• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Notícias

FREAR COM INTELIGÊNCIA: O NOVO FREIO DA BREMBO

identicon por Paulo Manzano
09/05/2025
em Notícias, PM, Substance
Fotos: divulgação Brembo

Fotos: divulgação Brembo





Venho observando com interesse a evolução da Brembo em direção a soluções mais eficientes e sustentáveis, mantendo o foco na precisão, na qualidade e na engenharia que sempre caracterizaram a marca.

Recentemente, a marca apresentou uma solução que me chamou a atenção não apenas pelo conteúdo técnico, mas pela coerência com os tempos que vivemos. Chama-se Greentell Set — uma nova geração de disco e pastilha que traz uma proposta clara: frear melhor, por mais tempo, gerando menos impacto ambiental.

O nome é um bom resumo da ideia: Green com Intelligence. Sustentabilidade e engenharia, juntas. Não se trata de um simples reposicionamento de portfólio ou de uma maquiagem verde. A proposta da Brembo com o Greentell Set é real: reduzir o desgaste, aumentar a durabilidade e antecipar as exigências ambientais que estão por vir.

Segundo a marca, o conjunto reduz em até 80% o desgaste da superfície do disco e corta as emissões de poeira do freio em até 90% — números expressivos, que posicionam o Greentell como uma solução não apenas eficiente, mas visionária. Regulamentações mais severas, como a Euro 7 na Europa, levaram a esse desenvolvimento.

Um dos méritos do projeto está na sinergia entre o disco e a pastilha. O disco, sem níquel e com revestimento duplo aplicado por tecnologia de deposição a laser (Laser Metal Deposition), tem resistência muito superior à corrosão. Ele pode ser usado em diversas configurações: discos integrais, flutuantes, duplo fundidos e de construção leve. O sistema trabalha em conjunto com uma pastilha dedicada, desenvolvida para aproveitar ao máximo a durabilidade da superfície e preservar o desempenho de frenagem. Segundo os testes em bancada da própria Brembo, o desgaste comparado aos discos de ferro fundido tradicionais é significativamente menor. O que é bom, pois necessitará menos trocas.

Outro detalhe que achei interessante é o sistema visual de checagem fácil (Easy Check), uma solução prática que indica, com o desaparecimento do logotipo gravado na pista de frenagem do disco, quando chegou a hora da substituição. É o tipo de detalhe que faz sentido: simples, funcional e visível, sem eletrônica, sem complicações.

Um logotipo gravado no disco é o indicador de desgaste, simples, fácil de usar, e a prova de sugestões de troca antecipada (Foto: divulgação Brembo)

Além disso, a Brembo já homologou o sistema como Equipamento Original (OE) para uma ampla gama de veículos, dos novos elétricos aos motores a combustão, passando por utilitários leves e modelos premium. Vamos ver se chega logo aos carros feitos no Brasil.

Tudo isso foi validado por um estudo de Avaliação de Ciclo de Vida (Life Cycle Assessment), auditado por terceiros, que aponta uma redução de impacto ambiental de até 85% em comparação com sistemas tradicionais. Em um setor cada vez mais pressionado por responsabilidade e eficiência, esse dado não é trivial. E sem a necessidade de muitos sacrifícios dos consumidores, exceto leve impacto em custos e consequentemente em preços.

A Brembo conseguiu, com o Greentell Set, mostrar que continua sendo referência.

Sobre a Brembo

A Brembo é líder mundial no desenvolvimento e produção de sistemas de frenagem de alto desempenho para os principais fabricantes de automóveis, motocicletas e veículos comerciais. Fundada em 1961, na Itália, a empresa tem uma reputação consolidada por oferecer soluções inovadoras tanto para fabricantes quanto para o mercado de reposição.

A Brembo também participa dos campeonatos de automobilismo mais importantes do mundo e já conquistou mais de 700 títulos. Guiada por sua visão estratégica — Transformar Energia em Inspiração — a empresa tem como ambição contribuir para o futuro da mobilidade por meio de soluções digitais e tecnológicas.

Com mais de 15 mil colaboradores em 18 países, 35 unidades produtivas e comerciais, nove centros de pesquisa e desenvolvimento e um faturamento de € 3,84 bilhões em 2024, a Brembo é o parceiro confiável de quem exige o melhor em experiência de condução.

PM

A coluna “Substance” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







Tags: Brembofreios
Próximo
Francis Castaings (foto dele próprio)

FRANCIS CASTAINGS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17