• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

ABANDONADO NA FLORESTA POR 40 ANOS, VW KOMBI FURGÃO ’55 É RESGATADO E SAI RODANDO

UM CATADOR DE COGUMELOS O ENCONTROU, MAS PASSARAM-SE 15 ANOS PARA QUE UMA AÇÃO DE RESGATE EM UM VALE DOS ALPES FRANCESES FIZESSE ESTE KOMBI SER RESSUSCITADO POR UM APAIXONADO POR KOMBI

Alexander Gromow por Alexander Gromow
13/03/2023
em Colunas, Falando de Fusca & Afins, Outros
Foto: Arimapp.com

Foto: Arimapp.com

Este assunto já estava na minha agenda há um bom tempo. Ele trata de uma modalidade de resgate de Volkswagens antigos que é nostálgica e desperta um grande interesse entre os apreciadores da marca; são os resgates em florestas, que disputam em interesse com os resgates em celeiros.

Esta história começa por volta de 1976 quando um Kombi Furgão 1955 foi abandonado em uma floresta nos Alpes franceses e acabou sendo usado como abrigo. Em 2001 um catador de cogumelos, de nome George, o encontrou por acaso. Mas ele guardou esta informação por quinze anos até que um acaso o trouxesse de volta às ruas. O resgate que será relatado adiante ocorreu em setembro de 2016.

Catar cogumelos é uma prática comum em florestas do hemisfério norte, mas exige um conhecimento profundo das variedades existentes naquela região, pois muitas delas são venenosas. Eu já participei de uma coleta de cogumelos na Alemanha junto com meu saudoso cunhado, e o resultado foram quatro baldes cheios de cogumelos. Parte deles foi preparada para o jantar por minha também saudosa irmã. Os cogumelos que colhemos estavam deliciosos.

Florian George (coincidência, o nome de um é o sobrenome de outro) é um apaixonado pelos motores arrefecidos a ar da Volkswagen e mantém o Airmapp.com, um site para reunir toda a “Comunidade VW Air-Cooled”, ou seja, arrefecida a ar (agora presente no Instagram e no Facebook). Este site também se dedica à compra e venda de artigos antigos. Essa informação é esclarecedora, pois é a explicação do motivo do resgate deste Kombi ’55 que passou a fazer parte de sua enorme coleção de modelos com motor arrefecido a ar reunidos no quintal da casa de Florian.

Mas como foi que George, o catador de cogumelos ,passou a informação do Kombi abandonado na floresta? Em um dado momento Florian ficou de ver uma pessoa que ia lhe vender alguns móveis antigos, pessoa esta que se revelou ser muito simpática. Quando ela (George) viu Florian chegar a bordo de um Kombi clássico, disse-lhe que há algum tempo havia visto um veículo semelhante ao dele, abandonado numa floresta. Esta floresta não era muito longe de onde os dois estavam, ela fica no sul da França, nas montanhas Chartreuse.

Foi em algum lugar deste lindo cenário da floresta de Chatreuse, no Sul da França, que o Kombi Furgão estava

“Era mesmo igual ao meu Kombi?” Florian, interessado, perguntou, e George respondeu: “Sim, tinha dois limpadores de para-brisa como o seu, mas o estado dele é muito ruim”.

Então ele apontou para um ponto nas montanhas Chartreuse no mapa e foi assim que Florian descobriu que aquele Volkswagen Kombi 1955 estava abandonado na floresta por 40 anos a menos de 15 quilômetros de distância da casa dele. Mas a localização real ainda tinha que ser redescoberta. Com base nas informações de George, Florian fez uma verdadeira expedição de busca a pé embrenhando-se na floresta.

Florian caminhou por várias horas pelas trilhas da floresta orientando-se pelas informações que lhe foram dadas:

Depois de passar por caminhos na floresta Florian embrenhou-se na mata

Finalmente ele viu o tal furgão à sua frente, parcialmente coberto por chapas curvas de aço corrugado:

Finalmente, lá no fundo (seta verde) estava o Kombi

Na foto de abertura a imagem do Kombi semicoberto por chapas de aço, teias de aranha, espinhos de pinheiro… uma visão desoladora, mas era o início de mais um resgate incrível.

“Dei a volta por trás do Kombi, e imediatamente reconheci a pequena janela traseira. Continuei andando e pude ver as luzes traseiras circulares. “Sim, era um modelo 1955”, recorda Florian com grande entusiasmo. Naquela altura ele tirou um tempinho para curtir aquele momento, e ver o Kombi como ele era, sem mexer em nada.

O interior do Kombi estava coberto por limo, e tudo parecia ter adormecido por quarenta anos

Quando voltou para casa, Florian fez algumas pesquisas para encontrar o dono daquela parte da floresta e ele conseguiu comprar aquele Kombi no dia seguinte.

Uma vez comprado o Kombi, nosso amigo se deparou com um pequeno detalhe: em dois dias, um corte de árvores estava programado para ocorrer naquele bosque, então ou ele tirava o seu Kombi de lá ou ele seria esmagado entre os troncos. A primeira coisa que lhe veio à mente foi contratar um serviço de guindastes para o dia seguinte, mas ao cair da noite ele decidiu cancelá-lo e fazer todo o humanamente possível para que o Kombi saísse de lá rodando por força própria!

Ele voltou para onde o Kombi estava e removeu as chapas que o cobriam e tudo que estava em volta dele:

O Kombi já com o seu entorno livre do que o acompanhou por tantos anos

Depois Florian colocou quatro rodas em bom estado de maneira a poder puxar o Kombi para fora das duas árvores entre as quais ele estava encaixado.

Florian trocando as rodas do Kombi

Com a ajuda de um guincho-talha com alavanca de acionamento manual, com o cabo ancorado de um lado em uma árvore e do outro engatado no Kombi começou o procedimento de extração dele das duas árvores.

O Kombi sendo lentamente puxado para fora das duas árvores
Pronto, o Kombi já liberado do local onde tinha ficado por 40 anos; note que ele tinha bagageiro no teto

A esta altura, Florian entrou em contato com Pascal, da empresa Serial Kombi (loja especializada em peças para Kombi com oficina própria para reparos e restaurações da cidade de Le Versoud, não muito longe dali) para saber se ele tinha todas as peças necessárias para o projeto de colocar o Kombi em funcionamento e apto a rodar montanha abaixo até sua casa. Ele também queria saber como Pascal poderia ajudar naquela emergência.

A Serial Kombi – Magasin de pieces detachés (loja de peças de reposição) e Atellier de méchanique (oficina mecânica). No centro da foto Florian carrega o novo tanque de gasolina

Nesta altura Florian convocou uns amigos para ajudarem na tarefa de colocar aquele Kombi rodando em 24 horas.

Parte das peças necessárias já colocadas no assoalho do salão do Kombi

E o mutirão começou a pleno vapor e em várias frentes. O freio foi um dos itens que mais deu trabalho:

Extraindo o tambor de freio traseiro esquerdo

O tanque teve que ser trocado, e o cofre do motor certamente foi a área mais congestionada no mutirão:

O Kombi recebendo seu novo tanque

O Kombi estava sem motor e Florian pegou um dos motores que ele tinha para instalar no Kombi:

Pendurado em um caibro o motor foi trazido para perto do Kombi 55 por dois membros da equipe de resgate, enquanto isso os outros faziam as suas tarefas

O trabalho continuou noite a dentro:

Trabalhando no freio da roda dianteira direita

O motor foi instalado durante a noite:

A iluminação precária foi uma dificuldade a mais nos trabalhos

A primeira partida do motor foi na base da manivela e o motor pegou logo de início, para festa da equipe:

Bastaram algumas voltas na manivela para o motor pegar, como sempre soltando uma nuvem de fumaça

Então o Florian comentou: “Conseguimos fazer a maior parte do trabalho no primeiro dia. Colocamos um tanque de gasolina novo, instalamos um novo chicote elétrico, reconstruímos todo o sistema de freios. Instalamos o motor de um de meus Kombis, mas que não tinha sido testado ainda. Na manhã do dia seguinte fizemos alguns acabamentos que estavam pendentes. E nos preparamos para aquele momento mágico de fazer um teste de rodagem na floresta”. Ah sim, foram instalados pneus lameiros, já que boa parte do percurso seria feito em piso escorregadio dentro da floresta.

O Kombi recebeu um “calçado” para terreno escorregadio

Uma das últimas coisas a ser feita foi colocar alguma gasolina no tanque:

Abastecendo o Kombi em plena floresta

Pronto, o motor foi novamente acionado com a manivela, pegando de primeira. Florian assumiu o volante:

Florian assumindo o comando e o Kombi partindo por sua própria força pela primeira vez em 40 anos

O pessoal se divertiu por uns 10 minutos dando voltas entre as árvores até se certificarem que o carro estava em condições de percorrer o difícil caminho de descida da montanha até a estrada mais próxima.

Foi hora de desfazer o acampamento e colocar tudo que havia sido trazido por um carro de apoio (que teve que usar correntes nas rodas para conseguir chegar ao acampamento) dentro do Kombi e limpar o local — sem esquecer de apagar a fogueira que aqueceu o pessoal durante a noite:

Levantando acampamento para voltar à civilização. Na foto já estava quase tudo dentro do Kombi, mas faltava apagar a fogueira

Por volta do meio-dia foi possível deixar o local onde o Kombi esteve por 40 anos rodando com força própria através da floresta, mas o caminho ainda tinha que ser “desbravado” e vencido, evitando troncos caídos e outros obstáculos:

O Kombi já ressuscitado e a caminho de uma nova vida como um venerável veículo antigo

O pessoal da equipe ia a pé indicando o melhor caminho para passar, eles iam levando ferramentas para limpar o que fosse necessário para o Kombi poder passar, pois aquele trecho era sem estrada, era chão de floresta mesmo:

O trabalho da equipe continuou durante a passagem pela floresta
O Kombi “navegando“ através de um “mar de plantas”

Cada um da equipe pôde dirigir o Kombi por um trecho da floresta, com isto todos se divertiram um pouco. Disse Florian: “Tivemos que passar por atoleiros, tivemos que cortar uma árvore que estava no caminho e dirigir por descidas muito íngremes.”

Descendo uma ladeira íngreme e escorregadia

Finalmente o Kombi chegou no fim da trilha de montanha acidentada, passando por descidas e subidas, na maioria dos trechos com muita lama. Foi o momento de realização para a equipe que brilhantemente resgatou aquele Kombi de um longo sono na floresta em um prazo recorde. Foi um momento de uma alegre confraternização:

Os amigos comemoram o seu feito junto ao Kombi resgatado

Na foto abaixo o fim desta saga, o Kombi chega ao asfalto e a civilização está próxima, nova vida para este Kombi que, caso contrário, teria ficado para sempre entre aquelas duas árvores lá no alto, dentro da floresta:

Pronto: “asfalto à vista”, salvamento concluído com sucesso!

AG

As fotos desta matéria são fotogramas do vídeo “RESURRECTION – Rescue of a VW 1955 panelvan – Forest find !” realizado pela Airmapp.com, com o apoio da Serial Kombi (https://youtu.be/z_aoJDpkjmM). Vários sites foram visitados, em especial o site da revista Vochomanía, do México.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsFlorian GeorgeFuscaKombiVWVW Beetle
Próximo
Foto: divisão Buick da GM)

FIQUE LIGADO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17