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NOVO VW NIVUS GTS MOSTRA SUAS GARRAS

A NOVA VERSÃO DO SUVE-CUPÊ BUSCA HONRAR A SIGLA DE VERDADEIROS ESPORTIVOS DO PASSADO RECENTE DA MARCA ALEMÃ

identicon por Gerson Borini
02/05/2025
em Avaliações, GB, Lançamentos
Fotos: divulgação VW e autor

Fotos: divulgação VW e autor





A Volkswagen começa 2025 inaugurando a linha VW Legends com um nome conhecido em novo formato: o Nivus GTS. Pela primeira vez, a tradicional sigla GTS (Gran Turismo Sport) — que remete a Passat, Pointer e Gol que marcaram época — está num suve, ou melhor, num SUVW, como a marca prefere classificar seus utilitários. Mais do que um exercício de estilo, o Nivus GTS representa um resgate da esportividade com base técnica, começando pelo que está debaixo do capô.

Carro mostrou boa desenvoltura na pista do autódromo da Fazenda Capuava

Motorização 250 TSI: o mesmo conjunto com nova alma

A base mecânica é o conhecido e consagrado 1,4 TSI da família EA211, com turbocarregador e injeção direta, flex, entregando 150 cv a 5.000 rpm e torque de 25,5 m·kgf já a 1.500 rpm (com gasolina ou álcool) — curva plana que se estende até 3.500 rpm. O que diferencia o GTS não é só a ficha técnica, mas a reprogramação da unidade de controle eletrônico (ECU), que ajusta resposta de acelerador e gerenciamento da potência para entregar mais agilidade. O tempo de 0 a 100 km/h é de 8,7/ 8,4 segundos, marca respeitável para um suve compacto de baixa cilindrada.

Instalação do motor de 4 cilindros 1,4 turbo é identica ao T-Cross 250 TSI

Essa entrega é complementada pelo câmbio automático epicíclico de seis marchas, que também passou por reconfiguração para trocas mais rápidas e reduções mais agressivas em modo Sport. O conjunto mecânico é semelhante ao de outros modelos da marca, mas a calibração exclusiva do GTS, feita pelo time de engenharia da Volkswagen do Brasil, faz diferença real no comportamento.

No uso na pista do autódromo Capuava em Indaiatuba, interior de São Paulo, notei que em modo Sport automático o câmbio poderia segurar um pouco mais as marchas, não subindo rapidamente ao se aliviar o pé do acelerador.

Novos para-choques incorporam o visual esportivo do GTS

Suspensão com ajuste esportivo e controle de estabilidade e tração recalibrado

O Nivus GTS recebeu um acerto de suspensão específico, com novas molas e amortecedores que privilegiam maior rigidez e controle de carroceria. O resultado é um comportamento mais neutro em curvas, com rolagem lateral , ainda que preservando o mínimo de conforto para uso cotidiano. A direção eletroassistida também passou por nova calibração, com assistência reduzida em altas velocidades, garantindo maior precisão e sensibilidade ao esterço.

Suspensão poderia 10 a 15 mm mais baixa, mas aí perderia o título de suve passando a ser um hatch grandão, e o que vende no mercado atual é qualquer suve, por mais irracional que seja

Outro ponto de refinamento está no sistema de controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC), que foi reprogramado para permitir maior atuação do condutor antes de intervir — algo comum em modelos com apelo mais esportivo, e realmente é um ponto a destacar. A ação do ESC é bem sutil e em alguns casos providencial.

Os freios são a disco nas quatro rodas, com ventilados na dianteira, com boa modulação e resistência ao fading mesmo após uso intenso. Após 3 voltas rápidas na pista não foi percebido o menor sinal de fading ou aumento do curso do pedal. O pedal de freio tem curso curto e progressivo, característica que reforça a sensação de controle.

GTS mostrado na linha de destaque da lateral

Estética com identidade GTS

Visualmente, o Nivus GTS não tenta esconder suas pretensões. A grade do radiador traz o emblema GTS e filetes vermelhos, recurso que remete ao DNA dos esportivos da marca. Os retrovisores são pintados em preto Ninja, assim como o teto, criando contraste com as cinco cores disponíveis — quatro delas com carroceria bicolor. As rodas com desenho exclusivo de 18 polegadas com pneus 215/45 R18 são opcionais às rodas de 17”, idênticas à versão Outfit com pneus 205/55 R17. O test drive foi realizado apenas com veículos com rodas de 18” que tem custo adicional de R$ 2.050.

Iluminação em LED é bem eficiente e foi comprovado por parte do test drive ter sido realizado a noite

Internamente, o GTS traz bancos com revestimento premium e costuras vermelhas, além de novo formato que oferece maior contenção lateral. Os bancos dianteiros ganham o logotipo GTS nos encostos, e o painel recebe apliques em preto piano e acabamento texturizado.

Bancos dianteiros tem desenho bonito e maior suporte lateral, prendendo melhor o corpo do motorista e passageiro

O quadro de instrumentos digital de 10,25″ recebe grafismos exclusivos para esta versão e oferece opções de modos de exibição. A central multimídia VW Play Connect tem internet embarcada, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e carregador por indução com refrigeração por ventilação dedicada.

Quadro de instrumentos e central multimídia com telas de ótima definição

Modos de condução e pacote de segurança completo

A eletrônica embarcada não se limita ao entretenimento. O Nivus GTS oferece quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Neste último, o motorista pode configurar separadamente parâmetros como resposta do acelerador, assistência de direção e comportamento do câmbio.

No quesito segurança, o modelo traz o pacote Adas com: controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência e centragem em faixa e sensores traseiros e dianteiros com câmera de ré. São seis bolsas infláveis, engates ISOFIX, assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de bloqueio eletrônico do diferencial.

Desenho do painel se diferencia da versão Highline pelas costuras com linha vermelha e molduras da mesma cor nas saídas de ar

GTS: mais que uma sigla, um legado

O uso da sigla GTS não é gratuito. A Volkswagen resgata um nome com forte apelo emocional no Brasil. Desde o Passat GTS Pointer, lançado em 1983, até o lendário Gol GTS (1987–1994), esses modelos representaram o ápice da esportividade acessível em suas épocas. Ao aplicar essa sigla no Nivus, a marca coloca responsabilidade sobre os ombros do pequeno suve-cupê, mas também uma oportunidade de se reconectar com entusiastas que exigem mais do que visual.

Além disso, o Nivus GTS é o primeiro da linha VW Legends, que incluirá o novo Jetta GLI e o aguardado Golf GTI, este em nova geração, mais potente e com foco absoluto em desempenho. A ideia da VW é clara: criar uma família de produtos com apelo emocional, mas base técnica robusta — exatamente o que sempre definiu um bom esportivo.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Primeiras impressões ao dirigir

Ao volante, o Nivus GTS transmite imediata sensação de controle. A posição de dirigir permanece elevada, típica de suve compacto, mas com ajustes amplos de banco e volante que permitem um encaixe esportivo. A resposta do acelerador no modo Sport é rápida, e o câmbio antecipa as reduções de marchas ao frear forte antes de curvas. A direção firme transmite confiança em velocidade, e a suspensão trabalha bem para manter o carro assentado mesmo em curvas ao atacar as zebras da pista.

O consumo de combustível do Nivus GTS homologado pelo Inmetro (gasolina/álcool) é 11,6 e 8,1 km/l na cidade e 14,2 e 9,9 km/l na estrada.

Em modo Normal mantém bom nível de dirigibilidade, e a calibração do motor permite retomadas rápidas sem ser notado o atraso de aceleração visto nos motores 1,0 turbo da marca. Já em condução mais animada, o GTS mostra que foi feito para agradar quem gosta de dirigir, algo que se perdeu em muitos suves do segmento e a possibilidade de troca de marchas em modo manual pelas borboletas atrás do volante minimiza a frustração pela falta incompreensível, injustificável e inadmissível de um câmbio manual. Não é um hot hatch, mas é o mais próximo disso que se pode chegar com um suve compacto hoje.

Silhueta do Nivus parece mais longa devido ao desenho dos vincos nas laterais

 

Preços

A linha Nivus 2025 chega ao mercado com cinco versões e uma escada de preços que começa em R$ 119.990 na versão de entrada Sense, destinada principalmente ao público PCD.

Em seguida, vem a Comfortline por R$ 143.490, já com bom conteúdo de conectividade e segurança.

A versão Highline, equipada com motor 200 TSI e foco em sofisticação, parte de R$ 160.790, ou R$ 164.790 quando equipada com o pacote visual “Outfit”.

No topo da gama está o Nivus GTS, por R$ 174.990 com pacote completo, motor 250 TSI.

Remoção das barras longitudinais do teto deixou o carro mais baixo

Conclusão: Nivus GTS frente aos concorrentes

O Nivus GTS estreia como a versão mais esportiva da linha, com motor 250 TSI de 150 cv, visual exclusivo e ajustes específicos de direção e suspensão. Entre os principais rivais estão os Fiat Pulse Abarth e Fastback Abarth, que apostam em mais potência ou em uma proposta mais intimidante. O GTS, por sua vez, busca um meio-termo entre desempenho, estilo e tecnologia, sem exageros. Para quem prioriza visual esportivo e condução mais firme no uso urbano, é uma nova opção a considerar no segmento.

Será que veremos GTS e Abarth rivalizando em track days pelo Brasil? A conferir!

GB

 

FT NIVUS GTS
MOTOR
Designação EA211 R4 TSI
Descrição 4 cil., dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de fase admissão e escapamento, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcro hidráulico, aspiração forçada por turbocarregador com interresfriador, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, injeção direta, gerenciamento Bosch MED, flex
Diâmetro x curso (mm) 74,5 x 76,4
Cilindrada (cm³) 1.395
Taxa de compressão (:1) 10
Potência máxima (cv/rpm, G e A) 150 / 5.000
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) 25,5 / 1.500~3.800
/densidade de potência (cv/L) 107,5
Densidade de torque (m·kgf/L) 18,3
Comprimento da biela (mm) 139
Relação r/l 0,274
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico Aisin AQ250-6F de 6 marchas automáticas à frente e ré, conversor de torque com bloqueio e controle de neutro, trocas de marchas manuais sequenciais pela alavanca seletora ou por borboletas, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,459; 2ª2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185
Relações de diferencial (:1) 3,234
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço em “L” mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida com motor na coluna de direção, indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,9
Relação de direção média (:1) 14,1
N° de voltas entre batentes 2,8
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/276
Traseiros (Ø mm) Disco/230
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de  frenagem e assistência à frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 6,5Jx17 (opcional 6,5J x 18)
Pneus 205/55 R17 (opcional  215/45 R18)
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.266
Carga máxima 424
Bruto 1.690
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) 400 (gradiente máxima de 8%)
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco de aço, suve cupê, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d.
Área frontal (calculada AE, m²) 2,106
Área frontal corrigida (m²) n.d.
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.272
Largura sem/com espelhos 1.757 / 1.976
Altura 1.499
Distância entre eixos 2.566
Bitola dianteira/traseira 1.523 / 1.509
Distância mínima do solo 176 (Highline 2025, GTS n.d,)
CAPACIDADES (L)
Porta-malas (VDA) 415
Tanque de combustível 49
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 8,7 / 8,4
Velocidade máxima (km/h, G/A, km/h) 203 / 206
CONSUMO INMETRO PBEV
Cidade (km/l, G/A) 11,6 / 8,1
Estrada (km/l) (G/A) 14,2 / 9,9
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 55,7 / 54,8 com pneus 215/45 R 18)
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) 2.150 / 2,190
Rotação à vel. máxima  (5a,rpm) 4.615 (5a) / (4.750 (5a)
MANUTENÇÃO E GARANTIA
Revisão/troca de óleo do motor (km/tempo) 10.000/12 meses
Garantia total (tempo) Três anos, 6 anos contra perfuração de chapa
CONTEÚDO DO NIVUS GTS
Acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida assistida do motor
Alerta de frenagem de emergência
Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros
Alto-falantes (6)
Antena no teto
Aplique do painel estofado
Apoios de cabeça dianteiros integrados ao encosto dos bancos
Apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura (3)
Assistente ativo de mudança de faixa
Assistente de condução ativa e permanência na faixa
Assistente de estacionamento
Assistente para partida em subidas
Banco traseiro com encosto bipartido rebatível
Bancos dianteiros esportivos
Bancos revestidos em acabamento premium com logo “GTS” na parte superior dos bancos dianteiros
Bolsas infláveis dianteiras com desativação do passageiro (2) e laterais para os ocupantes dianteiros (2)
Bolsas infláveis (2 dianteiras, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina)
Câmera de ré
Câmera multifuncional
Carregamento de celular por indução com refrigeração
Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de carga
Cintos de segurança traseiros retráteis de 3 pontos (inclusive o central)
Controle adaptativo de velocidade e distância
Controle automático de velocidade
Controle eletrônico de estabilidade, de tração e bloqueio eletrônico do diferencial
Descansa braço central com porta-objetos, saídas de ar traseiras do ar climatizado e entradas USB tipo C para passageiros do banco traseiro
Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
Detector de cansaço do motorista
Detector de ponto cego com assistente de saída de vaga
Direção eletroassistida
Engates Isofix com pontos fixação superior para dois bancos infantis
Espelhos retrovisores externos ajustáveis com ajuste elétrico e rebatíveis e função de orientação para baixo no do lado direito ao engatar ré
Espelhos retrovisores externos com luzes repetidoras de setas integradas
[Espelhos retrovisores pintados em preto Ninja e maçanetas das portas na cor do veículo
Estratégia desliga/liga motor nas paradas
Faróis de LED com função de aproximação e acompanhamento e luzes de rodagem diurna
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Frenagem autônoma de emergência
Iluminação no porta-malas e porta luvas
Indicador de controle da pressão dos pneus
Lanternas traseiras de LED com iluminação integrada
Pacote Roda de Liga leve 18″ GTS com pneus 214/45 R18
Painel de instrumentos digital de 10,25
Palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico
Para-sóis com espelho e iluminação
Pomo da alavanca de câmbio de couro
Porta objetos no dorso do encosto do banco dianteiro direito
Rodas de liga leve 17″ escurecidas com acabamento diamantado com pneus 205/55 R17
Sapatas dos pedais de alumínio
Seleção de perfil de condução com função ECO
Sensores de chuva e crepuscular
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
Sistema de alarme com controle remoto
Sistema de frenagem automática pós-colisão
Sistema multimídia “VW Play Connect” com tela semiflutuante de 10,1″ (rastreia o  carro em tempo real pelo celular, destrava o veículo a distância usando o aplicativo Meu VW)
Tapetes de carpete adicionais (4)
Teto pintado de preto
Tomada 12 V no console central
Tomadas USB tipo C dianteira e traseira
Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e portinhola do bocal de combustível
Vidros elétricos dianteiros e traseiros (um-toque nos dianteiros)
Volante de direção com ajuste de altura e distância
Volante multifuncional em couro com borboletas para trocas de marchas manuais sequenciais






Tags: B-SUVGBGerson BoriniNivus GTSsuve-cupêVolkswagen Nivus GTSVW Nivus GTS
Próximo
Francis Castaings (foto dele próprio)

FRANCIS CASTAINGS

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