• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AN

BESTUNE YUEYI 03, SUVE ELÉTRICO A BATERIA COM ALCANCE DE ATÉ DE 565 km

O BESTUNE YUEYI 03 TRAZ MOTOR DE 166 cv E UMA GRANDE BATERIA, PARA O SEGMENTO, DE 61,4 kW·h

Anderson Nunes por Anderson Nunes
18/03/2025
em AN, Destaques, ELETROentusiastas, Lançamentos, Notícias
Fotos: Bestune

Fotos: Bestune





Bestune, anteriormente conhecida como Besturn, é uma marca pertencente a First Automotive Works (FAW), uma fabricante de automóveis estatal chinesa com sede na cidade de Changchun, província de Jilin. Fundada em 15 de julho de 1953, é atualmente a segunda maior das ” Quatro Grandes ” fabricantes de automóveis estatais da China, a saber, as demais são SAIC Motor, Dongfeng Motor Corporation e Changan Automobile.

A divisão Bestune produz uma linha de veículos que compreende sedãs, suves e minivans. A maioria dos carros são doados de motores a gasolina, entretanto o portfólio de modelos vem sendo complementados com veículos híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV). Os veículos elétricos mais conhecidos são o minicarro Pony e o táxi NAT E05. O Bestune está indo razoavelmente bem na China. Em 2024, a marca vendeu 133.240 carros. Para manter o bom ritmo das vendas, a Bestune adiciona a sua linha mais um modelo elétrico, o suve Yueyi 03.

Yueyi 03, suveelétrico da Bestune terá como um dos principais concorrentes na China, o BYD Yuan Pro.(Foto: Bestune)

Yueyi 03

O suve elétrico Yueyi 03, foi exibido pela primeira vez em fotos de certificação do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) em 2024. A Bestune batiza a linguagem visual de “Estética de tempo e espaço, luz e sombra”, caracterizada por linhas com fortes vincos. Esses traços são particularmente visíveis na dianteira e nas portas.

Yueyi 03 mede 4.450 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 1.635 mm de altura e distância entre eixos de 2.750 mm. O desenho da carroceria favorece o baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico, com Cx de 0,24. Contribuem para esse número recursos como o curto capô e o para-choque dianteiro fechado. As luzes de rodagem diurna de LED rentes à carroceria e faróis principais alocados nas extremidades da dianteira colaboram para diminuir o arrasto aerodinâmico. As rodas podem ser 17 ou 18 polegadas. Na traseira, as estreitas lanternas contam com lentes vermelhas, por fim há um defletor que percorre todo o perímetro da vigia traseira.

O Bestune Yueyi 03 apresenta porta-malas com capacidade de 381 litros ou 1.600 litros com os bancos traseiros rebatidos. Como todo veículo elétrico a bateria, o Yueyi 03 padece pelo elevado peso que varia de 1905~1960 kg (foto: Bestune)

O interior é minimalista e moderno. Não há um único botão à vista, quase tudo é feito pela tela tátil de 14,6 polegadas. O volante de dois raios tem um aro grosso e um segmento plano. O painel de instrumentos digital na versão de entrada é de 5 polegadas, enquanto no modelo topo de linha a tela é de 8,8 polegadas. A alavanca seletora de marcha está localizada na coluna de direção, isso permite acomodar entre os bancos dianteiros um console central “flutuante” com dois porta-copos.

O Yueyi 03 é oferecido em duas versões de acabamento. O modelo de entrada traz o pacote básico que inclui luzes de rodagem diurna de LED, bancos revestidos de tecido, controle de ventilação automático, além de câmera de ré. Já a versão topo de linha acrescenta bancos revestidos de couro, sendo que os dianteiros contam com aquecimento, do motorista tem adicionalmente ventilação, carregamento sem fio para bateria de telefone celular, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de manutenção de faixa. O sistema de áudio traz oito alto-falantes. Outro chamariz é oferecer a tecnologia V2L¹  de 3,3 kW·h para alimentar dispositivos externos.

O interior é minimalista, oferece um acabamento bem feito e dotado de bons materiais. Como é padrão nos atuais carros chineses, quase tudo é feito pela tela tátil de 14,6 polegadas (Foto: Bestune)

Alcance de 565 km

O Bestune Yueyi 03 é construído em um novo arcabouço dedicado a veículos elétricos batizado de FME. As versões são equipadas com o mesmo conjunto mecânico, um único motor elétrico no eixo dianteiro que oferece potência máxima de 166 cv e torque máximo de 21 m·kgf, que possibilita ao suve alcançar velocidade máxima limitada a 160 km/h.

Ambos os modelos recebem bateria LFP (lítio-ferro-fosfato), sendo que ma versão de entrada a bateria é de 48,3 kW·h permitindo alcance de 445 km. Na versão topo de linha a bateria é de 61,4 kW·h, o que é grande para o segmento, o que possibilita um alcance de 565 km. Segundo a Bestune, a bateria mantém a sua eficiência operacional na faixa de temperatura de -35 a +60 ºC.

Um dos públicos-alvo do Bestune Yueyi 03 são as jovens famílias que gostam de aproveitar a vida, para tanto, o modelo oferece a tecnologia V2L de 3,3 kW·h para conectar dispositivos externos. (Foto: Bestune)

As baterias são produzidas pela China Aviation Lithium Battery (CALB), a terceira maior fabricante de baterias da China, depois da CATL e da BYD.

Preços

O Bestune Yueyi 03 já está disponível para venda na China. O modelo básico custa 97.900 yuans (R$ 76 mil em conversão direta) e o modelo topo de linha 127.900 yuans (R$ 100 mil). O suve oferece três combinações de cores internas e seis cores externas: ciano, azul, verde, rosa, prata e branco.

AN

¹V2L é abreviação  de vehicle to load e significa que a bateria do veículo serve também para alimentar aparelhos e lâmpadas externos, como na foto imediatamente acima.

 

 

 







Tags: carro elétricocarros chinesesEletroentusiastasFAWveiculos eletricos
Próximo
Foto: Sauber

BORTOLETO: ERRO OU INTELIGÊNCIA NA ESTREIA NA F-1?

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17