Tenho uma verdadeira fascinação por marcos e resenhas estatísticas, e agora a minha coluna “Falando de Fusca & Afins” atinge um marco muito significativo para mim: ultrapassamos a incrível etapa das 500 postagens! Com isto se completa um ciclo de trabalho abrindo espaço para o que vier no futuro.
No âmbito da coluna, tudo começou com uma matéria épica que me traz saudosas lembranças do Márcio Lima Piancastelli: “Pian GT em 3D, uma homenagem a um gênio do design brasileiro” publicada em 17 de agosto de 2015.

Porém, antes disso, eu já havia colaborado com o site, como no caso da matéria “Six Wheelers” publicada em 5 de maio de 2014, que abriu o caminho para o convite do Paulo Manzano para que eu escrevesse no AUTOentusiastas como colunista.

Somente uma segunda-feira escapou do ciclo de edições semanais, devido a um problema intransponível de internet. Nem mesmo o celular, que serviria como modem em uma emergência, conseguiu sinal de internet. Várias edições foram publicadas com o celular como modem, mas nem isso ajudou naquele fatídico fim de semana.
E a quantos livros equivaleriam as 500 publicações?

Quantas palavras essas 500 postagens contêm? A estatística foi feita em três etapas. A primeira quando se completaram 100 publicações. A segunda etapa foi quando se completaram 327 publicações e a terceira foi até a publicação 500.
Cada uma dessas postagens foi lançada numa planilha Excel, e os dados precisaram ser minuciosamente coletados da “base de dados do AUTOentusiastas”, um por um. Reuni a quantidade de palavras por matéria e os dados de visitação de cada uma.
Foram muitas horas de um trabalho repetitivo que exigia atenção. Mas, durante o processo, pude relembrar as publicações, que se tornam como filhos ao longo do tempo…
A somatória final das palavras usadas nas 500 publicações foi de 999.404, ou seja, um milhão de palavras em números redondos. Confesso que me admirei com este resultado.
A média geral de palavras entre todos os livros, de acordo com o “Text Stats” da Amazon, é cerca de 64 mil palavras. Utilizando esse dado, temos uma quantidade equivalente a aproximadamente 16 livros somente de texto. Imagine uma série “Falando de Fusca & Afins” em 16 volumes…
Agora, se incluirmos todas as ilustrações que já são milhares, essa quantidade certamente triplicaria, e estaríamos com, arredondando, uns 50 livros. Essa pequena biblioteca é oferecida aos leitores desta coluna em doses semanais, seguindo a meta, estabelecida há muitos anos, de “promover a preservação dos carros, da sua história e das histórias de seus proprietários com eles”.
As histórias dos proprietários com seus carros são os “causos” que costumam despertar muita atenção. Aproveito para lembrar que estou à busca de causos, se você tiver um não deixe de enviá-lo para mim, quem sabe ele será publicado na coluna.
Hora de agradecer
Neste trabalho que já atingiu as 500 publicações, contei com a valiosa colaboração de vários amigos, que contribuíram com muitas matérias, desde os autores dos causos até aqueles que dividiram comigo a redação. A todos, apresento meu sincero reconhecimento e agradecimento, complementando com um abraço amigo. Os nomes de todos estão nas respectivas publicações. Não posso esquecer do filtro final do editor-chefe do AE, Bob Sharp, a quem também agradeço.
Quero fazer um agradecimento especial a todos que comentam nas publicações. Isso é de suma importância! Sempre que possível, procuro responder a todos.
Reitero o convite para a sua participação neste trabalho. Venha fazer parte deste mutirão. Terei o maior prazer em analisar suas sugestões de causos e matérias.
E as campeãs de visualização?
Durante estes 10 anos tivemos várias ocorrências com a base de dados do AE que implicaram na perda de dados estatísticos de visualizações, com isto se tornou impossível o levantamento das 10 mais em todo período. O que eu tenho feito é o levantamento no fim de cada ano das 10 matérias com maior visualização no respectivo ano.
Mas eu tenho como apresentar as 20 mais visualizadas de outubro de 2021 até fevereiro de 2025, isto talvez seja de seu interesse:
Finalmente chegamos à nossa quingentésima edição algo que parecia muito difícil de acontecer há alguns anos.
Mas há uma coisa que já sei que continuará a ocorrer: a incessante procura por assunto para a publicação da semana seguinte, coisa que tenho vivenciado nestes últimos anos de trabalho e que certamente continuará na minha ordem do dia.
Depois de encontrado o assunto da matéria segue a etapa de definir título, subtítulo e a foto de abertura (geralmente uma das etapas mais complexas); estas etapas definem como a matéria será apresentada aos leitores inicialmente — isto muitas vezes define a aceitação de um dado trabalho. Daí em diante é pesquisa, compilação e redação. Tudo isto foi repetido quinhentas vezes até agora. Não sei avaliar a quantidade de horas empenhadas para realizar isto, mas seguramente foram muitas!
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.