O tão aguardado Mustang GT com câmbio manual de 6 marchas começou a ser vendido hoje (7/5). Por se tratar de uma edição limitada, os clientes Ford que já são proprietários de um Mustang, de qualquer ano ou modelo, terão prioridade na compra. E, conforme a disponibilidade, em seguida terão prioridade os proprietários de outros veículos Ford, e só depois — se não esgotar antes — o público em geral. Segundo a Ford, essa é uma forma de reconhecimento aos clientes fiéis do Mustang e da marca. Mas o plano pôde ir até o final.
Pelo jeito, com as vendas de hoje a direção da Ford daqui deve estar pensando se não foi pessimista ao extremo ao estabelecer apenas 200 unidades do modelo, tanto pelo produto que o Mustang é, quanto pelo fato de ter câmbio manual. Não consigo imaginar o peso desses dois atrativos na incrível venda de hoje. Lembra-me o que aconteceu em 22 de abril de 1964, quando os portões da Feira Mundial de Nova York foram abertos ao público e o Mustang foi lançado. Um verdadeiro furor.

Mesmo que sejam apenas 200 unidades em série especial, o fato é um alento para os autoentusiastas, o de ver num carro de temperamento e características nitidamente esportivas o combalido câmbio manual dos nossos dias. Por isso o AUTOentuasiastas parabeniza efusivamente a filial da Ford brasileira por esta iniciativa.
Força para dar prazer
O Mustang GT Performance Manual é propulsionado pelo mesmo motor V-8 Coyote 5-litros da versão automática e está na sua quarta geração Com a nova calibração introduzida na linha, ele ganhou 6 cv e agora entrega 492 cv a 7.250 rpm, com corte a 7.500 rpm, mantendo o mesmo torque de 58 m·kgf, agora a 4.900 rpm em vez de 5.000 rpm, e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
O motor com dois corpos de borboleta eletrônicos e sistema de admissão e escapamento menos restritivos, gera 80% do torque máximo — 46,4 m·kgf— a apenas 2.000 rpm. A essa baixa rotação o motorista já dispõe de 130 cv ao acelerar a fundo. O carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos e sua relação peso-potência de 3,67 kg/cv é um número notável para um carro de 1.805 kg em ordem de marcha.
A grande estrela desse show é o câmbio manual de 6 marchas Getrag MT82-D4, tipo 5+1. Suas relações de marcha são 1ª 3,237, 2ª 2,104, 3ª1,422. 4ª direta, 5ª 0,814 e 6ª 0,622; diferencial 3

A v/1000 em 6ª é 58,2 km/h, o que a 120 km/h deixa o motor a sossegadas 2.060 rpm. À velocidade máxima limitada de 250 km/h o motor, em 6ª, está a 4.300 rpm. Pode-se chegar à velocidade máxima limitada em 5ª, de v/1000 44,4 km/h, 250 km/h representando 5.630 rpm. Como o limite de velocidade é ela própria, é melhor ficar em 6ª mesmo.
Minha estimativa de velocidade máxima sem a limitação, com o Cx e a área frontal deste Mustang, é 320 km/h. Nesse caso iria em 5ª, motor chegando a 7.200 rpm, praticamente a rotação de potência máxima (7.250 rpm). Portanto, um câmbio 5+E perfeito, velocidade máxima na penúltima marcha.
Uma característica notável deste Mustang manual é o que a fábrica chama de Fast Shift (troca de marcha rápida). Numa tocada atiçada é desnecessário aliviar, mesmo que minimamente, o acelerador, é pé cravado mesmo. A condição para essa estratégia funcionar é motor estar acima de 5.000 rpm e mais de 40% do curso do pedal do acelerador. Isso é possível graças às duas borboletas de aceleração do corpos de borboleta serem de acionamento elétrico (como em muitos carros hoje, não tem mistério) e no instante em que se pisa no pedal de embreagem elas fecham momentaneamente mesmo estando o pedal do acelerador no fim do curso.
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Ainda no que diz respeito ao câmbio manual, há a aceleração interina, ou intermediária, automática nas reduções, dispensando o motorista de acelerar para igualar rotação do motor com a aumentada quando marcha inferior for engatada e o pedal de embreagem for solto. No caso de uso rápido do veículo, na rua ou na pista, é o fim definitivo de usar o freio e, ao mesmo tempo, precisar dar a breve acelerada intermediária que tem o nome, em italiano, de punta-tacco, ou seja, ponta do pé no freio e calcanhar no acelerador.
Personalidade de carro esporte
A personalidade do esportivo é destacada pelas faixas pretas com frisos vermelhos que percorrem toda a carroceria, do capô à traseira, e valorizam as linhas aerodinâmicas da sétima geração do modelo. Outro item exclusivo é a cor bronze vista nas rodas, no ícone do cavalo na grade do radiador e nos emblemas 5.0 nas laterais e GT na traseira.
Os freios Brembo com pinças vermelhas e o distintivo comemorativo de 60 anos na coluna traseira são outros detalhes diferenciados. O carro traz uma plaqueta personalizada junto ao câmbio com o número da série de cada exemplar gravado a laser.

A cabine vem com novos bancos-concha Recaro, mais anatômicos e com destacado suporte lateral. O quadro de instrumentos de 12,4″ e a central multimídia SYNC 4 de 13,2″ formam um conjunto único com telas integradas, trazendo também GPS embarcado, conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB tipo A e C, carregador sem fio para celular e comandos de voz.
Volante com aquecimento, retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico e entrada e partida sem chave fazem parte dos itens de tecnologia e comodidade, assim como o sistema de som da B&O, de 900 W, com 12 alto-falantes e subwoofer.
Recursos para pista
O Launch Control, ou controle de arrancada, é um sistema eletrônico que maximiza a aceleração e evita a patinagem das rodas nas arrancadas. Ele limita a rotação do motor a um valor predeterminado e permite soltar a embreagem rapidamente, modulando a potência e o torque.
O Track Apps inclui ainda outras funções já conhecidas, como Drift Brake (freio para drifting), Line Lock (travamento das rodas dianteiras para fazer “borrachão”), cronômetros com tempo de volta e aceleração, frenagem, força G lateral e longitudinal e medidores auxiliares de temperatura do motor, temperatura e pressão do óleo e temperatura do diferencial, entre outros parâmetros.
Ajustes personalizados
A boa dirigibilidade do modelo é resultado de um projeto refinado de engenharia, que começa com uma distribuição equilibrada de peso (55% na dianteira e 45% na traseira). A suspensão adaptativa MagneRide é equipada com as mesmas barras antirrolagem do Mustang Mach 1 e inclui o sistema de detecção automática de buracos, que aumenta instantaneamente a carga dos amortecedores para evitar impactos nos pneus e nas rodas.

Os freios Brembo de alta performance contam com discos de 388 mm e seis pistões na dianteira e discos de 355 mm e quatro pistões na traseira. As rodas de 9Jx19 na dianteira e 9,5Jx19 na traseira são montadas com pneus Pirelli PZero 255/40 R19 e 275/40 R19, respectivamente.
O motorista pode configurar vários parâmetros do carro a seu gosto. Os cinco modos de condução — Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag — alteram os ajustes do ronco do escapamento, assistência da direção eletroassistida, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e aparência do painel de instrumentos.
Independentemente do modo de condução, é possível variar também as configurações da direção (Normal, Esportivo e Conforto), do escapamento com válvula ativa (Normal, Silencioso e Esportivo) e da suspensão (Normal, Esportivo, Pista e Pista Drag).
Segurança
O esportivo traz ainda um pacote completo de tecnologias semiautônomas de segurança, com: sete bolsas infláveis, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência à frente e à ré, assistente de manutenção em faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, sistema de monitoramento de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego transversal, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros.
Para poucos
Oferecido em versão única, o Ford Mustang GT Performance Manual está disponível em três — discretas — opções de cores para a carroceria (branco, cinza e preto) e começou a ser vendido hoje por R$ 600.000 com previsão de entrega a partir de julho. A comercialização é feita pelas 55 concessionárias da marca especializadas no modelo, localizadas em diferentes regiões do Brasil.
MF