug-in. A versão de entrada, utiliza o motor de três cilindros de 1,5-L, combinado com um motor elétrico de 217 cv no eixo dianteiro e um motor elétrico de 312 cv no eixo traseiro, para uma potência combinada de 720 cv.
As outras duas versões recebem o motor quatro cilindro em linha de 2-L turbocarregado. A versão intermediária emprega um motor elétrico no eixo dianteiro de 167 cv e um motor no eixo traseiro de 312 cv, para uma potência combinada de 734 cv. A variante topo de linha traz uma configuração de motor triplo que mantém o mesmo motor elétrico de 167 cv no eixo dianteiro, e adiciona dois motores traseiros de 217 cv para uma potência combinada de 856 cv.
Na versão topo de linha, marca reivindica uma velocidade máxima é de 200 km/h, enquanto o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 4 segundos. São oferecidas duas baterias, uma de 43 kW·h e outra de 50 kW·h, que podem ser carregadas de 30 a 80 % em 15 minutos.
O Lynk & Co 900 apresenta o controle de amortecimento contínuo, que ajusta ativamente a suspensão de acordo com as condições do piso em que o carro trafega. Um sistema de suspensão a ar de câmara dupla fechada pode alternar entre câmara dupla e câmara única, o que colabora para a condução do veículo em várias condições, como curvas. As rodas podem ser de 20 e 21 polegadas. Na versão mais potente, os freios dianteiros contam com robustas pinças de quatro pistões.
Duas telas 6K
O interior do Link & Co 900, remete a uma sala de estar, com destaque para o sistema de infotenimento de alto padrão. De imediato, chama a atenção a maciça de tela de 6K de 30 polegadas do tipo flutuante. Além de operar como monitor multimídia, ela permite a funcionalidade de tela dividida. A segunda tela 6K de 30 polegadas ficada localizada no teto, próxima a segunda fileira de bancos, podendo ser dobrada.
Já o motorista conta com quadro de instrumentos digital de 12,6 polegadas embutido atrás do volante. Há também o sistema de projeção de informações no para-brisa de 92 polegadas. Todo esse sistema eletrônico é alimentado por dois chips Snapdragon 8295, comandado pelo sistema operacional Flyme Auto, da Meizu, de propriedade da Geely.
O interior surpreende pela área interna, que segundo a Link & Co é de de 6,16 m², e a eficiência do espaço é de 88,2%. Os bancos da segunda fileira, contam trilhos deslizantes, isso permite que tenham uma amplitude de movimento de 550 mm. Por sua vez, a terceira fileira permite ajuste de encosto e uma movimentação de 125 mm.
Os passageiros são agraciados por uma iluminação ambiente nas portas, no painel e nos alto-falantes. O sistema de som é da marca Harmon Kardon, traz oito alto-falantes embutidos nos encostos de cabeça da primeira e segunda fileiras, permitindo que os passageiros ouçam seu próprio entretenimento sem incomodar os outros acompanhantes. Entre as comodidades, há mesas que podem ser dobradas e são fixadas no dorso dos bancos dianteiros, teto solar panorâmico com persianas elétricas, manuais nos vidros das portas traseiras, estas podendo abrir em um ângulo de 90°, o que facilita o acesso ao interior.
A marca diz haver 42 espaços de armazenamento no interior da cabine, enquanto o espaço do porta-malas é de apenas 300 litros como padrão, com 20 litros adicionais sob o assoalho. Pode ser expandido deslizando e/ou dobrando os bancos da terceira fileira, que podem ser controlados por meio de interruptores no porta-malas.
AN