A Ferrari levou ao delírio mais de 65.500 tifosi que estiveram no Autódromo Enzo e Dino Ferrari neste domingo (20), ao conquistar uma vitória memorável na 6 Horas de Imola — segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) 2025. Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi converteram a pole position em triunfo incontestável com o 499P nº 51 da equipe Ferrari AF Corse, (foto de abertura) mantendo os 100% de aproveitamento na temporada.

A corrida foi marcada por estratégias refinadas e escolhas precisas de pneus, elementos que favoreceram o nº 51 da Ferrari, que chegou a abrir quase 30 segundos de vantagem em determinado momento. No entanto, como é praxe nas provas de longa duração, o resultado esteve longe de ser garantido. Um segundo safety car, a pouco mais de duas horas do fim, embaralhou as posições, e a pressão dos protótipos da Porsche, Toyota e BMW tornou a disputa ainda mais dramática.
Mas o trio da casa segurou firme e cruzou a linha de chegada com quase dez segundos de vantagem, coroando um fim de semana impecável. “Desde sexta-feira estivemos sempre no topo. Foi uma corrida com alguns Safety Car Virtual e Safety Cars, o que nunca é fácil de administrar, mas o time foi fantástico e tomou todas as decisões corretas. O carro foi incrível, meus companheiros foram incríveis, e os tifosi também. Foi um domingo espetacular!”, celebrou Giovinazzi, que segue invicto na Hyperpole do WEC em 2025.
Essa foi a primeira vitória da Ferrari como equipe de fábrica em solo italiano no endurance desde 1973 — um feito histórico que também colocou Giovinazzi, Calado e Pier Guidi na liderança do campeonato de pilotos, além de consolidar a Ferrari na ponta da classificação entre os fabricantes.
BMW e Alpine surpreendem com estratégia alternativa
O BMW M Team WRT conquistou seu primeiro pódio no WEC com o nº 20 pilotado por René Rast, Robin Frijns e Sheldon van der Linde. Mesmo com danos na asa traseira após um toque com o Toyota de Mike Conway na Curva Gresini, o trio se recuperou com garra e cruzou em segundo lugar na classificação geral, apenas 8.490 segundos atrás do Ferrari vencedor. A Alpine, por sua vez, capitalizou uma boa classificação e fechou o pódio com Mick Schumacher, Jules Gounon e Frédéric Makowiecki, a apenas quatro segundos do bávaro.
O Ferrari nº 83 da AF Corse, com Robert Kubica, Philip Hanson e Yifei Ye, terminou em quarto, garantindo a vitória na Copa do Mundo da FIA para Equipes Hypercar (equipes independentes). O melhor Toyota foi o nº 8, em quinto, com uma atuação brilhante de Sébastien Buemi, que protagonizou uma defesa magistral contra Antonio Fuoco. O companheiro de Fuoco, Nicklas Nielsen, também brilhou ao escalar o pelotão do último lugar no grid até a sexta posição.
Porsche e Toyota completaram o top 8, com destaque para Matt Campbell Porsche nº 6), que resistiu por várias voltas à pressão de Giovinazzi com pneus mais desgastados, num desempenho digno de nota.
LMGT3: defesa de campeão nega vitória a Rossi em casa

Na classe LMGT3, os fãs viveram um final de tirar o fôlego. Após a intensa disputa entre Corvette e McLaren no Qatar, foi a vez de Porsche e BMW protagonizarem o show em Imola. Valentino Rossi largou da pole com o BMW M4 LMGT3 EVO da Team WRT e empolgou o público ao lado de Ahmad Al-Harthy. Porém, uma colisão com o Ferrari nº 21 de Simon Mann resultou em uma punição de stop-and-go, jogando o carro nº 46 para oitavo.
Kelvin van der Linde ainda tentou uma recuperação heroica e encostou no Porsche nº 91 de Richard Lietz nos minutos finais, mas o austríaco manteve a calma e defendeu a liderança com autoridade. Foi a primeira vitória da Manthey Phorm na temporada, e mais uma amarga segunda colocação para Rossi em casa — repetindo o resultado de 2024. A Akkodis ASP Team garantiu o terceiro e quarto lugares, levando a Lexus ao pódio pela primeira vez no WEC.
Brasileiros em ação: Barrichello à frente de Farfus na LMGT3

Na categoria LMGT3, dois brasileiros participaram da etapa de Imola: Eduardo Barrichello e Augusto Farfus. Dudu, que faz sua estreia no Mundial de Endurance, finalizou em 11º lugar com o Aston Martin Vantage AMR GT3 nº 10 da equipe Racing Spirit of LeMan, ao lado de Derek Deboer e Valentin Hasse-Clot. Já Farfus, com o BMW M4 LMGT3 #31 da equipe WRT, completou a prova em 12º, dividindo a pilotagem com Yasser Shahin e Timur Boguslavskiy. Ambos enfrentaram dificuldades de ritmo ao longo das seis horas, mas completaram a corrida e mostraram consistência em uma categoria cada vez mais competitiva. Eduardo Alcide “Dudu” Barrichello, de 23 anos, é filho de Rubens Barrichello.
O resultado completo da prova que teve apenas dois abandonos dos 36 carros que largaram pode ser visto neste link ( https://fiawec.tv/page/6655a4a4e43bb36e84c8d3cd )
A próxima etapa do campeonato será a clássica 6 Horas de Spa-Francorchamps, entre os dias 8 e 10 de maio. E, se a temporada seguir neste ritmo, promete ser uma das mais emocionantes dos últimos anos. A etapa de São Paulo será nos dias 11, 12 e 13 de julho no Autódromo de Interlagos.
GB