A Volkswagen começa 2025 inaugurando a linha VW Legends com um nome conhecido em novo formato: o Nivus GTS. Pela primeira vez, a tradicional sigla GTS (Gran Turismo Sport) — que remete a Passat, Pointer e Gol que marcaram época — está num suve, ou melhor, num SUVW, como a marca prefere classificar seus utilitários. Mais do que um exercício de estilo, o Nivus GTS representa um resgate da esportividade com base técnica, começando pelo que está debaixo do capô.

Motorização 250 TSI: o mesmo conjunto com nova alma
A base mecânica é o conhecido e consagrado 1,4 TSI da família EA211, com turbocarregador e injeção direta, flex, entregando 150 cv a 5.000 rpm e torque de 25,5 m·kgf já a 1.500 rpm (com gasolina ou álcool) — curva plana que se estende até 3.500 rpm. O que diferencia o GTS não é só a ficha técnica, mas a reprogramação da unidade de controle eletrônico (ECU), que ajusta resposta de acelerador e gerenciamento da potência para entregar mais agilidade. O tempo de 0 a 100 km/h é de 8,7/ 8,4 segundos, marca respeitável para um suve compacto de baixa cilindrada.

Essa entrega é complementada pelo câmbio automático epicíclico de seis marchas, que também passou por reconfiguração para trocas mais rápidas e reduções mais agressivas em modo Sport. O conjunto mecânico é semelhante ao de outros modelos da marca, mas a calibração exclusiva do GTS, feita pelo time de engenharia da Volkswagen do Brasil, faz diferença real no comportamento.
No uso na pista do autódromo Capuava em Indaiatuba, interior de São Paulo, notei que em modo Sport automático o câmbio poderia segurar um pouco mais as marchas, não subindo rapidamente ao se aliviar o pé do acelerador.

Suspensão com ajuste esportivo e controle de estabilidade e tração recalibrado
O Nivus GTS recebeu um acerto de suspensão específico, com novas molas e amortecedores que privilegiam maior rigidez e controle de carroceria. O resultado é um comportamento mais neutro em curvas, com rolagem lateral , ainda que preservando o mínimo de conforto para uso cotidiano. A direção eletroassistida também passou por nova calibração, com assistência reduzida em altas velocidades, garantindo maior precisão e sensibilidade ao esterço.

Outro ponto de refinamento está no sistema de controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC), que foi reprogramado para permitir maior atuação do condutor antes de intervir — algo comum em modelos com apelo mais esportivo, e realmente é um ponto a destacar. A ação do ESC é bem sutil e em alguns casos providencial.
Os freios são a disco nas quatro rodas, com ventilados na dianteira, com boa modulação e resistência ao fading mesmo após uso intenso. Após 3 voltas rápidas na pista não foi percebido o menor sinal de fading ou aumento do curso do pedal. O pedal de freio tem curso curto e progressivo, característica que reforça a sensação de controle.

Estética com identidade GTS
Visualmente, o Nivus GTS não tenta esconder suas pretensões. A grade do radiador traz o emblema GTS e filetes vermelhos, recurso que remete ao DNA dos esportivos da marca. Os retrovisores são pintados em preto Ninja, assim como o teto, criando contraste com as cinco cores disponíveis — quatro delas com carroceria bicolor. As rodas com desenho exclusivo de 18 polegadas com pneus 215/45 R18 são opcionais às rodas de 17”, idênticas à versão Outfit com pneus 205/55 R17. O test drive foi realizado apenas com veículos com rodas de 18” que tem custo adicional de R$ 2.050.

Internamente, o GTS traz bancos com revestimento premium e costuras vermelhas, além de novo formato que oferece maior contenção lateral. Os bancos dianteiros ganham o logotipo GTS nos encostos, e o painel recebe apliques em preto piano e acabamento texturizado.

O quadro de instrumentos digital de 10,25″ recebe grafismos exclusivos para esta versão e oferece opções de modos de exibição. A central multimídia VW Play Connect tem internet embarcada, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e carregador por indução com refrigeração por ventilação dedicada.

Modos de condução e pacote de segurança completo
A eletrônica embarcada não se limita ao entretenimento. O Nivus GTS oferece quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Neste último, o motorista pode configurar separadamente parâmetros como resposta do acelerador, assistência de direção e comportamento do câmbio.
No quesito segurança, o modelo traz o pacote Adas com: controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência e centragem em faixa e sensores traseiros e dianteiros com câmera de ré. São seis bolsas infláveis, engates ISOFIX, assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de bloqueio eletrônico do diferencial.

GTS: mais que uma sigla, um legado
O uso da sigla GTS não é gratuito. A Volkswagen resgata um nome com forte apelo emocional no Brasil. Desde o Passat GTS Pointer, lançado em 1983, até o lendário Gol GTS (1987–1994), esses modelos representaram o ápice da esportividade acessível em suas épocas. Ao aplicar essa sigla no Nivus, a marca coloca responsabilidade sobre os ombros do pequeno suve-cupê, mas também uma oportunidade de se reconectar com entusiastas que exigem mais do que visual.
Além disso, o Nivus GTS é o primeiro da linha VW Legends, que incluirá o novo Jetta GLI e o aguardado Golf GTI, este em nova geração, mais potente e com foco absoluto em desempenho. A ideia da VW é clara: criar uma família de produtos com apelo emocional, mas base técnica robusta — exatamente o que sempre definiu um bom esportivo.
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Primeiras impressões ao dirigir
Ao volante, o Nivus GTS transmite imediata sensação de controle. A posição de dirigir permanece elevada, típica de suve compacto, mas com ajustes amplos de banco e volante que permitem um encaixe esportivo. A resposta do acelerador no modo Sport é rápida, e o câmbio antecipa as reduções de marchas ao frear forte antes de curvas. A direção firme transmite confiança em velocidade, e a suspensão trabalha bem para manter o carro assentado mesmo em curvas ao atacar as zebras da pista.
O consumo de combustível do Nivus GTS homologado pelo Inmetro (gasolina/álcool) é 11,6 e 8,1 km/l na cidade e 14,2 e 9,9 km/l na estrada.
Em modo Normal mantém bom nível de dirigibilidade, e a calibração do motor permite retomadas rápidas sem ser notado o atraso de aceleração visto nos motores 1,0 turbo da marca. Já em condução mais animada, o GTS mostra que foi feito para agradar quem gosta de dirigir, algo que se perdeu em muitos suves do segmento e a possibilidade de troca de marchas em modo manual pelas borboletas atrás do volante minimiza a frustração pela falta incompreensível, injustificável e inadmissível de um câmbio manual. Não é um hot hatch, mas é o mais próximo disso que se pode chegar com um suve compacto hoje.

Preços
A linha Nivus 2025 chega ao mercado com cinco versões e uma escada de preços que começa em R$ 119.990 na versão de entrada Sense, destinada principalmente ao público PCD.
Em seguida, vem a Comfortline por R$ 143.490, já com bom conteúdo de conectividade e segurança.
A versão Highline, equipada com motor 200 TSI e foco em sofisticação, parte de R$ 160.790, ou R$ 164.790 quando equipada com o pacote visual “Outfit”.
No topo da gama está o Nivus GTS, por R$ 174.990 com pacote completo, motor 250 TSI.

Conclusão: Nivus GTS frente aos concorrentes
O Nivus GTS estreia como a versão mais esportiva da linha, com motor 250 TSI de 150 cv, visual exclusivo e ajustes específicos de direção e suspensão. Entre os principais rivais estão os Fiat Pulse Abarth e Fastback Abarth, que apostam em mais potência ou em uma proposta mais intimidante. O GTS, por sua vez, busca um meio-termo entre desempenho, estilo e tecnologia, sem exageros. Para quem prioriza visual esportivo e condução mais firme no uso urbano, é uma nova opção a considerar no segmento.
Será que veremos GTS e Abarth rivalizando em track days pelo Brasil? A conferir!
GB
FT NIVUS GTS | ||
MOTOR | ||
Designação | EA211 R4 TSI | |
Descrição | 4 cil., dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de fase admissão e escapamento, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcro hidráulico, aspiração forçada por turbocarregador com interresfriador, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, injeção direta, gerenciamento Bosch MED, flex | |
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 76,4 | |
Cilindrada (cm³) | 1.395 | |
Taxa de compressão (:1) | 10 | |
Potência máxima (cv/rpm, G e A) | 150 / 5.000 | |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 25,5 / 1.500~3.800 | |
/densidade de potência (cv/L) | 107,5 | |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 18,3 | |
Comprimento da biela (mm) | 139 | |
Relação r/l | 0,274 | |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio | Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico Aisin AQ250-6F de 6 marchas automáticas à frente e ré, conversor de torque com bloqueio e controle de neutro, trocas de marchas manuais sequenciais pela alavanca seletora ou por borboletas, tração dianteira | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,459; 2ª2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185 | |
Relações de diferencial (:1) | 3,234 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço em “L” mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida com motor na coluna de direção, indexada à velocidade | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,9 | |
Relação de direção média (:1) | 14,1 | |
N° de voltas entre batentes | 2,8 | |
FREIOS | ||
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/276 | |
Traseiros (Ø mm) | Disco/230 | |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emergência | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Liga de alumínio 6,5Jx17 (opcional 6,5J x 18) | |
Pneus | 205/55 R17 (opcional 215/45 R18) | |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1.266 | |
Carga máxima | 424 | |
Bruto | 1.690 | |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | 400 (gradiente máxima de 8%) | |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco de aço, suve cupê, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. | |
Área frontal (calculada AE, m²) | 2,106 | |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. | |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||
Comprimento | 4.272 | |
Largura sem/com espelhos | 1.757 / 1.976 | |
Altura | 1.499 | |
Distância entre eixos | 2.566 | |
Bitola dianteira/traseira | 1.523 / 1.509 | |
Distância mínima do solo | 176 (Highline 2025, GTS n.d,) | |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas (VDA) | 415 | |
Tanque de combustível | 49 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 8,7 / 8,4 | |
Velocidade máxima (km/h, G/A, km/h) | 203 / 206 | |
CONSUMO INMETRO PBEV | ||
Cidade (km/l, G/A) | 11,6 / 8,1 | |
Estrada (km/l) (G/A) | 14,2 / 9,9 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 6ª (km/h) | 55,7 / 54,8 com pneus 215/45 R 18) | |
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) | 2.150 / 2,190 | |
Rotação à vel. máxima (5a,rpm) | 4.615 (5a) / (4.750 (5a) | |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | ||
Revisão/troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000/12 meses | |
Garantia total (tempo) | Três anos, 6 anos contra perfuração de chapa |
CONTEÚDO DO NIVUS GTS |
Acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida assistida do motor |
Alerta de frenagem de emergência |
Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros |
Alto-falantes (6) |
Antena no teto |
Aplique do painel estofado |
Apoios de cabeça dianteiros integrados ao encosto dos bancos |
Apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura (3) |
Assistente ativo de mudança de faixa |
Assistente de condução ativa e permanência na faixa |
Assistente de estacionamento |
Assistente para partida em subidas |
Banco traseiro com encosto bipartido rebatível |
Bancos dianteiros esportivos |
Bancos revestidos em acabamento premium com logo “GTS” na parte superior dos bancos dianteiros |
Bolsas infláveis dianteiras com desativação do passageiro (2) e laterais para os ocupantes dianteiros (2) |
Bolsas infláveis (2 dianteiras, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina) |
Câmera de ré |
Câmera multifuncional |
Carregamento de celular por indução com refrigeração |
Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de carga |
Cintos de segurança traseiros retráteis de 3 pontos (inclusive o central) |
Controle adaptativo de velocidade e distância |
Controle automático de velocidade |
Controle eletrônico de estabilidade, de tração e bloqueio eletrônico do diferencial |
Descansa braço central com porta-objetos, saídas de ar traseiras do ar climatizado e entradas USB tipo C para passageiros do banco traseiro |
Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro |
Detector de cansaço do motorista |
Detector de ponto cego com assistente de saída de vaga |
Direção eletroassistida |
Engates Isofix com pontos fixação superior para dois bancos infantis |
Espelhos retrovisores externos ajustáveis com ajuste elétrico e rebatíveis e função de orientação para baixo no do lado direito ao engatar ré |
Espelhos retrovisores externos com luzes repetidoras de setas integradas |
[Espelhos retrovisores pintados em preto Ninja e maçanetas das portas na cor do veículo |
Estratégia desliga/liga motor nas paradas |
Faróis de LED com função de aproximação e acompanhamento e luzes de rodagem diurna |
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Frenagem autônoma de emergência |
Iluminação no porta-malas e porta luvas |
Indicador de controle da pressão dos pneus |
Lanternas traseiras de LED com iluminação integrada |
Pacote Roda de Liga leve 18″ GTS com pneus 214/45 R18 |
Painel de instrumentos digital de 10,25 |
Palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Pomo da alavanca de câmbio de couro |
Porta objetos no dorso do encosto do banco dianteiro direito |
Rodas de liga leve 17″ escurecidas com acabamento diamantado com pneus 205/55 R17 |
Sapatas dos pedais de alumínio |
Seleção de perfil de condução com função ECO |
Sensores de chuva e crepuscular |
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros |
Sistema de alarme com controle remoto |
Sistema de frenagem automática pós-colisão |
Sistema multimídia “VW Play Connect” com tela semiflutuante de 10,1″ (rastreia o carro em tempo real pelo celular, destrava o veículo a distância usando o aplicativo Meu VW) |
Tapetes de carpete adicionais (4) |
Teto pintado de preto |
Tomada 12 V no console central |
Tomadas USB tipo C dianteira e traseira |
Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e portinhola do bocal de combustível |
Vidros elétricos dianteiros e traseiros (um-toque nos dianteiros) |
Volante de direção com ajuste de altura e distância |
Volante multifuncional em couro com borboletas para trocas de marchas manuais sequenciais |