• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae Clássicos

PEUGEOT 402 COMEMORA SEU 90º ANIVERSÁRIO

identicon por Marco Fritsch
02/03/2025
em Clássicos, História, MF, Notícias
Peugeot 402 (Fotos: Divulgação Peugeot)

Peugeot 402 (Fotos: Divulgação Peugeot)





Numa época marcada pela uniformidade na estética dos carros, a Peugeot ousou dar um passo à frente com o lançamento do atraente e elegante modelo 402, em 1935. Fortemente influenciado pelo design dos grandes sedãs americanos da época, que pode ser visto em elementos como as linhas curvas, o perfil arredondado, o para-brisa dividido em duas partes, a carroceria grande ou a presença de seis janelas, esse modelo introduziu muitos elementos originais e foi o ponto de partida para todos os tipos de estudos e inovações.

Modelo foi o primeiro na história a ter faróis e lanternas integrados à carroceria

Apresentado no Salão de Paris de 1935, o Peugeot 402 chegou ao mercado para substituir dois modelos-chave da gama: o 401 e o 601. Seu design inconfundível foi obra de Henri Thomas, chefe do Departamento de Design de Carroceria da fabricante sediada em Sochaux. Fiel à filosofia da marca, ele evitou soluções complicadas e dispendiosas e optou por formas fluidas e equilibradas que estabeleceriam as bases estéticas dos modelos da “marca do leão” até à Segunda Guerra Mundial deflagrada em setembro de 1939.. Nas laterais, ele eliminou os estribos comuns na década de 1930, enquanto na dianteira e na traseira, optou pela originalidade de integrar os faróis e as lanternas traseiras à carroceria pela primeira vez na história do automóvel.

O 402 L tinha 5.000 mm de comprimento e entre-eixos de 3.300 mm

O estilo do 402 foi fortemente influenciado pelas principais tendências estéticas de sua época. Por um lado, o “Streamline Moderne”, também conhecido como “estilo aerodinâmico”, conferiu beleza e funcionalidade à sua silhueta, além de dar uma sensação de velocidade e dinamismo. Na década de 1930, era sinônimo de modernidade. A “Art Déco” deixou sua marca em suas linhas longas e horizontais, sua sequência de áreas curvas, suas pequenas janelas e a presença de elementos inspirados no mundo náutico.

Versão Roadster de 2 lugares

Como era habitual naqueles anos, o 402 foi comercializado em várias silhuetas e estilos de carroceria, como o Interior Drive, o Coach Cabriolet de 4 lugares, o Roadster de dois lugares, o Commercial e o 402 L, projetado como táxi e limusine, com 5.000 mm de comprimento e entre-eixos de 3.300 mm (foto mais acima)..

Uma menção especial deve ser feita ao 402 Eclipse, equipado com uma capota rígida na cor da carroceria que se dobrava e se retraía automaticamente no porta-malas com a ajuda de um controle elétrico. Uma revolução, obra do designer Georges Paulin e do construtor de carrocerias Marcel Pourtout.

A versão Eclipse possui capota rígida que se dobra e se retrai automaticamente no porta-malas

Todas as versões do 402 eram equipadas com um moderno motor de quatro cilindros e 1.991 cm³ que desenvolvia 55 cv e era capaz de atingir 120 km/h. No entanto, o protótipo 402 Andreau, também conhecido como N4X, foi ainda mais longe em termos de aerodinâmica que resultou no aumento da velocidade máxima para 140 km/h e na redução do consumo de combustível em 30%.

Refletindo a elegância automobilística francesa, o Peugeot 402 teve uma longa carreira no cinema, e não apenas na França. Nas produções de Hollywood, ele apareceu em “Meia-noite” (1939), de Mitchell Leisen, estrelado por Claudette Colbert e Don Ameche, e em “Os homens preferem as louras” (1953), estrelado por Marilyn Monroe.

Peugeot 402 Darl’Mat

No lado esportivo, o 402 Darl’Mat, que teve desempenhos excepcionais nas 24 Horas de Le Mans, incluindo uma vitória na categoria de 2 litros com a equipe De Cortanze-Cortet, abrindo caminho para outras vitórias da Peugeot até os dias atuais.

MF

(Atualizada em 2/3/25 às 12h20)







Próximo
Foto: pt.euronews.com

VIAGENS CARNAVALESCAS!

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17