A Ferrari garantiu mais uma pole position no Mundial de Endurance (FIA WEC) 2025 com Antonio Giovinazzi, enquanto Valentino Rossi conquistou um feito inédito na classe LMGT3, levando ao delírio os fãs que lotaram as arquibancadas do Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola. A corrida de seis horas realizar-se-á neste domingo (20), com largada às 13h (hora local; 8h hora de Brasília).
Hypercar: Ferrari imbatível, surpresa da BMW e decepção para Porsche
Antonio Giovinazzi segue invicto nas sessões de Hyperpole da temporada. Após conquistar a pole na abertura do campeonato no Catar, o italiano repetiu o feito em casa com o Ferrari 499P nº 51 da equipe AF Corse. E fez isso com autoridade: cravou um tempo 0,758 segundo mais rápido que o segundo colocado, uma margem rara no equilibrado grid do WEC.
“É sempre uma sensação incrível conquistar a pole na frente dos tifosi, na nossa corrida em casa”, celebrou Giovinazzi. “O carro esteve fantástico desde o primeiro treino. Estava preocupado com os limites de pista, mas consegui juntar tudo na volta decisiva.”
Ao lado do nº 51, larga o nº 83 também da AF Corse, com Robert Kubica no volante. Um resultado notável considerando que o carro teve problemas mecânicos no último treino livre e perdeu boa parte da sessão.
A terceira posição ficou com Dries Vanthoor no BMW M Hybrid V-8 nº 15 da equipe M Team WRT, que novamente se mostrou o mais competitivo entre os não Ferrari. Os Toyota GR010 Hybrid mostraram desempenho consistente com Hirakawa e De Vries separados por apenas 0,001 s e ocupando a quarta e quinta posições, respectivamente.
Destaque ainda para Mick Schumacher, que colocou o Alpine A424 na sexta colocação, seguido por Jean-Éric Vergne (Peugeot 9X8) e Charles Milesi (Alpine). Alex Lynn, após um forte acidente no último treino, garantiu o nono lugar com o Cadillac da JOTA, e o atual campeão Kévin Estre foi apenas o décimo com o Porsche Penske, que ainda busca ritmo em 2025.
A grande decepção foi o Ferrari nº 50. Antonio Fuoco, que havia sido o mais rápido inicialmente, teve todas as voltas anuladas por exceder os limites de pista. A tripulação vencedora de Le Mans 2023 largará da última posição entre os Hypercars.
LMGT3: Rossi faz história com a BMW

Antes mesmo do desempenho dominante de Giovinazzi, foi Valentino Rossi quem incendiou as arquibancadas ao conquistar sua primeira pole position no WEC na categoria LMGT3 com o BMW M4 nº 46 da equipe Team WRT.
Seu companheiro de equipe Ahmad Al-Harthy havia estabelecido uma volta forte na primeira parte da sessão, e Rossi manteve o ritmo na Hyperpole, mesmo perdendo uma volta por violar os limites de pista. O multicampeão da MotoGP não se deixou abalar e cravou um tempo imbatível nos minutos finais.
“O controle dos limites de pista aqui é complicado — tem muitos pontos em que, se você forçar demais, perde a volta”, comentou Rossi. “Felizmente, o carro estava ótimo e consegui melhorar no final. É muito especial fazer isso aqui, com todos os fãs italianos. Agora, queremos lutar pela vitória.”
Rossi ficou cerca de três décimos à frente de Clemens Schmid, com o Lexus da Akkodis ASP Team. Zacharie Robichon completou o top 3 com o Aston Martin da Heart of Racing. O vencedor do Catar, Ben Keating, largará apenas em 16º com o Corvette da TF Sport.
Os brasileiros tiveram desempenhos distintos na LMGT3. Augusto Farfus, correndo no BMW M4 nº 31 da equipe WRT, garantiu a 6ª colocação no grid da categoria ao lado de Yasser Shahin e Timur Boguslavskiy, com chances reais de brigar pelo pódio. Já Eduardo Barrichello, estreando na temporada com o Aston Martin Vantage AMR nº 10, conquistou a 12ª posição, dividindo o carro com Derek Deboer e Valentin Hasse-Clot.
O vencedor da etapa de abertura no Catar, Ben Keating, largará apenas em 16º com o Corvette Z06-R da TF Sport.
Expectativas para a corrida
Com Ferrari e BMW largando na frente em suas respectivas categorias, a expectativa é de uma corrida estratégica e imprevisível, especialmente com a possibilidade de chuva em Imola. A prova será transmitida ao vivo pelo aplicativo oficial FIAWEC TV a partir das 8 horas da manhã (hora de Brasília), e pelos canais do Youtube da BandSport e Grande Prêmio, com cobertura completa para os entusiastas das corridas de resistência.
GB