Nos últimos anos, a invasão de veículos elétricos chineses tem desafiado as marcas tradicionais do setor automobilístico, impondo novos padrões de competitividade e inovação. Diante dessa ofensiva, a BMW se destaca como uma das poucas fabricantes ocidentais verdadeiramente preparadas para enfrentar essa nova realidade. Seu histórico de engenharia de precisão, excelência dinâmica e compromisso com o prazer ao dirigir são diferenciadores que a mantêm competitiva. Além disso, a marca bávara investe fortemente no desenvolvimento de novas tecnologias, como demonstrado pelo recente veículo BMW Vision Driving Experience.

A BMW reafirma seu compromisso com o prazer ao dirigir e o autoentusiasmo, mesmo num mundo eletrificado, com o novo BMW Vision Driving Experience. Este veículo experimental não será produzido em série, mas serve como plataforma de testes para um avançado sistema de gerenciamento dinâmico de condução, desenvolvido para a Neue Klasse (Nova Classe) — a nova geração de modelos elétricos da marca. Batizado de Heart of Joy (Coração do Prazer,), esse conjunto tecnológico foi submetido a rigorosos testes no BMW Performance Driving Center, em Spartanburg, na Carolina do Sul. EUA, onde demonstrou suas capacidades.
Cada modelo 100% elétrico da Neue Klasse contará com o Heart of Joy, tecnologia que adiciona uma quarta dimensão ao conceito de mobilidade da marca — além de elétrica, digital e sustentável, a Neue Klasse também entrega o incomparável Sheer Driving Pleasure (Puro Prazer de Dirigir) da BMW. O primeiro suve dessa nova linhagem será produzido ainda este ano na fábrica de Debrecen, na Hungria.
Eficiência e dinamismo elevados a um novo patamar
O Heart of Joy eleva o prazer de dirigir a um novo nível, aprimorando também a eficiência do veículo. A frenagem é predominantemente regenerativa, reduzindo o uso dos freios convencionais e maximizando o alcance — a essência do conceito Efficient Dynamics (Dinâmica Eficiente).

Processamento dez vezes mais rápido
O sistema Heart of Joy integra o gerenciamento de potência, frenagem, regeneração de energia e direção, processando informações dez vezes mais rápido que as gerações anteriores. Trabalhando em conjunto com o software BMW Dynamic Performance Control, a tecnologia melhora a resposta dinâmica e a precisão dos comandos ao volante. Sua capacidade foi testada com um impressionante torque de 1.835 m·kgf, garantindo que se consiga lidar com essa força extrema, ou seja, está mais do que preparado para as exigências do uso diário.
A regeneração de energia nas frenagens reduz a necessidade dos freios convencionais em 98% das situações cotidianas, aumentando a eficiência do veículo em até 25%. Apenas em frenagens de emergência os freios tradicionais precisam ser usados.
Controle de tração aprimorado e frenagens suaves
O Heart of Joy proporciona uma condução extremamente precisa e refinada, garantindo estabilidade e controle mesmo em curvas mais desafiadoras. Em baixas velocidades, como no trânsito urbano ou em manobras de estacionamento, a resposta ágil do sistema torna a condução mais fluida e intuitiva.
Para demonstrar o funcionamento dessa nova tecnologia, a BMW criou um sistema de iluminação nas rodas do Vision Driving Experience: verde para aceleração, azul para regeneração de energia e laranja para frenagem convencional.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Inteligência computacional de nova geração
A BMW desenvolveu quatro novos superprocessadores, que integram funções antes gerenciadas separadamente. O Heart of Joy é um deles, dedicado ao desempenho dinâmico. Os outros três sistemas controlam condução autônoma, infotenimento e os sistemas de conforto e iluminação do veículo.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
O BMW Vision Driving Experience será apresentado ao oficialmente público no Salão de Xangai de 2025, de 25 de abril a 2 de maio, para reforçar a posição da BMW como referência em inovação, prazer ao dirigir e resistência à crescente concorrência dos elétricos chineses.
PM