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Home Avaliações

BMW iX2 xDRIVE30 M SPORT, NO USO

UM SUVE ELÉTRICO COM ALMA DIVIDIDA

identicon por Gerson Borini
30/04/2025
em Avaliações, ELETROentusiastas, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





Durante uma semana avaliei o BMW iX2 xDrive30 M Sport, versão mais potente e eletrificada do recém-lançado suve-cupê compacto da marca bávara, vide matéria de lançamento. Baseado na segunda geração do X2, o iX2 compartilha o arcabouço com o X1 e o novo MINI Countryman, mas entrega uma proposta própria, com visual mais ousado, tração integral e motorização puramente elétrica. Será que ele convence como BMW e como elétrico? A resposta é mais complexa do que parece.

Teto solar panorâmico é destaque no veículo

Design: ruptura com o passado

Polêmico. Assim pode ser definido o visual do iX2. A dianteira traz grade duplo-rim gigantesca (e falsa, por não haver radiador), com a opção de iluminação “Iconic Glow”, que destaca ainda mais sua presença. O pacote M Sport da unidade avaliada acrescenta para-choques mais volumosos e rodas de 20″ que roubam a cena, mas beneficiam o conforto e a eficiência energética.

A grade tem seu contorno iluminado, dando maior ênfase na sua presença já marcante

Nas laterais, o caimento do teto segue a fórmula X4/X6, o que garante uma silhueta dinâmica, porém compromete o espaço para a cabeça dos ocupantes dos bancos traseiros. As maçanetas embutidas e de abertura vertical, apesar de aerodinâmicas, não são as mais práticas de se utilizar. A traseira termina com um pequeno defletor e lanternas protuberantes que dividem opiniões, mas ajudam a criar identidade.

Silhueta agradável, mesmo com pequeno compromisso do espaço para cabeça no banco traseiro

Interior: luxo com algumas concessões

Ao entrar no iX2, nota-se imediatamente o capricho nos materiais: Alcantara, couro e acabamentos metálicos conferem requinte digno de modelos mais caros da marca. Os bancos esportivos M são confortáveis, mesmo em viagens longas, e oferecem bom apoio lateral, e a extensão do assento é outro item de maior conforto.

O visual ao entrar no veículo é bem agradável

O volante de pegada firme traz botões grandes e de fácil operação. À frente do motorista, o quadro de instrumentos digital de 10,7″ tem configurações pré-definidas. A projeção de informações no para-brisa é outro item que facilita na condução.

A alavanca atrás do volante ao lado esquerdo aumenta o desempenho do carro ao ser acionada, mas na vida real é desnecessária, dada a boa potência do veículo

O sistema iDrive 8.5, com tela de 10,3″, está entre os melhores do mercado, tanto em fluidez quanto em funcionalidades. A central oferece integração com o BMW Connected Drive, que inclui tráfego em tempo real. A interface é intuitiva, embora a transição para comandos exclusivamente táteis possa incomodar os puristas.

A ergonomia da cabine é boa, mas nem tudo são flores. Os porta-copos são grandes, mas sem presilhas para firmar garrafas, o que pode resultar em derramamento de líquido. Os painéis de portas têm desenho funcional e, novamente, a acomodação de garrafas não é seu forte. Há boa alternância de materiais e texturas, formando um conjunto harmônico.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Atrás, o espaço para as pernas é adequado, mas adultos altos tocam o teto com a cabeça. A sensação de confinamento só é aliviada com o teto panorâmico. Há saídas de ar e portas USB-C, mas nenhum luxo adicional como aquecimento ou controles de climatização para os ocupantes de trás.

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Condução: entre o conforto e o desempenho

O iX2 xDrive30 temdois motores elétricos, um em cada eixo, entregando tração integral e potência combinada de 313 cv com 50,4 m·kgf de torque máximo. Com isso, o suve de 2.020 kg acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos. O torque instantâneo típico dos elétricos transforma qualquer semáforo em potencial grid de largada, mas a aceleração perde ímpeto acima de 60 km/h, decepciona um pouco.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A direção é leve, ideal para o uso urbano e aumenta seu. peso progressivamente com o incremento da velocidade. A centragem é correta. A suspensão McPherson na dianteira e multibraço na traseira entrega um comportamento firme em todas as condições, podendo parecer dura e desconfortável para quem prefere um suve de reações mais confortáveis.

Versão M Sport adota o preto brilhante nas molduras de janelas e da grade, eliminando os cromados

O peso elevado — cerca de 500 kg a mais que o X2 a combustão — é perceptível em mudanças rápidas de direção e ao passar por buracos, exigindo atenção redobrada. Por outro lado, o centro de gravidade mais baixo favorece a estabilidade e oferece boa segurança em velocidades de viagem.

Rodas de 20 polegadas tem desenho moderno e as molduras de caixa de roda na cor da carroceria deixa o veículo com um tom mais sóbrio

Os freios são potentes e bem modulados, com destaque para a frenagem regenerativa eficiente, que permite condução com um só pedal. Em frenagens leves na cidade não se percebe o pequeno degrau entre o sistema regenerativo e os freios hidráulicos que é notório em veículos de marcas chinesas, mostrando a atenção nos detalhes dos engenheiros da BMW.

Freio a disco ventilado nas quatro rodas

Eficiência, alcance e conforto

Com bateria de 64,8 kW·h, o iX2 não impressiona no papel, mas surpreende no mundo real. Mesmo com rodas grandes e tração integral, apresentou bons índices de consumo, ficando entre os mais eficientes da categoria. O alcance real, claro, depende do estilo de condução, mas a média urbana ficou acima dos 350 km em ritmo moderado, em comparação aos 337 km homologados junto ao Inmetro.

Lanternas de LED em cintura elevada

O rodar é silencioso e confortável na maioria das situações. Mesmo com pneus de perfil bem baixo (245/40R20), a absorção de impactos é eficiente no modo padrão. A cabine é bem isolada acusticamente, permitindo apreciar as composições “Iconic Sounds” criadas por Hans Zimmer, que adicionam uma atmosfera futurista à experiência de condução.

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Conclusão

O BMW iX2 xDrive30 M Sport é, sem dúvida, um dos suves elétricos mais completos e refinados da atualidade. Ele oferece desempenho, tecnologia de ponta e acabamento sofisticado, mas ainda com algumas concessões que lembram que estamos em um momento de transição — tanto da marca quanto da indústria.

Um carro que marca presença quando chega

Como produto, é difícil criticá-lo. Como BMW, talvez falte um pouco da alma que caracterizava os modelos de outrora — aquela conexão homem-máquina que tanto cativava os entusiastas. Ainda assim, como carro do dia a dia, ele impressiona e entrega mais do que promete.

É daqueles carros que não gostamos de devolver ao dono

Se a busca é por um suve elétrico premium, com pegada esportiva e bom espaço interno, o iX2 xDrive30 M Sport merece estar na lista. Só não espere por um Série 3 disfarçado de utilitário e esteja preparado para pagar R$ 443.950 no veículo que é vendido em configuração única.

GB

FICHA TÉCNICA RESUMIDA DO BMW iX2 xDRIV30 M Sport 2024
Motores elétricos, potência máxima combinada (cv) 306
Motores elétricos, torque máximo combinado (m·kgf) 50,4
Velocidade máxima (km/h) 180
Aceleração 0-100 km/h (s) 5,6
Comprimento (mm) 4.554
Largura sem espelhos (mm) 1,845
Altura (mm) 1,560
Porta-malas (L) 525 / 1.400
Capacidade da bateria (kW­h) 64,8
Alcance Inmetro (km) 337
CONTEÚDO DO BMW iX2 xDRIVE30 M Sport 2024
ITENS DE SÉRIE BÁSICOS
Bolsas infláveis dianteiras, laterais dianteiras e de cortina dianteiras e traseiras
Controle de estabilidade e tração
Controle de experiência de condução com Eco Pro
Freios a disco ventilados com ABS
Garantia de 24 meses
Indicação dos intervalos de manutenção programada
Jogo de ferramentas completo
Luz de acompanhamento
Luz traseira de neblina
Luzes de freio dinâmicas
Regeneração de energia de frenagem
Tecnologia de chave eletrônica com memória
TECNOLOGIA
Assistente de condução Pro
Assistente de estacionamento Plus
Cabo de recarga
Carregador de bateria de telefone celular sem fio
Faróis de LED adaptativos
Farol alto automático
Projetor de dados no para-brisa para o motorista
Recarga de até 22 kW
Segredo de roda antifurto
Suspensão M adaptativa
SEGURANÇA
Alarme
Alarme acústico para avisar pedestres
Estepe de emergência
Retrovisores interno e externos com função antiofuscante
CONFORTO
Acesso de conforto
Banco do motorista com ajuste lombar
Bancos dianteiros com ajustes elétricos
Bancos dianteiros de maior retenção lateral
Pacote de equipamentos profissional
CONECTIVIDADE
Chamada de emergência inteligente
Live Cockpit Professional
Serviços ConnectDrive
Teleserviços BMW
SISTEMA DE ÁUDIO
Sistema de áudio Harman Kardon
ESTILO
Acabamento externo BMW Individual com linha de sombra de alto brilho
Acabamento externo em preto de alto brilho
Acabamento interno em Hexacube
Iconic Glow
Iluminação do painel de instrumentos Luxury
Pacote M Sport
Revestimento de teto BMW Individual Anthracite
Teto solar panorâmico
Volante revestido de couro M






Tags: BMW iX2 xDrive30 M SportC-SUVGBGerson Borinisuve elétrico
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Foto: automecfeira.com.br

AUTOMEC CONSOLIDA-SE AO ATRAIR PÚBLICO E NEGÓCIOS

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