No início deste ano, conhecemos um fabricante chinês de veículos para o fora de estrada que já estava no país há dez anos, importando, montando e vendendo seus produtos para uso exclusivo em locais privados, ou seja, não são homologados para emplacamente oe, consequentemente, para uso em vias públicas.
Naquela mesma ocasião, no entanto, depois de apresentar novos modelos de UTV e quadriciclos, a empresa insinuou que passaria a comercializar por aqui motocicletas “legais”, ou seja, que podem ser emplacadas (veja aqui). E agora anuncia oficialmente a chegada de sua primeira motocicleta, a CFMoto 450MT.
Para chegar com seus modelos definivamente em nosso mercado, a CFMoto diz que está estruturando sua rede de concessionários (na apresentação dos veículo em janeiro deste ano, eram 120 revendedores espalhados pelo país) para que os modelos cheguem ao consumidor final com alto padrão de qualidade e um pós-venda eficiente. Seus atuais produtos são montados em Manaus, AM.
A CFMoto 450MT é uma motocicleta de uso misto, ou seja, apta a rodar bem tanto no asfalto quanto na terra — que também pode ser classificada como uma aventureira de média cilindrada —, já bastante conhecida na Europa, em mercados onde disputa a preferência do público com as marcas mais tradicionais.
A motocicleta mais cotada para estrear no Brasil é a CFMoto 450MT, dotada de motor bicilindro de 449 cm3 de cilindrada, com cerca de 44 cv de potência e 4 m·kgf de torque. Esse motor é arrefecido a água, tem dois comandos de válvulas no cabeçote e virabrequim de 270o, com duas árvores contrarrotativas de balanceamento.
De acordo com a CFMoto, essa motocicleta terá componentes e sistema que permitem brigar com os modelos já existentes no nosso mercado, contando com suspensões ajustáveis próprias para o fora de estrada, rodas raiadas com pneus sem câmara e painel de instrumentos de TFT com conectividade e modos eletrônicos de pilotagem.
É claro que as especulações em torno dessa motocicleta, como preço e data de chegada, a colocam de frente com a mais recente motocicleta de 450 cm3 no mercado, a Royal Enfield Himalayan 450. Será que dá briga?
GM