Apesar de a VW do Brasil não ter convidado o AUTOentusiastas para a apresentação do VW Tera no Rio de Janeiro, em respeito aos nossos leitores decidimos publicar a notícia.
Veja as primeiras fotos divulgadas hoje:
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las instantaneamente (Fotos: Divulgação VW)
Hoje, 2 de março, a Volkswagen revelou o Tera, seu novo suve compacto, um projeto desenvolvido no Brasil e conta com 81% dos componentes nacionais. O design é assinado por José Carlos Pavone, executivo-chefe de Design do fabricante.
Destaques visuais incluem os faróis de LED bipartidos e as lanternas traseiras com nova assinatura luminosa. As lanternas se conectam por uma barra preta não iluminada com refletores, enquanto a placa foi posicionada na base do para-choque traseiro, que, assim como os plásticos da carroceria, exibe uma textura especial.
O Tera adota uma grade do radiador ampla, além de entradas de ar laterais funcionais. Seu interior é interessante, com painel com acabamento texturizado. A central multimídia VW Play Connect, presente no novo Nivus, também está equipada no Tera.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las instantaneamente (Fotos: Divulgação VW)
Por enquanto, a Volkswagen apresentou apenas a versão topo de linha, High, equipada com os pacotes Outfit e ADAS — os dois opcionais desta configuração. Além desta versão, o Tera estará disponível em outras três opções, conforme informado pela marca:
- MPI: equipada com motor 1,0 e câmbio manual de cinco marchas;
- TSI: equipada com motor 1,0 turbocarregado e câmbio manual de de seis marchas ou automático de seis;
- Comfort: equipada com motor 1,0 turbocarregado e câmbio automático de seis marchas;
- High: equipada com motor 1,0 turbocarregado e câmbio automático de seis marchas.

O Tera será oferecido com motores 1,0 de aspiração atmosférica de 77/84 cv e turbocarregado de 109/116 cv, ambos flex, e câmbio manual de cinco marchas na versão de entrada ou manual/automático de seis marchas nas versões turbocarregadas. Os preços estimados serão abaixo do Nivus, obviamente condizentes com o segmento e podendo até substituir algumas versões do Polo, com quem compartilha a plataforma MQB-A0.
Em termos de equipamentos, a versão Tera Outfit com o pacote ADAS e traz itens interessantes para o segmento, como retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e alerta de saída de faixa com correção no volante — raros em suves compactos. A lista de equipamentos inclui:
- 6 bolsas infláveis
- Acesso por chave presencial
- Ar-condicionado digital
- Assistente para partida em aclives
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível
- Câmera de ré
- Carregamento de celular por indução
- Central multimídia “VW Play” com tela de 10,1″
- Controlador de velocidade adaptativo (ACC)
- Detector de cansaço
- Descanso de braço dianteiro
- Direção elétroassistida
- Faróis de LED com acendimento automático
- Frenagem autônoma de emergência (AEB)
- Freios a disco nas quatro rodas
- Iluminação ambiente de LED
- Partida do motor por botão
- Quadro de instrumentos digital de 10,25″
- Rack de teto funcional
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Rodas de liga leve de 17”
- Sensor de chuva
- Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
- Start-Stop
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
- Volante com ajustes de altura e profundidade
- Volante multifuncional com aletas para trocas de marcha
Os pacotes opcionais incluem o Outfit, com bancos revestidos em material premium com inserto Outfit, rodas de liga de alumínio de 17″ escurecidas e teto e retrovisores pintados em preto, além do ADAS, que oferece assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.
Com o lançamento oficial previsto para maio, o Tera já se mostra como uma proposta competitiva e bem equipada, com design moderno e tecnologia avançada.
PM