Em 2025, a Mercedes-Benz comemora 30 anos do Sprinter desde seu lançamento na Alemanha, em 1995, quando a marca revolucionou o segmento de veículos comerciais leves. O veículo se destaca por sua popularidade entre os implementadores, que utilizam o modelo para uma ampla gama de aplicações, uma vez que 75% dos Sprinter vendidos no mundo são transformados.
A marca dá início às comemorações do aniversário de 30 anos do lançamento mundial do Sprinter com uma edição especial no Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart, que contará com a apresentação da primeira geração do Sprinter, além do modelo atual e da versão elétrica a bateria, o eSprinter.
Há 30 anos, o Mercedes-Benz Sprinter tem moldado o cenário urbano em todo o mundo. Fabricado em três continentes, sendo eles América do Norte, América do Sul e Europa, o modelo conta com os seguintes principais marcos ao longo de sua trajetória internacional.
1995: O início de uma nova era de furgões

O Sprinter fez sua estreia em 1995, na Alemanha. Esse ano foi um marco de várias formas, visto que o modelo sucedeu o lendário T1/TN e foi o primeiro furgão com a estrela a ter um nome, em vez de números e códigos alfanuméricos. Ele herdou apenas o conceito técnico básico de seu antecessor, sendo o resto projetado e desenvolvido do zero. A combinação de uma carroceria única, com tração traseira de alta aderência e chassis modernos com suspensão dianteira independente e motores potentes, era único na época. Nenhum outro furgão oferecia tantos recursos de segurança na época como o Sprinter. O veículo já contava com freios a disco nas quatro rodas com ABS, diferencial de deslizamento limitado, cintos de segurança ajustáveis em altura e fechos dos cintos presos ao banco como itens de série, além de bolsa inflável para motorista opcional.

A primeira geração do Sprinter foi lançado como chassi, carroceria plana ou basculante, cada um com cabine dupla ou simples, como furgão de carga ou de passageiro, com cinco ou nove lugares e teto baixo ou alto. As distâncias entre eixos variavam de 3.000 a 4.025 milímetros. A Mercedes-Benz também enfatizou o tema da segurança na atualização extensiva de 2000, com bolsa inflável para o motorista passando a ser de série e opcional para passageiro dianteiro, que também protegia os ocupantes no banco duplo do passageiro da frente. Cortinas de janela e controle de tração também ficaram disponíveis a partir de meados de 2000 e, com a introdução do controle eletrônico de estabilidade em 2002, o Sprinter estabeleceu novos padrões de segurança ativa.
2006: atualização tecnológica e de segurança para a segunda geração

A segunda geração do Sprinter foi lançado na Europa no início de 2006. Os clientes passaram a ter mais variações disponíveis, pois poderiam escolher entre três distâncias entre eixos, quatro comprimentos, três alturas de teto e peso bruto total de 3 a 5 toneladas. Além disso, o controle eletrônico de estabilidade foi introduzido como item de série nas versões fechadas até 3,5 toneladas de peso bruto e, dois anos depois, ele se tornou padrão em todas as versões de carroceria até esse PBT. Além disso, em 2008 suspensão pneumática opcional foi adicionado à linha.
Outro marco ocorreu em 2009 com a introdução do BlueEfficiency. A tecnologia com o novo câmbio manual de seis marchas e o sistema desliga/liga motor nas paradas aumentaram a dinâmica e reduziram o consumo de combustível de forma significativa. Em 2013, o Sprinter introduziu o assistente de ventos laterais, um sistema de segurança completamente novo em furgões e a partir de 2016 o veículo passou a estar disponível com PBT de 5,5 toneladas em alguns mercados.
2018/2019: conectividade e versatilidade no centro da terceira geração

A terceira geração do Sprinter foi lançada em 2018 e o modelo manteve sua gama existente de versões, mas também a expandiu, com a introdução da nova versão de tração dianteira. O veículo estabeleceu novos padrões, especialmente em termos de infotenimento e conectividade, com o sistema multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), oferecido pela primeira vez num veículo comercial.
Desde então, o Sprinter obedece a comandos de voz e permite o uso de serviços centrais para frotas, veículos e motoristas. Em termos de recursos de segurança, a marca novamente elevou o nível de segurança do veículo com, por exemplo, o assistente de frenagem ativo. O próximo marco ocorreu em 2019, quando o primeiro furgão de propulsão elétrica, o eSprinter foi lançado na Europa. .

A combinação de eficiência, alcance e capacidade de carga torna o atual Mercedes-Benz eSprinter sinônimo de versatilidade. Lançado no Brasil em dezembro último, a versão totalmente elétrica do Sprinter apresenta o maior alcance do segmento e está disponível no país nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas.
O veículo apresenta uma série de inovações técnicas que proporcionam uma condução ainda mais confortável e segura, além de tornar a utilização comercial menos ofensiva ao meio ambiente. A linha conta com duas opções de bateria (81 kW·h e 113 kW·h) para oferecer a melhor relação entre alcance e capacidade de carga. Assim como no portfólio a combustão, o eSprinter conta com o maior portfólio da categoria com versões elétricas em diferentes opções de carga e entre eixos.
Ícone no mercado brasileiro
Após o lançamento mundial, a linha Sprinter chegou ao Brasil em 1997, onde já foram comercializadas mais de 200 mil unidades do veículo. Com o maior portfólio de furgões elétricos e a combustão do país, o Sprinter oferece diversas possibilidades, desde transporte de carga e passageiros até serviços de emergência.
MF