A Audi do Brasil anuncia o lançamento, no país, da exclusiva camioneta RS 6 Avant GT no país. A edição limitada de 660 unidades do modelo — em todo o mundo, das quais 10 unidades para o mercado brasileiro — oferece um visual inédito, com defletores, difusores e para-choques exclusivos, além do uso de fibra de carbono em elementos espalhados por toda a carroceria. São novas rodas de 22 polegadas, bancos-concha especiais e numeração da série especial (0 a 660) no console central.
Os primeiros esboços da RS 6 Avant GT remontam ao conceito RS 6 GTO, de 2020, desenvolvido pelas mãos de doze jovens sob a supervisão de mecânicos e pintores automobilísticos da marca dos quatro anéis entrelaçados, que trabalharam em conjunto por seis meses com o apoio da Audi Design. Eles tiraram a maior parte de sua inspiração do lendário carro de corrida Audi 90 quattro IMSA GTO, de 1989. O resultado final do projeto demonstra o potencial dos jovens talentos e como eles podem contribuir com a fabricante, mesmo durante o processo de aprendizado.

A nova RS 6 Avant GT é dotada do consagrado motor 4.0 TFSI biturbo, V-8, otimizado para proporcionar desempenho ainda maior. O motor entrega 630 cv e 84,6 m·kgf. A potência é fornecida à tração integral permanente quattro por meio do câmbio automático Tiptronic padrão de oito marchas com tempos de troca otimizados.
O potente conjunto mecânico garante ao modelo números de superesportivo de competição: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 3,3 segundos. De 0 a 200 km/h são necessários 11,5 segundos. A velocidade máxima é de 305 km/h. Numa camioneta!

Assim como a RS 6 Avant Performance, a RS 6 Avant GT usa a versão mais recente do diferencial central bloqueável. Especialmente leve e compacto, ele distribui a potência do motor para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60. Se ocorrer patinagem, mais torque é enviado automaticamente ao eixo com melhor tração — até 70% pode ir para o eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro. O diferencial central retrabalhado melhora a dinâmica de condução, garantindo maior precisão e controle nas curvas em alta velocidade.
Para distinguir ainda mais a edição especial de outros modelos da linha RS, o diferencial esportivo quattro no eixo traseiro foi especialmente calibrado para a RS 6 Avant GT. Os novos parâmetros focam em maior agilidade e viés traseiro no modo de condução Dinâmico. Os clientes se beneficiam de um comportamento esportivo, neutro e altamente preciso com o auxílio da suspensão esportiva RS plus com controle dinâmico de rodagem.
Os novos pneus Continental Sport Contact 7 de 22 polegadas (285/30 R22) e alto desempenho garantem a aderência necessária para um dirigir dinâmico em diferentes circunstâncias da via. Além disso, a distância de frenagem é até 2 metros menor com os novos pneus ao frear de 100 a 0 km/h.
Na estética, o destaque
A nova Audi RS 6 Avant GT se destaca das outras versões esportivas da linha, como a RS 6 Avant e a RS 6 Avant Performance, graças à sua aparência ainda mais impressionante, baseada no conceito RS 6 GTO. Essa inspiração está na dianteira, com a ampla grade do radiador de moldura inteiriça e as entradas de ar em acabamento preto brilhante, formando uma peça uniforme que faz o veículo parecer ainda mais baixo e largo. Lâminas verticais e colmeia com desenho exclusivo no para-choque, assim como o capô de compósito de fibra de carbono com acabamento exclusivo, completam o visual dianteiro.

Na lateral, saídas de ar posicionadas atrás das exclusivas rodas de 22 polegadas de seis raios reduzem a pressão do ar na caixa de roda e melhoram o arrefecimento dos freios. Assim como o capô, os para-lamas também são feitos inteiramente com o mesmo material, pela primeira vez na história da marca dos quatro anéis entrelaçados. Inserções nas saias laterais e carcaças dos espelhos retrovisores em carbono brilhante completam o perfil da camioneta.
Na traseira, inserções na tampa do porta-malas, nomenclatura, logotipo e difusores em preto brilhante com refletor centralizado verticalmente faz o carro parecer ainda mais largo. Acima do vidro traseiro, destaque para a asa dupla invertida inspirada no automobilismo, herança do protótipo desenvolvido pelos aprendizes. Pela primeira vez na história da RS 6 Avant, as barras do teto foram eliminadas para criar uma silhueta ainda mais plana e de visual dinâmico. Além disso, os discos de freio são de cerâmica com pinças de freio vermelhas, ambos de série.
A carroceria do modelo recebe uma combinação exclusiva de cores: a tonalidade externa em branco Arkona é acompanhada de inserções nas tradicionais cores Audi Sport — preto, cinza e vermelho — e rodas especiais na cor branco brilhante especialmente desenhadas para esta versão.
Interior refinado
A RS 6 Avant GT sai da linha de produção com o pacote de design RS plus. A cabine tem o preto como tonalidade predominante, realçada por diversos detalhes que trazem requinte e exclusividade ao modelo, como, por exemplo, as costuras aparentes em colorações complementares como vermelho e cobre, além das combinações de materiais e texturas pensadas nos mínimos detalhes para reforçar ainda mais a sofisticação a bordo, transmitindo aos ocupantes a sensação de vestirem um terno de alta costura para uma festa de gala. E o modelo traz teto solar panorâmico.

Encaixes precisos, revestimentos nobres e a identificação “RS 6 GT” por todo o interior, como no console central, tapetes e bancos, reforçam a exclusividade do modelo. Os novos bancos RS tipo concha oferecem a combinação de couro e costura em favo de mel com costura aparente em tonalidade cobre. Os cintos de segurança chamam a atenção com sua cor vermelho Carmesim, e como destaque especial, o console central apresenta o número de série do carro limitado a 660 unidades.
Incluído pela primeira vez no mercado brasileiro nessa geração do modelo, a nova Audi RS 6 Avant GT é equipada com o inédito sistema de áudio Bang&Olufsen 3D Advan, com dois alto-falantes direcionais e motorizados no painel dianteiro e 19 alto-falantes com ímãs de Neodymium High-quality.
Fabricação especial
Outro diferenciador da novíssima RS 6 Avant GT em relação à RS 6 Avant é que ela não é totalmente montada na linha de produção da marca em Neckarsulm, na Alemanha. Após as etapas de construção da carroceria e pintura, as 660 unidades da série especial serão encaminhadas para outra linha de montagem perto dali, em Böllinger Höfe, onde os e-tron GT quattro e RS e-tron GT são fabricados em pequenos lotes de produção.
Essa instalação é altamente flexível e única dentro do Grupo, oferecendo as melhores condições para lapidar os últimos detalhes de montagem da Audi RS 6 Avant GT, que é realizada em sua etapa final por sete funcionários experientes em três estações de montagem configuradas especialmente para esta edição especial. Cada veículo passa um dia inteiro por lá, e todos os elementos exclusivos do modelo são instalados manualmente, incluindo o capô, para-lamas, painéis laterais, asa invertida dupla, para-lamas dianteiros e traseiros, e a suspensão ajustável.
A Audi do Brasil não informou o preço da RS 6 Avant GT.
MF