• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CL

MEU PRIMEIRO QUATRO-RODAS

identicon por chicolelis
03/01/2025
em CL, Colunas, Histórias & Estórias
Foto (ilustrativa): cópia de anúncio da GM quando do lançamento do Chevette

Foto (ilustrativa): cópia de anúncio da GM quando do lançamento do Chevette







Não lembro de ter andado de velocípede (como o do meu irmão Luiz Antônio, o Lub) na foto, mas nunca me esquecerei da minha Sieger, uma

bicicleta (hoje chamam de bike, não é?) que ganhei de Papai Noel lá em Ponte Nova, MG, quando morei na usina Santa Helena, do “falecido” IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool) —“primo” do também “falecido IBC (Instituto Brasileiro do Café) — onde meus pais trabalhavam.

Era uma delícia andar na minha Sieger (com peças da alemã Göricke Werke) naquela via que chamávamos de rasa, onde estavam as sete casas do funcionários administrativos da usina, onde aprendi a adorar a garapa (hoje chamam de caldo de cana) e melancia, que comíamos no final da tarde, na beira do rio, onde as deixávamos em sacos para comer “geladinhas” e cuspir as sementes que atraia os peixe e dai….. a gente os pescava para o jantar.

Eu, a Sieger e meu irmão (Foto: meu pai)

Minha segunda duas rodas foi uma Caloi, que usava para entregar correspondência do “falecido” Banco Colonial de São Paulo (hoje virou Itaú), um banco santista, como muitos outros que existiam na minha amada Santos.

Nunca andei de motocicleta, pois a minha primeira experiência gerou uma cicatriz de quase 10 centímetros na parte interna do calcanhar, pois, ao dar a partida, o pedal voltou, fez a cicatriz, que demorou muito para cicatrizar (fiquei ouvindo, por muito tempo, minha amada mãe Olinda dando bronca e me proibindo de subir em qualquer moto).

Vermelho

O primeiro “quatro-rodas”, um Chevette, veio em 1973, quando eu já era repórter d’A Tribuna, onde comecei em 1969, substituindo meu querido amigo/irmão Carlos Monforte, na sucursal do jornal, em São Vicente, a Célula Mater na Nacionalidade. Depois fui para a redação, em Santos, para trabalhar na “Geral”. Quando passei para a economia, tendo como editor o inesquecível José Rodrigues (que já nos deixou) publiquei uma notícia com o título “O Boeing da GM”, que falava da importação de caixa de câmbio para o Chevette, pois o fabricante local não estava dando conta da demanda. O Chevette vendeu mais de 1.500.00 de unidades, desde 1973 até 1994 quando terminou sua produção para dar lugar ao Corsa.

Era lindo, vermelho, que foi lançado aqui no Brasil, no mesmo ano do seu lançamento na Europa. Lá recebeu o nome de Opel Kadett, na Austrália era Holden Gemini, Nos EUA, Pontiac T 1000 (pronuncia-se pôni’ác), no Japão, Isuzu Gemini e na Argentina GMC Chevette e Vauxhall Chevette na Inglaterra, entre outros.

Aqui, tivemos derivados do Chevette, como a camioneta Marajó, a picape Chevy 500, o modelo quatro-portas, um Hatch SR e também o Júnior, com motor 1,0. Os demais usavam motores 1,4 ou 1,.6. Argentina teve também o Chevette com marca Opel modelo K 180, ‘K’ de Kadett e 180 a cilindrada do motor, 1,8 litro, o mesmo do Opala 4-cilindros com cilindrada reduzida. Foi fabricado de 1974 a 1978;

Usei Chevette por alguns anos e cometi uma enorme heresia. Influenciado por um amigo, mandei colocar alargador de rodas e “tala larga”, para sair por aí me exibindo. Erro que jamais repeti ou repetirei, mas usei muito na descida de serra de Campos do Jordão e da Via Anchieta, pisando forte com o pé direito.

Nunca sofri um acidente, mas a história do Chevette acabou quando um ônibus do SMTC (Serviço Municipal de Transporte Coletivo – em São Paulo era CMTC) bateu na traseira, num sinal fechado. O conserto nunca trouxe de volta o meu vermelhinho e me desfiz dele, com tristeza.

CL

A coluna “Histórias & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







Próximo
Fotos: autor exceto se informando diferentemente

BMW 320i M SPORT, NA ESTRADA E NA CIDADE

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17