As informações sobre a nova geração do hatchback elétrico a bateria (BEV) MG4 foram divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China no início desta semana. Para a surpresa de muitos, a marca britânica que pertence a Saic Motor anunciou oficialmente ontem um conjunto três imagens de seu mais novo modelo elétrico.
O MG4 EV de segunda geração exibido nas fotos traz pintura em roxo claro. Como tem se tornado comum na China, o modelo apresenta colunas e teto pintados em branco. Na dianteira, o MG4 EV exibe faróis afilados e no interior deles há a presença das luzes de rodagem diurnas em LED. O para-choque conta com duas entradas de ar em formato trapezoidal, além de outras duas entradas de ar nas extremidades, atribuindo um aspecto esportivo ao modelo.

Nas laterais notam-se vincos e a linha de cintura é alta. Os retrovisores são fixados nas portas por meio suporte. A porta de carregamento fica no para-lama dianteiro esquerdo do carro. Em contraste com a tendência atual de utilizar maçanetas de porta niveladas, o MG4 EV adota maçanetas tradicionais, um elemento de estético que adiciona praticidade. As bonitas rodas de face polida são aro 17 polegadas.
Na traseira o MG4 EV, traz para-choque com duas luzes de reflexivas. Há um defletor de teto com a terceira luz de freio integrada. O carro também oferece o limpador traseiro, (item de segurança que vem sendo abolido na indústria nos últimos tempos, e as lanternas traseiras em formato de seta são um traço estético inspirado no roadster Cyberster, dão um aspecto de personalidade ao compacto da MG.

Dados técnicos
O novo MG4 EV apresenta dimensões de 4.395 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.551 mm altura e a distância entre eixos é de 2.750 mm. Na parte mecânica, modelo da MG adota um único motor elétrico TZ180XS1001 com uma potência máxima de 160 cv, que permite atingir velocidade de 160 km/h. A bateria é de lítio-ferro-fosfato (LFP), porém a MG não informou sua capacidade de armazenamento. O peso em ordem de marcha é de 1.485 kg. Em comparação com o modelo de primeira geração que pesava 1.620 kg, houve uma redução acentuada de peso.
Breve histórico
A MG (Morris Garages) é um ex-fabricante britânico de veículos, sendo que o MG TD 1952 foi o modelo responsável por dar vida ao MP Lafer, primeira réplica fabricada no Brasil em escala industrial, que empregava a mecânica Volkswagen arrefecida a ar. Em 2005, a MG foi adquirida pela empresa estatal chinesa Saic. Seus veículos não são muito populares na China. No entanto, a MG vende bem em mercados estrangeiros, principalmente na Inglaterra e Austrália.
O novo MG4 EV será um veículo global, disse a marca em seu comunicado. Com a nova geração, a MG quer enfrentar o BYD Dolphin, Wuling Bingo, Aion UT e Geely Xingyuan. A primeira geração não obteve um volume de vendas previsto na China devido à competição acirrada no mercado local de veículos elétricos.

Lançado em junho de 2022, o MG4 EV, estreou o arcabouço modular elétrico batizado de Nebula. O catálogo de modelos do MG4 de primeira geração oferecia três modelos: a primeira opção trazia um motor elétrico no eixo traseiro de 201 cv e uma bateria de 64 kW·h, que proporciona 460 km de alcance; a versão intermediária de alcance estendido, com 241 cv e bateria 77 kW·h, oferecia 539 km de alcance; e o topo de linha Xpower com motores duplos combinados para 429 cv, e bateria de 64 kW·h, com alcance de 393 km.
AN