O Honda Civic Type R sempre se destacou como uma referência entre os hot hatches, combinando engenharia refinada, potência equilibrada e uma dinâmica de condução impecável. A Honda demorou para trazê-lo ao Brasil e quando trouxe parece que veio a melhor geração que esse carro já teve.

Sua apresentação oficial ocorreu em 2023 no autódromo Velocittà, onde tive a honra de representar o AE, mas para mim, faltava uma avaliação pelas ruas, no meu trajeto diário, coisa que Bob Sharp já fez pelos trajetos dele. Passei uma semana com o modelo, explorando tanto sua vocação esportiva quanto sua funcionalidade em diferentes tipos de rodagem. E foram quase mil quilômetros rodados nesta semana, com predominância para SP-Campinas-SP várias vezes.

No lançamento a Honda informou a importação de um lote de 100 veículos que foram comercializados a partir de R$ 429.900 e hoje têm preço público sugerido de R$ 434.900. Foram vendidas 50 unidades em 2023 e 104, em 2024 (total 154). Fica evidente que houve um segundo lote, que muito provavelmente repetiu o primeiro (a Honda não deu essa informação). Acredito haver 46 Type-R entre estoque na fábrica e nas concessionárias esperando compradores.

Motor e desempenho
O coração do Civic Type R é seu motor K20Ci de quatro cilindros em linha, 2 litros turbocarregado. A potência máxima é de 297 cv a 6.500 rpm, com torque de 42,8 m·kgf a 2.600 rpm, transmitidos exclusivamente às rodas dianteiras por meio de um câmbio manual de seis marchas com engates curtos e precisos com aceleração interina automática e até ré sincronizada.

O diferencial de deslizamento limitado tipo torsen ajuda a distribuir a potência de maneira eficiente, garantindo tração ideal mesmo em fortes acelerações. No uso urbano, o Type R se mostra controlável, mas é na estrada e nas pistas que ele realmente demonstra sua vocação, com um desempenho progressivo e empolgante. O sistema VTEC atua para otimizar a curva de potência, garantindo retomadas vigorosas e um comportamento linear.

Apesar da potência elevada, o Civic Type R mantém um consumo razoável para um carro dessa categoria. No trecho padrão entre São Paulo e Campinas, pela Rodovia dos Bandeirantes a 120 km/h (2.870 rpm) o consumo registrado foi de 11,8 km/l. No acumulado da semana o registro foi de 9,5 km/l. Lembrando que em nenhum momento utilizei o veículo esportivamente em pista, pois havia tido essa experiencia no autódromo Velocittà. O tanque de 47 litros oferece alcance razoável para viagens, mas exige atenção para quem pretende explorar toda a capacidade do motor constantemente, principalmente num trackday.

Comportamento dinâmico
A Honda redefiniu o desenho da suspensão McPherson na dianteira utilizando manga de eixo que garante o melhor contato do pneu com o solo em diversas condições. E na traseira está a configuração multibraço tradicional, garantindo um compromisso entre dirigibilidade esportiva e conforto no dia a dia.

O acerto é firme, mas não chega a ser excessivamente rígido, permitindo que o Type R seja utilizável em ruas irregulares sem comprometer o conforto. A única ressalva é quanto às lombadas brasileiras. Devido a altura livre do solo de 123 mm, cada passagem por lombada requer atenção redobrada. E outra atenção é com os buracos que sempre voltam a aparecer no período de chuva. Os pneus 265/30 ZR19 têm altura de 80 mm nos flancos, o que assusta a cada impacto sentido.
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A direção com assistência elétrica tem calibração direta e comunicativa, transmitindo com precisão o que acontece com as rodas. Em curvas rápidas, a estabilidade é exemplar, com rolagem mínima da carroceria e comportamento neutro, mesmo sob alta carga lateral. Os freios Brembo de alto desempenho garantem frenagens progressivas e consistentes, com discos ventilados de 350 mm na dianteira e 305 mm, na traseira.

Conforto e uso diário
Por dentro, o Type R mantém a proposta funcional do Civic, mas com um ambiente esportivo acentuado. Os bancos dianteiros tipo concha que já se mostraram eficazes na pista, proporcionam bom conforto para uso no dia a dia e são revestidos em camurça sintética vermelha, combinando com detalhes do painel e costuras contrastantes. Para mim ficou mais interessante os bancos vermelhos na carroceria também vermelha, diferente da unidade azul testada pelo Bob e por mim em Mogi Guaçu.
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O espaço interno é generoso para um hatch esportivo, e é homologado para quatro ocupantes. O porta-malas de 337 litros é suficiente para um carro dessa categoria. A suspensão firme pode ser sentida em ruas muito esburacadas, mas a calibração do modo Comfort, permite um rodar mais suave quando necessário. Para uso na pista há a opção dos modos Sport e +R para maior estabilidade e, consequentemente, menor conforto.
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Tecnologia e segurança
O painel digital de 10,2 polegadas apresenta informações detalhadas sobre o desempenho do carro, enquanto a central multimídia de 9 polegadas com suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem fio oferece boa conectividade. O Honda LogR, sistema exclusivo da marca, permite monitoramento de telemetria, tempos de volta e forças G em tempo real, mas para uso no dia a dia o interessante é deixar todos os instrumentos à mostra na tela para acompanhar o desempenho dos sistemas, afinal de contas ainda sou um engenheiro.
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A segurança é reforçada pelo pacote Honda Sensing, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e alerta de ponto cego. Mesmo sendo um carro de proposta esportiva, esses recursos aumentam a versatilidade para o uso diário.

Conclusão
Após uma semana ao volante, fica claro que o Honda Civic Type R não é apenas um carro de pista adaptado para as ruas, mas sim um hot hatch bem equilibrado, que alia desempenho envolvente a um nível surpreendente de praticidade. Seu motor potente, câmbio preciso e dinâmica afiada fazem dele um carro muito prazeroso de dirigir.

Seja para entusiastas em busca de um esportivo de verdade ou para quem quer um carro capaz de entregar emoção ao volante, sem abrir mão de um certo grau de usabilidade, o Civic Type R se firma como uma boa opção nesse segmento. Uma máquina feita para quem valoriza a arte da condução e os câmbios manuais.
GB
(Atualizada em 17/2/25 às 20h20)
FICHA TÉCNICA DO HONDA CIVIC TYPE R 2023 | |
MOTOR | |
Designação | K20C1 |
Descrição | 4 cilindros, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, variador de fase na admissão e escapamento, variação de levantamento das válvulas de escapamento, injeção direta, pressão de injeção 250 bar, turbocarregador com interresfriador, gasolina comum |
Diâmetro x curso (mm) | 86 x 85,9 |
Cilindrada (cm³) | 1.996 |
Taxa de compressão (:1) | 9,8 |
Potência máxima (cv/rpm) | 297 / 6.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 42,8 / 2.600~3.500 |
Densidade de potência (cv/L) | 148 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 21,4 |
Comprimento da biela (mm) | 139 |
Relação r/l | 0,308 |
Corte de rotação | 7.500 |
Gerenciamento do motor | Honda PGM-FI |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Câmbio manual de seis marchas, tração dianteira, ré sincronizada, aceleração interina automática |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,625; 2ª 2,115; 3ª 1,529; 4ª 1,125; 5ª 0,911; 6ª 0,735; Ré 3,760. |
Relações de diferencial (:1) | 3,842 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, manga de eixo destacada do amortecedor, braço transversal em “L”, mola helicoidal, amortecedor adaptativo e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor adaptativo e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção média (:1) | 14,9 (centro), 11,7 (extremidade) |
N° de voltas entre batentes | 2,1 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 12,2 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/350, pinça de 4 pistões |
Traseiros (Ø mm) | Disco/305, pinça de 2 pistões |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 9J x 19 |
Pneus | 265/30ZR19 (Michelin Sport 4S) |
Estepe | Temporário T125/70R18 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.451 |
Carga útil | 349 |
Distribuição de peso (%) | 62 / 38 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã-cupê liftback, 4-portas, 4 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,26 |
Área frontal calculada (m²) | 2,127 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,553 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.598 |
Largura sem/com espelhos | 1.890/n.d. |
Altura | 1.407 |
Distância entre eixos | 2.735 |
Bitola dianteira/traseira | 1,626 / 1.613 |
Distância mínima do solo | 123 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 337 |
Tanque de combustível | 47 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 5,4 |
Velocidade máxima (km/h) | 275 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 8,8 |
Estrada (km/l,) | 11,1 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 41,8 |
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) | 2.870 |
Rotação à vel. máxima em 6ª (rpm) | 6.500 |
GARANTIA | |
Veículo completo (anos) | 3 |
CONTEÚDO DO HONDA CIVIC TYPE R |
Acesso ao interior sem chave e partida por botão |
Acionamento elétrico de todos os vidros um-toque |
Ajuste de altura e distância do volante de direção |
Alças de teto (4) |
Amortecedores com controle ativo de carga |
Ar-condicionado digital e automático |
Assistente de partida em aclive |
Assistente de ponto cego nos retrovisores |
Assistente frontal com frenagem de emergência |
Aviso sonoro e luz de cintos de segurança dianteiros não atados |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina e joelho do motorista e passageiro (10 no total) |
Câmera de ré mais sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Capô em alumínio |
Carregador de bateria de telefone celular por indução |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Controle de estabilidade e tração desligáveis |
Descansa-braço dianteiro e traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Emblema-logotipo Honda vermelho (frontal/traseiro/rodas) |
Encosto do banco traseiro rebatível dividido 60:40 |
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis |
Espelho interno eletrocrômico |
Espelhos externos com ajuste elétrico |
Faróis de LED com comutação automática da luz alta |
Freio a disco nas quatro rodas |
Freio de estacionamento eletromecânico com atuação automática nas paradas |
Honda Sensing – pacote de sistemas de auxílio ao motorista |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Luz traseira de neblina |
Luzes de aproximação e afastamento |
Luzes de leitura dianteiras e traseiras em LED |
Luzes de rodagem diurna (DLR), luzes traseiras e luz da placa em LED |
Monitoramento da pressão dos pneus com indicação das pressões |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Pedaleira esportiva |
Quadro de instrumentos digital configurável de 10,2? |
Repetidoras de setas nos espelhos |
Revestimento dos bancos em tecido Suede |
Rodas em liga de alumínio 19? com acabamento preto fosco |
Saída de escapamento tripla |
Seleção do perfil de condução (Comfort, Sport, +R e Individual) |
Sensores de chuva e crepuscular, este com função luz de acompanhamento |
Sistema de aquisição de dados Honda LogR |
Sistema de áudio premium Bose com 12 alto-falantes |
Sistema de infotenimento com rádio e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay via cabo |
Sistema de monitoramento frontal |
Sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete |
Travas para crianças nas portas traseiras |
Volante multifuncional em couro com comandos do sistema de infotenimento e computador de bordo |
CORES: azul Racing perolizada, vermelho Rallye, preto Crystal perolizada, branco Championship |