A Moura acaba de lançar em São Paulo sua bicicleta elétrica, a Ella. Sua bateria de íons de lítio de 36 volts permite que ela rode 80 km. Atinge 32 km/h e conta com suspensão dianteira, freio a disco nas duas rodas, oito marchas e modo especial para subidas.
Ao contrário dos carros elétricos a bateria (BEV), a única preocupação com alcance que o ciclista ao guidão da Ella terá, caso a bateria esgote a carga, é precisar pedalar.
A Ella marca a entrada da Moura no mercado de bicicletas elétricas. Fundada em 1957 em Pernambuco, a empresa se consolidou ao longo dos anos como líder de baterias voltadas para automóveis. Mais recentemente, a empresa vem ampliando sua atuação em acumulação de energia em áreas como motos, metrôs, trens, barcos, empilhadeiras, sistemas de armazenagem e, agora, bicicletas elétricas.
Na nota à imprensa enviada hoje a Moura não informou capacidade da bateria, tempo de recarga e preço da bicicleta.
MF
(Atualizada em 24/4/25 às 15h20, inclusão de ficha técnica)
Ficha técnica¹, cortesia do leitor Marcelo Schwan, a quem o AE agradece.
¹A potência de 350 watts corresponde a 0,47 cv
O torque de 80 N·m corresponde a 8,1 m·kgf